20 de março de 2008

O Preço da Cultura

Acabou mais uma edição da Quinzena da Amendoeira em Flor. Perdão, Festa dos Patrimónios e das Amendoeiras em Flor, porque em verdade não se pode comparar esta festa com a verdadeira e saudosa Quinzena. Não vou aqui discorrer sobre a tristeza da festa a que a Câmara nos sujeitou, porque esteve à vista de todos e todos já têm a sua opinião bem definida: foi do pior e do menos mobilizador que já foi feito.

Serve este texto “apenas” para mostrar às nossas gentes, como anda a ser gasto o dinheiro da nossa autarquia numa suposta política cultural, a cargo da Fozcoactiva. Depois, cada um que tire as suas conclusões…

Analisemos pois o Relatório de Gestão do Conselho de Administração da Fozcoactiva relativo ao ano de 2006!

Chamo a atenção que, para uma mais fácil leitura, os números apresentados serão quase todos arredondados para os milhares de euros.

Começando pelos proveitos, realça-se que os mesmos foram de 104 mil euros contra os 209 mil de 2005. Uma quebra de 105 mil euros (quase todo o ano de 2005 o PSD ainda estava no poder). Se calhar a quebra ainda é muito maior, se considerarmos que neste momento e também em 2006 quase a totalidade das receitas provêm apenas do cinema e, estas foram, segundo o mesmo relatório, de apenas 14 mil euros. De onde virão os restantes proveitos? Se calhar virão dos serviços prestados à Câmara Municipal para organização das Festas da Amendoeira e, como tal, deverão ser acrescentados aos subsídios à exploração que, mesmo sem este acrescento, já foram de 306 mil euros.

Como vêem, do dinheiro de todos nós, 306 mil e se calhar o outro acrescento já falado, foram direitinhos para a Cultura, contra os 124 mil euros gastos em 2005.

Quanto aos custos, ascendem a 428 mil euros contra 349 mil de 2005, ou seja, um acréscimo de 79 mil euros. Convém destacar que 238 mil euros são com o pessoal, nada comparáveis com os 176 mil do ano anterior (mais 62 mil euros). A empresa contou no ano de 2006 com 1 Administrador Delegado, 5 técnicos, 7 administrativos e 1 trabalhador indiferenciado.

Imagem lá a quem calhou o maior bolo destes custos com o pessoal? Com os Administradores e Directores, ou com os técnicos e administrativos? Como pista deixo o facto do Administrador ter ganho em 2006 mais de 19 mil euros, conforme consta do relatório, faltando saber o quanto ganhará a Directora Cultural, mas estimo que seja um valor de cerca de 35 mil euros. Ou seja do acrescento de custos com o pessoal (repito, de 62 mil euros), toda esta verba, ou quase toda, vai direitinha para o bolso de duas pessoas. Apesar de estarmos a pagar tanto a quadros tão “valiosos”, estes não conseguiram melhorar a performance económica da empresa, não conseguiram fazer de Foz Côa um exemplo de dinamismo cultural (outros concelhos vizinhos tem o mesmo ou mais dinamismo, gastando menos dinheiro), não conseguiram cativar mais público e raramente são vistos por lá e, quando aparecem, pouco ou nada fazem. Apesar de quadros tão bem pagos, para a Festa da Amendoeira em Flor, além de não deitarem as mãos ao trabalho, deixam parte da programação entregue ao Bicho da Fruta (trabalho que deviam ser eles a executar), não sabendo que enquadramento legal tem este mesmo senhor para que possa gerir dinheiros do povo, nem se sabendo os dividendos que daí retira, agravado pelo factor de não estar este senhor colectado para o exercício desta actividade.

Todos estes custos serviram, segundo o mesmo relatório, para a dinamização do Centro Cultural, Biblioteca e Salas de Exposições, mas deve-se acrescentar que serviram também para as Festas das Amendoeiras e para as famosíssimas Férias Desportivas.

No mesmo relatório lê-se que houve 4.679 espectadores no Cinema (um número apreciável no meu entender) mais 480 no Cinema Infantil. Acresce que apenas se realizaram 9 espectáculos musicais com uma assistência média de 108 e 11 sessões de teatro com média de 122 espectadores. Quanto a estes números, tirem lá as vossas conclusões quanto à adesão das nossas gentes. Isto a acreditar nos números, pois como são relativos a entradas gratuitas, ficam estes ao critério da pessoa que for contar.

