16 de janeiro de 2007

Detesto ter Razão!!!

Há muitas pessoas nesta vida que se julgam donas e senhoras da razão. As estas, chamam-se prepotentes. Outras, por mais que a procurem, nunca a encontram e, logo, nunca a têm. Segundo as modernices da psicologia, a estas pessoas, actualmente, chamam-se limitadas, antigamente, chamávamo-las de burras. Porém existem outros tipos de pessoas, que procuram tê-la, trabalhando para isso e, conscientes das suas limitações humanas, certas de que por vezes se enganam e que muitas vezes têm dúvidas, só se dizem com a razão depois de, comprovadamente, a terem….

No caso da Dona Vassoura, a vossa humilde amiga que, num humilde Blogue, vai analisando a política da nossa terra, não se considera ela, nem dona nem senhora da razão, mas busca-a incessantemente, para melhor escrever estes textos. Ouve o que se diz, confirma os boatos ( em linguagem jornalística dir-se-ia confirmar as fontes ), e depois analisa os conteúdos, segundo critérios de imparcialidade, justiça, independência e, acima de tudo, LIBERDADE!!! Após uma séria reflexão sobre os conteúdos e os factos, dedica então um pouco do seu tempo à escrita, de forma a partilhar as suas angústias com os seus conterrâneos.

Quando a Dona Vassoura busca a razão, acreditem ou não, a última coisa que espera, é que a venha a descobrir, pois a mesma, normalmente, espelha uma realidade dura e cruel. Depois de escrever os textos, procurando sempre perspectivar o que de mal vai na política da nossa terra, espera sempre que os boatos não se confirmem, que tudo seja uma inverdade mas, infelizmente, o tempo, como grande mestre da vida que é, vai-lhe ensinando que perspectivara bem e que, afinal se confirma que tinha razão.

E porque a Dona Vassoura não é daquelas que quer o mal da sua terra, quando descobre que tem razão, fica quilhada e diz para si mesma: Detesto ter Razão!!!

Senão vejamos…

Na crónica intitulada “ Diz-me com quem andaste e dir-te-ei quem serás”, publicada a 2/9/2006, falei da desgraça que andava pela Adega e pelo Lagar e das ligações perigosas entre os seus directores e o actual Presidente da Câmara. O tempo veio a confirmar isto, pois como se sabe, os actuais directores encontraram provas disso mesmo. Parabéns, Senhor Presidente, com estas atitudes, qualquer dia põe Foz Côa no mapa, mesmo ao lado de Oeiras, Marco de Canaveses, Gondomar e Felgueiras….

Detesto ter Razão!!!

Na crónica intitulada “ O Santo Engrácio”, publicada a 9/11/2006, referi a inoperância básica de um tal Arquitecto e o que isso custava ao bolso de todos. Parabéns, Senhor Presidente, por finalmente ter descoberto o que já todos sabiam e ter por fim despedido tal personagem. Onde foi buscar tanta clarividência??? Como o outro, parece que foi o último a descobrir a verdade. E agora? Vai pedir desculpa aos Fozcoenses pelos milhares de euros mal gastos no salário dele? Para quando a mesma clarividência quanto ao seu Porteiro? Não deve ser para tão cedo, pois seguro que está do seu tachito, até já fechou o soto…

Detesto ter Razão!!!

Na crónica “Os Kilombolas”, publicada a 15/12/2006, referi, ainda que ao de leve, a tentativa de chantagear alguns Presidentes de Juntas. Confirma-se agora, que com o medo de que alguns Deputados Municipais do PS, não viabilizassem o Orçamento, alguém chantageou uns poucos Presidentes do PSD, nomeadamente, ao dizer-lhes que se não votassem a favor no Orçamento, lhes congelava o dinheiro previsto nas “Aldeias do Côa”. Atrapalhados e confusos, estes autarcas foram aos serviços técnicos da Câmara perguntar se tal congelamento era possível e legal. Conseguem imaginar a resposta destes serviços técnicos??? Disseram que tal não era possível, pois estava fora das competências da Câmara. Incrível!! Os serviços técnicos desmentem o Presidente e este fica-se. Bem, ficar não se ficou e, pelos vistos, passou logo ao plano B que consistia em levar o Visconde do Monte Meão, de apelido castelhano, a pressionar um funcionário seu que também é autarca, no sentido de alterar a sua intenção de voto… Isto tem um nome: tráfico de influências agravado por se basear numa relação laboral. O autarca lá saiu bem do filme, tal como os outros companheiros de partido, abstendo-se na votação, como consequência do recuo táctico do médico deputado. Mal, e muito mal mesmo, ficou o PSD, ao deixar os seus homens cederem à chantagem., esquecendo-se que ao cederem uma vez, dificilmente conseguirão resistir a futuras chantagens. Acho pois, que a bancada social-democrata, revelou uma preocupante visão de muito curto prazo. Não tenham medo, defendam com firmeza as vossas causas, que o povo, soberano como é, saberá separar o trigo do joio. Acima de tudo, não cedam a chantagens e quando estas acontecerem, ponham a boca no trombone e mostrem ao povo de que estirpes são os nossos governantes.

