14 de novembro de 2007

A Minha Resposta (Última Parte)

Começo por enviar os mais cordiais cumprimentos a todas e a todos os Fozcoenses.

A minha demora a escrever a segunda parte sobre os comunicados do PS, deveu-se em parte, à enorme quantidade de comentários que todos os dias chegavam à caixa do correio da Dona Vassoura para publicação. Confesso que muitas vezes hesitei em publicá-los ou não. Não porque quisesse atentar à liberdade de expressão, mas porque muitas vezes notava que se desviavam do objectivo deste blogue (crítica sobre a política local, pura e simplesmente) e derivavam para ataques pessoais e não políticos aos governantes e outros Fozcoenses. Quem quiser enveredar por esse caminho, que crie um blogue e faça-o à vontade, mas no Vassouradas não. Tive inclusive que recusar publicar comentários que falavam sobre a vida amorosa de certas pessoas. Aqui, no Vassouradas, esses comentários não serão publicados, disso podem ter a certeza. Aqui respeitam-se as pessoas enquanto pessoas e assim sempre será!!!

No entanto, aquilo que mais me entristeceu em certos comentários, foi o facto de os mesmos correrem o risco de contribuírem para a desunião dos Fozcoenses, com conversas que pouco têm a ver com o conteúdo deste blogue. Tenho a certeza que a desunião só nos enfraquece e que, estando a nossa terra a ser desviada por tão maus caminhos, hoje, e mais do que nunca, precisamos de estar unidos na luta pelo melhor para a nossa Vila Nova. Aqui podem e devem-se discutir políticas e actos políticos mas o falatório sobre vidas privadas, e ainda por cima de Fozcoenses que nem sequer têm o estatuto de eleitos, não me parece ser um bom contributo para o futuro da nossa terra.

Apelo pois para a continuação dos vossos comentários apelando no entanto, para o bom senso na escrita dos mesmos!!!

Adiante…

Continuo então a análise aos comunicados e aos actos com que o PS e o Executivo tentam enganar a nossa gente, manipulando uns factos, omitindo outros e faltando à verdade em muitos.


A parte final do comunicado do PS do pretérito dia 16 de Outubro, remete para uma moção de censura ao comportamento dito indigno do Vereador Eng. Gustavo Duarte. No mesmo dia, o PS torna pública a dita moção de censura. Na moção, autêntica pérola jurídica e política, à qual o vereador em causa já respondeu, o actual executivo mais uma vez presta um mau serviço aos Fozcoenses, ao Concelho e à Democracia.

Não obstante a resposta já dada pelo referido vereador, aqui ficam as notas da Dona Vassoura:

- Não está escrito em lei nenhuma do Estado Português, que uma Câmara Municipal possa apresentar moções de censura, muito menos a um vereador que, obviamente, pertence à mesma. Que se saiba, a Moção de Censura é um exclusivo de parlamentos (Assembleia da República, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia). Esta “inovação”, das duas uma, ou vem de mentes idiotas (criativas, por assim dizer) ou de mentes que desconhecem de todo a arquitectura jurídica do Poder Local. Os Fozcoenses que escolham a resposta… Mesmo que venham de mentes idiotas (criativas, por assim dizer), saibam os criativos que, não estando acima da Lei como pensam estar, essa proposta além de uma idiotice, é uma nulidade em termos jurídicos. Já agora, percebam também, que estando nós num Estado de Direito, tudo o que é nulo juridicamente, necessariamente também o é politicamente;

- Aprendam também os Senhores Criativos (idiotas, por assim dizer), que as moções de censura só podem ser apresentadas para censurar indivíduos com cargos políticos. Aprendam pois, que um vereador que não esteja a tempo inteiro, não é detentor de um cargo político mas sim de um mandato político e, como tal, nem a Assembleia Municipal pode votar uma moção de censura ao mesmo, quanto mais a Câmara Municipal. Como o vereador em causa não tem funções executivas, ninguém o pode censurar (através de uma Moção de Censura, entenda-se), a não ser o povo, quando e se o mesmo, for novamente a votos.