Falando ainda de receitas, e seguindo a desconfiança que me foi imputada por “certas fontes”, deixo desde já aqui a seguinte questão: foram passados recibos da Fozcoactiva relativos ao dinheiro que os pais das crianças das últimas férias desportivas pagaram? Se sim, calo-me já! Se não, alguém tem explicações a dar… Alguém me pode confirmar esta estória através dos comentários? Ficava grato…

Para não vos maçar mais deixo aqui um resumo das contas de 2006 comparadas com as de 2005: menos 105 mil euros de receitas, mais 79 mil euros de custos dos quais 62 mil em salários e mais 183 mil euros em relação a 2005, injectados pela câmara naquele sorvedouro de dinheiro. Isto só no primeiro ano deste executivo a tomar conta da Fozcoactiva. Desconfio que em 2007 o cenário ainda piorou mais.

Posto isto, deixo algumas perguntas:

- Tem havido retorno deste dinheiro na actividade cultural para o povo ?
- No meio de tanto dinheiro mal gasto, faz sentido dar apenas um trocos (400 euros no máximo) para incentivarem as pessoas a fazerem carros para o cortejo? É que 30 carros, mesmo todos a receberem o máximo, dá uma quantia de 12 mil euros…Quase nada comparado com as verbas acima referidas!
- Poderá a falta de dinheiro, havendo tanto mal gasto, ser desculpa para não apoiar, por exemplo, a Festa do Solstício?
- Haverá alguma desculpa para se apoiar menos, certas associações culturais, escolas de músicas, etc. quando se gasta tanto na Fozcoactiva?

Será que os Fozcoenses sabem que estão a pagar este preço pela dinâmica cultural que (não)temos?

Será que vale a pena pagar este preço?

Quando um que retire as ilações que bem entender…

Eu já tirei as minhas: É MUITA PARRA E POUCA UVA!!!

A sempre vossa

Dona Vassoura

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Peço licença ao autor do blog para publicar minha carta aberta ao Presidente da adega sr.Manuel Dias
CARTA ABERTA AO SR.PRESIDENTE DA ADEGA COOPERATIVA DE
VILA NOVA DE FOZCÔA.
SENHOR MANUEL DIAS

SERÁ QUE O SENHOR ACREDITA MESMO NO QUE ESTÁ A FAZER ?
ACREDITA MESMO QUE VAI SALVAR A ADEGA ?
ACREDITA MESMO QUE É UM ILUMINADO, SOBREDOTADO ,COM PODERES SOBRENATURAIS PARA A RETIRAR DO COMA EM QUE SE ENCONTRA !
CONSEGUIU MEU CARO COLOCÁ-LA EM COMA PROFUNDO, RECORRENDO A MEIOS ARTIFICIAIS, POIS DE CONTRÁRIO JÁ TINHA MORRIDO, JÁ LHE TINHA FEITO O FUNERAL.

SERÁ QUE ACREDITA QUE A VAI RETIRAR DO COMA PROFUNDO EM QUE A COLOCOU AO DESENCADEAR O PROCESSO DE INSOLVÊNCIA ?

SERÁ QUE ACREDITA QUE O COMA PROVOCADO É BENÉFICO, GERADOR DE ENERGIAS FUTURAS E QUE DAQUI A DOIS ANOS VAI ACORDAR PARA A VIDA COM UM NOVO VIGOR ?

SERÁ QUE ESTÁ CONVENCIDO QUE QUANDO AS MÁQUINAS FOREM DESLIGADAS VAI TER CONDIÇÕES DE VIVER ?
É QUE O DOENTE QUANDO SAIR , SE É QUE VAI SOBREVIVER, DO COMA PROFUNDO EM QUE SE ENCONTRA, VAI NECESSITAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA BEM ONEROSA.
SERÁ QUE VAI TER CONDICÇÕES FINANCEIRAS PARA SUPORTAR O CUSTO DOS MEDICAMENTOS E DOS PRÓPRIOS MÉDICOS ?
NÃO CONTE COM O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PARA O APOIAR NESTE CASO.

OU SERÁ QUE TUDO ISTO NÃO PASSOU DE UMA ESTRATÉGIA POR SI OU POR ALGUÉM PREMEDITADA, DE COLOCAR O DOENTE EM COMA, SILENCIÀ-LO PARA NÃO FALAR , SILENCIÀ-LO PARA NÃO DENUNCIAR QUEM LHE PROVOCOU A DOENÇA , DOENÇA INCURÁVEL QUE O TRANSFORMOU NUM MORTO VIVO , NUM SER EM VIDA VEGETAL ?

SERIA ESSA A SUA INTENÇÃO QUANDO COMEÇOU A OLHAR PARA O DOENTE , QUANDO DECIDIU AJUDÁ-LO QUANDO LHE FEZ O DIAGNÓSTICO ?

FACE AOS FACTOS QUE SÃO DO CONHECIMENTO PÚBLICO OPTOU PELO MAIS FÁCIL.
PÔ-LO EM COMA PROFUNDO. NÃO LHE DEU SEQUER TEMPO PAR FALAR, PARA DENUNCIAR QUEM LHE PROVOCOU A DOENÇA.
OU SERÁ QUE AINDA TEVE TEMPO DE OS CONHECER, MAS TAL COMO O SACERDOTE NO CONFESSIONÁRIO , FICOU COM ELES PARA SI ?