Continuando, cá se fazem, cá se pagam. Já se sabe que o Senhor Presidente decidiu brindar altos quadros do Estado com umas garrafinhas de dois proeminentes vitivinicultores, um deles, por acaso, já referenciado neste texto. Só por acaso…Até nem acho mal que se mostre e se ofereça o que de muito bom se tem na terra. Só não acho bem, é que se gastem 4.000 contos nessa brincadeira. Pior ainda, como expoente máximo do carácter saloio, mal se soube destas compritas de Natal, reúnem-se as tropas da Câmara com alguém influente que, num espasmo de ingenuidade, referiu que aqueles 4.000 contos vão trazer 200.000 contos de investimento para a nossa terra. Parem de atirar areia para os olhos da malta!!!! Lá por alguns que conhecem, se venderem por vinho, alguém de bom senso acredita que vêm 200.000 contos por causa de 4.000 contos de vinho??? Mas o pior ainda estava para acontecer com essa pessoa influente: quando chegaram as facturas destas compritas, apercebeu-se então, que tinha sido cometida uma ilegalidade tremenda, pois ultrapassaram os limites previstos pela lei para ajustes directos. Inexperiência ou ignorância, venha o Diabo e que escolha… Toca então a separar as facturas em tranches mais pequenas, com datas de 2006 e 2007, a fim de ludibriar a lei…

Como já disse,

Detesto ter Razão!!!

Sempre razoável,

A vossa amiga

Dona Vassoura

Sempre disponível em
vassouradasdocoa@portugalmail.pt

P.S.: Já provei o vinho das compritas e garanto-vos que é absolutamente fantástico. Recomendo-o vivamente!!!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"... referiu que aqueles 4.000 contos vão trazer 200.000 contos de investimento para a nossa terra."

Será que o Sr. presidente preferiu ficar bem visto em Lisboa, tendo para isso gasto 4.000 contos, a ter realmente ajudado o povo fozcoense.

De facto os 4.000 cts. ficaram em foz côa, embora para uso de apenas alguns, e havendo a probabilidade da chegada de 50 vezes mais o possivel ganho compensa o risco e o investimento dos 4.000 cts..

Prefiro acreditar na segunda versão.

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tanta estupidez! Tanta Inveja!
Não sei como é que ainda há quem leia isto. Mas também não devem ser muitos, pois o do Coa Breca até já retirou o espaço de comentários. Porque será?

Então o presidente gasta 4000 contos (dizem estes artistas dos blogues) para receber 200 000 e o sr. acha que isso é deitar o dinheiro fora? Tem piada sim senhor.

O senhor bloguista é um charlatão. Procura vender ideias que não tem e não hesita em mentir descaradamente. Já por isso nunca se identificou. Porque é que não assume corajosamente essas acusações, e possibilita aos acusados a sua legítima defesa?
Prefere o anonimato covarde, pois assim pode levantar todos os boatos que entender sem ter a justiça à perna. É um grande impostor.

As pessoas do Concelho já estão a ver resultados na actual gestão autárquica e isso é que vos deixa de cabeça perdida.

1:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito “papo” e nenhuma solução à vista

Muitas vassouradas e nenhuma solução à vista é o que caracteriza a inacção do vassourreiro na solução aos problemas existentes em Foz Côa. Estou de acordo que se varra o lixo juntamente com os “acarimas”. Mas quando se dá a vassourada temos de evitar que a porcaria se instale novamente.
Continua com as vassouradas e vai dando soluções para que o lixo não se diposite logo a seguir.

11:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home