- Posto isto, uma Moção de Censura de uma Câmara Municipal a um Vereador que não tem funções executivas, é do mais ridículo que se possa imaginar. Por isso, mais ridículo é, quando, depois de imaginada, alguém tem a coragem de a propor, como foi o caso dos Srs. Emílio Mesquita, Vítor Sobral, Sérgio Paredes e José Lemos Pinto. A coisa nula, ridícula, nunca vista, prepotente e ignóbil, tem assinaturas e agora todos sabemos quem a assinou. Não tardará muito que seja esta Moção apresentada como um exemplo a não seguir, numa qualquer Faculdade de Direito deste País, envergonhado não só os seus autores, como todo o nosso Concelho. Que os autores estejam habituados a isso, ainda vá que não vá (veja-se as inovações na interpretação da Lei nas Ajudas de Custo e nos Salários dos Administradores), mas o nosso Concelho não merece que assim seja, nem a isto está habituado;

- Além de suis generis, a “Moção” (doravante entre aspas, pois tal figura não existe neste caso), acusa o Vereador de abusar da liberdade concedida pelo Sr. Presidente. Mas quem é o Sr. Presidente para delimitar a liberdade de um Vereador da oposição? Principalmente a “liberdade de acesso às instalações dos serviços e de consulta de processos e documentos camarários”? Já chegámos à Madeira ou quê?

- Depois, a referida “Moção”, diz a páginas tantas, que o Vereador apresentou elementos falsos. Aqui, o Executivo fala a verdade… Tendo o Vereador apresentado apenas cópias de documentos fornecidos pelos serviços da Câmara, e estando neles lançados duas vezes os mesmos documentos, depreende-se que um deles seja falso. Concordo por isso que tenha apresentado documentos falsos, mas quem os tornou falsos, sabem bem os Fozcoenses quem foi…

- Em linha gerais, diz também a “Moção”, que no mau uso da liberdade, o Sr. Vereador Gustavo descobriu “algumas incorrecções e despesas que se pensavam legais”. Confirmado pelo Executivo com o IGAT, que essas despesas deveriam ser “corrigidas por serem indevidas”, vejam lá que dizem na dita “Moção”, que o Sr. Vereador Gustavo teve uma “conduta indigna das funções que exerce”? Agora sim. Agora começamos todos a perceber: quem descobrir ilegalidades e as denunciar, é indigno das funções que exerce. É isto mesmo que os Senhores do Executivo pensam??? É com este conceito que têm agido no vosso quotidiano político, nomeadamente com funcionários camarários??? É que se não é, pelo menos parece…

Fico-me por aqui, para poupar os Fozcoenses a mais tristezas e vergonhas. Porém, fica a certeza que a idiotice (criatividade, por assim dizer), veio para ficar e que mais pérolas destas surgirão, no calvário de dois anos que ainda nos falta percorrer.

Cá estarei para as denunciar. Sem medos, sem receios e sem censuras…


Até breve,

Dona Vassoura

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que temos os blogs para nos porem a par das aldrabices que o executivo vai fazendo. E por este andar o PSD não tem que fazer campanha eleitoral. Os PS já a esta a fazer por eles.

4:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

D.Vassoura,
de facto tem-se lavado aqui muita roupa suja, com ou sem interesses, não é essa a minha preocupação.
A minha angustia é ver o descalabro e a inercia deste executivo em lutar pelos interesses das nossa gentes.
Tenho andado muito preocupado depois de ter lido alguns artigos que têm saído na comunicação regional, nomeadamente no jornal da guarda.
Vejo, os presidentes vizinhos a virem à praça publica defendendo os seus concelhos, os de Trancoso e Meda com um traçado em AUTO-ESTRADA, repito em AUTO-ESTRADA, que irá começar em 2008(IP2), duas Câmaras PSD. Do outro lado vejo um jovem autarca que nao conseguindo nada no seu pais, aleou-se a Espanha e em breve terá a linha ferrea a funcionar, mais um Município PSD. É caso para perguntar se o investimento do vinho generoso do ano passado não dará para tirar alguns beneficios, uma vez que algum foi deixado nos ministérios da Capital.
O IC34, já foi tornado publico pelo Sr. Presidente que não será uma realidade, mais uma vez, do limite do nosso concelho até Figueira já é uma verdade.
São estes os factos que nos devem fazer pensar, lutar e manisfestar o nosso descontentamento.
Sr. Presidente, é-lhe exigido mais respeito pelos fozcoenses.

7:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nao concordo, com o comentário, do anonimo anterior,pela simples razão ,de se esquecer de factos ,pelo qual este executivo se tem batido, como por exemplo as urgencias no nosso hospital,a própria construçao do museu do cõa,a própria rapides com que se movimentou para acelarar a construçao do IP2,a nivel cultural desde a feira do livro, a outros eventos culturais que ~vão decorrendo no centro cultural,o acabamento das obras do sanatório que o outro executivo,lançou sem dinheiro e este é que teve de o arranjar,a ornamentaçao da nossa cidade com várias oliveiras,e amendoeiras enfim já sao uma serie de coisas para quem está á somente d0is anos de mandato, não esquecendo que a nossa cidade vai ter de certeza um tribunal de circulo,porque Figueira , e Meda vaõ encerrar.Não sou socialista,nem sou social-democrata ,sou um foscoense atento ao que se passa na nossa cidade.

4:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é uma pena este executivo continuar a enganar alguns fozcoenses.... pois ainda quem acredite que ELE puxa por vila nova, estão tão enganados, estes senhores só estão interessados em encher os seus bolsos, e os dos amigos (claro está).
o SENHOR nunca hade mexer um dedo por foz côa, só os mexeu para encher os bolsos a uns, passar pastas a outros, e diga-se de passagem k também tem realizado algum exercício fisico pelo municipio, levantamento de copos.....
pois caso se tenham esquecido, mentes mais soltas, este SENHOR disse k para além de burros e ignorantes, k sentia por foz côa e por kem ñ defendesse os seus ideaís um sentimento de ódio extremo (execrável) e é estes comentários (tristes) k ñ podemos esquecer....
nem dixar k caiam no esquecimento, pois estes SENHORES só sabem um sentido k é o da apologia - ou estás comigo ou estás contra mim... e assim sendo é para abater!
ñ se deixem enganar e vejam kem é k está a encher os bolsos, e kem é k se está a dar bem com isto tudo... está aos olhos de todos, bastas passar pelas ruas de vila nova e ver kem anda como se fosse primeiro ministro ou primeira dama! E são poucos...

8:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Apresento os meus parabens ao autor deste blog, porque 'e democrata, o que não acontece com o COABROCA...que só ele curte o fel do seu rancor e não da sua clarividência.
Reprovo todo o aproveitamento deste espaço para ferir a dignidade das pessoas em detrimento da honorabilidade de argumentos.
A governar supostamente mal, os eleitos sairão vencedores, enquanto houver carrascos a torná-los vítimas em vez de existirem pessoas medianamente civilizadas e sofrivelmente honestas para defender os Fozcoenses e deixar as cruzadas dos despeitados e dos meninos do yó-yó.

11:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó Dona Vassoura, como você sabe e ninguém o ignora, a nossa Terra caíu nas mãos de uns senhoritos que a exploram. Umas sanguessugas que conseguiram os lugares que têm com tosquices, bajulices, promessas, papas e bolos.
Estão a dar cabo de Vila Nova.E isto não ver fácil de resolver. Eles não vão largar o poder SEM SANGUE, porque não têm onde cair mortos.
E que ninguém se iluda, porque a questão é só esta, ou Foz Côa QUER O PROGRESSO, quer VIDA, e por isso se encoraja e os expulsa daqui para fora, ou então, se Foz Côa se acomoda e os deixa andar, então que ninguem se queixe mais e passe a cantar o fado único do sim-senhor: "sim senhor, está bem, está bem... sim senhor, está bem assim"...
Não te acomodes, Vila Nova!

1:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 11.49 AM nem chega a ser esperto, porque deixa sempre o rabo de fora, ao falar no coaBROCA! Infelizmente é mais um daqueles que rodou 180 graus só porque os interesses particulares lhe tocaram na inconsciência ulcerada pela má língua e pelo "palhacismo". Este anónimo conhecido já virou camisas e casacas como quem canta e toca de acordo com o "dono". O seu "FEL" é o mesmo de sempre, vertido na voragem do egoísmo e nem a justiça, que já o condenou, lhe abre a mente egocêntrica, estonteada pela rapidez com que gira para a direita e para a esquerda. Pobre palhaço, ao que chegaste!

3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu diria mais! Força coabreca porque a verdade não teme nem fere!E se bem me parece "pobre do palhaço que já não consegue fazer rir".

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó anonimo das 11.49 porque não crias tu um blog?

2:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O FEL do anónimo das 11.49 é miraculoso! Valia a pena inseri-lo no Haary Potter - é um FEL permanente, melado de charlatanismo, musicado em público e vira unto, quando lhe dá jeito, para abrilhantar as botas do ditador de Cascais!!!!!!

5:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o anonimo das 11.49,não passa de um autentico vendedor ambulante de ideologias já o conheci C.D,S já o vi como militante do P.S , JÁ O VI A FAZER CANPANHA PELO P.S.D e agora está outra vez no P.S ,CHAMA-SE A ISTO (oportunismo)

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este executivo é uma farsa nao tem vergonha de tirar o sustento de cada dia ao eng.Jorge só pelo facto do dito ter liberdade de pensamento e de expressao, isto é mais fachismo do que o antigo regime,pouca vergonha o sustento das pessoas ,não se tira a ninguem é um crime contra a humanidade,bando de cobardes.