SE ASSIM FOI, FEZ MAL.
É QUE O SENHOR NÃO É NENHUM SACERDOTE , NÃO ESTÁ MANIETADO PELO SEGREDO DA CONFISSÃO !!
OU SERÁ QUE O SEU SILÊNCIO É PROVOCADO ?
SERÁ QUE ALGUÉM COMPROU A SUA VOZ?

RECORDO-LHE QUE NO SEU PROGRAMA ELEITORAL PROMETEU DENUNCIAR OS CULPADOS, DENUNCIAR A LADROAGEM, PARTICIPAR ÀS AUTORIDADES QUEM FERIU DE FORMA DANOSA A NOSSA ADEGA.

O QUE FEZ PASSADOS 14 MESES. NADA .
RIGOROSAMENTE NADA.
E ISSO É GRAVE. É MESMO MUITO GRAVE.

QUERO AINDA ACREDITAR QUE O SEU SILÊNCIO NÃO FOI FRUTO DE UM PREÇO.
É QUE UM DIA , NO LOCAL PRÓPRIO, EM SEDE PRÓPRIA IRÁ TER QUE RESPONDER A TODAS ESTAS QUESTÕES.
SE O NÃO FIZER FICARÁ MANCHADO PELA SUSPEIÇÃO.

JOSÉ FERNANDO FACHADA
VILA NOVA DE FOZ CÔA 18.03.2008

4:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à carta aberta do sr. Fachada, ao fantasma presidente da adega (pois só aparece de vez em quando aos fins de semana)quero apenas acrescentar que o coma foi premeditado pela CORJA que lá se instalou, pois o doente depois do coma não vai acordar mas sim morrer em 2010, quando eles já lá não estiverem, pois estes COBARDES vão fugir quando tiverem que começar a pagar, em 2009 vai haver eleições e aí vamos ver se ficam ou se saem, para dizerem que afinal não foram eles que facharam a porta e enterraram o morto, que eles até deixaram a Adega muito bem.
Já agora só uma pergunta???
Agora não existem contas para apresentar aos sócios, já não se fazem assembeleias Pedro XAREXO????já não chega aquilo com que ficaram aos agricultores e ainda andam a apregoar para pormos lá as uvas, a querer enganar os sócios dizendo que aquilo agora é que está bem e que pagam aos sócios em 2011, tende vergonha de tanta mentira, pois os sócios nunca vão receber o dinheio que lá têem!
Ide trabalhar que a mim doem-me as costas de andar à poda.

8:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ÁINDA BEM QUE ALGUÉM SE LEMBROU DE LEVANTAR O PROBLEMA QUE AFLIGE A NOSSA ADEGA. FEZ BEM O CÔA -BRECA DAR RELEVO DA CARTA ABERTA AO DR .DIAS PRESIODENTE DA ADEGA.
É BOM NÃO ESQUECER CONTUDO QUE O GRANDE CULPADO DE MUITO DO QUE SE PASSOU E NÃO TEVE CONSEQUÊNCIAS FOI O "PRIORADO",AQUELE QUE É CONHECIDO PELO MEIA CALÇA DO PEDRO MELHORADO, OU JÁ SE ESQUECERAMQUE ANTES DESTE MANDATO FOI LÁ POSTO POR SALDANHAS, AXEVEDOS E COMPANHIAS.
SERÁ QUE JÁ SE ESQUECERAM QUE FOI ELE QUE BRANQUEOU O DESENROLAR DE VÁRIAS ASSEMBLEIAS GERAIS!
TODOS TEMOS AINDA BEM PRESENTE AS CÉELEBRES PROMESSAS DE UM FINANCIAMENTO FEITO POR "GALEGOS" COM ESCRITÓRIO EM VIGO ,DE 3 MILHÕES DE CONTOS, A QUEM A ANTERIOR DIRECÇÃO ENTREGOU 30.000 CONTOS EM NOTAS ( SERIA BOM SABER-SE QUEM FICOU COM ESTE DINHEIRO ).
SABEM QUEM PROMOVEU A ASSEMBLEIA GERAL ONDE ESTIVERAM PRESENTES ESSES " GALEGOS " ?
- O MEIA CALÇA DO PEDRO MELHORADO, PESE EMBORA O FACTO DE TER SIDO PRÉVIAMENTE AVISADO QUE TAL ASSEMBLEIA GERAL IRIA SERVIR PARA BRANQUEAR O TAL DINHEIRO, E MANTER NA ILUSÃO POR MAIS ALGUM TEMPO OS JÁ INQUIETOS SÓCIOS DA ADEGA.
ESQUECE-SE ESSE MEIA CALÇA DO MELHORADO QUE FOI ELE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL,ENQUANTO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL (JUNTAMENTE COM DOIS ACÓLITOS ESCOLHIDOS A DEDO POR SALDANHAS ,AZEVEDOS E ABILIOS), QUE PERMITIU BRANQUEAR CONTAS E RESULTADOS DE EXERCICIO, ALTERANDO ORDENS DE TRABALHO EM ASS.GERAIS, RETIRANDO A VOZ A ALGUNS ASSOCIADOS QUE PRETENDIAM DENUNCIAR TAIS ATROPELOS E VIGARICES..
E AGORA ??
DEVIDO À AUSÊNCIA NO PORTO DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO ,QUEM MANDA NA ADEGA?
QUEM NÃO DEIXA RESPIRAR OS MEMBROS DA NOVA DIRECÇÃO ?
QUEM CONTROLA DIÁRIAMENTE A SUA ACTIVIDADE ?
QUEM DIZ O QUE DEVE OU NÂO SER FEITO?
O PEDRO MELHORADO.
QUEM ESTÁ A PROTEGER ?
QUEM LHE PAGA PARA ISSO, POIS NÃO É HOMEM DE DAR UM PASSO SE NÃO TIVER NADA EM TROCA ?

9:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PARA O AUTOR DO BLOG
DAR S.F.F PUBLICIDADE AO SITE
WWW.LINHADODOURO.COM
ONDE TODOS AQUELES QUE AMAM A LINHA DO DOURO POSSAM SUBSCREVER A PETICAO PARA A SUA REACTIVACAO.
E UM DOCUMENTO QUE CONTA JA COM CERCA DE 1850 ASSINATURAS, ONDE OS 3 PRIMEIROS SAO AUTARCAS DE MARCO CANAVEZES E FIGUEIRA CASTELO RODRIGO.
PENA QUE OS NOSSOS AUTARCAS AINDA O NAO TENHAM FEITO.

7:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por tudo quanto tem acontecido de mau para o bem de Foz Côa e suas gentes, este soneto diz tudo quanto me vai na alma...

Vila Nova de Foz Côa!

Com teus vinhedos e amendoais
Com tudo o que te rodeia, encantas
Não fosse a vinda de certos pardais
Que não fazem de ti… como tantas!

Teus vinhos, teu azeite, tuas gentes
E tudo quanto dentro de ti brota
Não fosse a vinda dessas serpentes
Que nada contribuem para a tua cota

Perdes todo encanto com o tempo
Tudo o que te fazem é contratempo
Vivem no tempo e nos actos a remar

Será este o destino para toda a vida?
O melhor é fazerem a sua despedida
Não deixem os Fozcoenses pasmar!

( Um Fozcoense )

5:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então ninguém deixa um comentário a dizer se passaram recibo ou não nas férias desportivas?

6:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E assim vai mundo!!!!
Muita conversa pouco trabalho.

Os fozcoenses que se dizem genuínos falam muito mas dizem pouco.

Essa é que é a pura das verdades.

Trabalhem para terem um futuro melhor.

9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O avô do fachada é mais um daqueles que está fora e também vem cá mamar o dele e o trabalho é para os que cá passam a semana.

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Trabalho de café também se faz lá fora, não se necessita vir passar a semana a Foz Côa. Um finito bebe-se em todo lado.

P.S. "Lá fora cá dentro..."

8:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ao anónimo das 6:51, querias ramalho?
Recibo, qual recibo?
Quais férias?
O quê?, quando?, como?, com quem?
E quem trabalha para as férias? É o coordenador? Quem é essa ave?Quem?, não ouvi muito bem.
Ó N.ª Sra. da Toiça moiça!
Recibo, recibo, por onde andas!
E o IRS? Querias não querias Ramalho?

1:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu declaro tudo o que ganho
agora no Gabinete de Apoio ao Desporto não ganho nas Ferias Desportivas

Nuno Chéu

6:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Agora não ganharás com a férias que encomendavas a outros, mas já ganhaste, e o que declaraste disso? Zero...
Não escondas que agora ganhas todo o ano, e por isso as férias desportivas já lá estão incluidas. O que quer dizer que ganhas um ano inteiro, acumulando com o teu ordenado oficial. Ou não é isso? O desemprego é para os outros... Porreiro, pá!

12:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deixem falar ele continua a mamar das ferias que diz ser cultural (muito pouco) e desportivas (nem sabe o que isso é ) que digam os alunos dele que tipo de aulas dá. É uma vergonha este tipo é um verme da pior raça.

Eu bem o conheço e ele a mim também, pois estudamos juntos. Não é assim cenourinha! Menino da mamã, se não fosse ela eras um desgraçado.

10:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando é que se da o caso do Victor Sobral pelos bons serviços prestados na adega de Freixo de Numão????

Sabe alguém de alguma coisa, desse Xulo.

10:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home