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o ditador de cascais não passa de um complexado,pois todos os que discordam dele, são completamente cilindrados,veja-se, o que aconteceu ao eng.mais este fulano só veio para cá para encher a bolsa,porque, não passava de um advogado,sem clientes, que mostre o I.R.S ao povoa antes de ser presidente da câmara.

8:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

UMA ÓPTIMA QUESTÃO LEVANTADA PELO LEITOR DO POST DAS 08.40.
" mostre lá dr .mesquita o seu irs "
SE BEM SE LEMBRAM ,NA ÚLTIMA CAMPANHA ELEITORAL, ACONTECEU COMIGO, O MOUTINHO FAZIA PASSAR JUNTO DAQUELES QUE O ESCUTAVAM, QUE O DR MESQUITA ERA UM ADVOGADO DE SUCESSO,PROFISSIONAL E ECONOMICAMENTE REALIZADO, QUE QUERIA REGRESSAR ÀS ORIGENS PARA A ELA DEDICAR OS SEUS CONHECIMENTOS E SABERES.VINHA COM A CONSCIÊNCIA QUE SE GANHASSE IRIA PERDER DINHEIRO.DIZIA-SE QUE ERA UM PROFISSIONAL REALIZADO E QUE PARA ELE O DINHEIRO NÃO O MAIS IMPORTANTE.JÁ TINHA O SUFICIENTE PARA VIVER O RESTO DOS DIAS COM CONFORTO E BEM ESTAR...

A REALIDADE VEIO DEMONSTRAR O CONTRÁRIO.É BEM PEQUENINO QUANDO TOCA A TRATAR DE DINHEIRO.CHEGA A PEDIR FATURAS DE UM CAFÉ E DE UMA TORRADA PARA APRESENTAR COMO DESPESA.
ISTO PARA NÃO FALARMOS DE ACUMULAR INDEVIDAMENTE AJUDAS DIÁRIAS DE CUSTO DE DESLOCAÇÕES COM FATURAS DE ALMOÇOS E JANTARES NOS MESMOS DIAS QUE APRESENTA AJUDAS DE CUSTO.
TÃO RICO TÃO RICO COMO ALGUNS DIZIAM QUE SÓ AGORA DEPOIS DE ESTAR COMO PRESIDENTE É QUE ARRANJOU UM EMPREITEIRO PARA LHE ACABAR A CASA EM CASCAIS CUJAS OBRAS TINHAM SIDO INICIADAS HÁ MUITOS ANOS.ESTRANHO ,NÃO É ?'
MUITO ESTRANHO MESMO .
VEM ESTE COMENTÁRIO A PROPOSITO DO SEU IRS.
SEI QUE É JÁ DO SEU CONHECIMENTO QUE ESTAS "BOCAS" CIRCULAM CÁ NA TERRA HÁ MUITO.MESMO QUE AS NÃO CONHECESSE, DELAS JÁ TOMOU CONHECIMENTO COMO LEITOR ATENTO DOS BLOGS E COMENTÁRIOS.
FAÇO-LHE UM DESAFIO COMO POLITICO E HOMEM DE HONRA QUE DIZ SER.
MANDE DIVULGAR A CÓPIA DA SUA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS QUE CERTAMENTE ENTREGOU NO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL.ACABE DE UMA VEZ POR TODAS COM OS BOATOS QUE CIRCULAM ACERCA DA SUA FRÁGIL SITUAÇÃO ECONÓMICA .DEMONSTRE QUE TUDO NÃO PASSA DE BOATOS E POLITICA DE MAL DIZER.
FAÇA COMO FEZ O ENG.GUSTAVO QUANDO ALGUEM DO SEU GABINETE PÔS A CIRCULAR NA PRAÇA PUBLICA QUE NÃO ERA ENGENHEIRO.MOSTROU O DOCUMENTO COMPROVATIVO. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.
E A PROPOSITO DE DIPLOMAS ERA INTERESSANTE QUE O SEU VICE VITOR SOBRAL,A SUA ESPOSA,O EX PRESIDENTE DA FOZCOACTIVA, O VEREADOR LEMOS PINTO,ENTRE OUTROS QUE ASSINAM COMO DRS OS PRIMEIROS E ENGENHEIROS OS SEGUNDOS PUBLICITASSEM AS SUAS LICENCIATURAS A BEM DA TRANPARENCIA DO EXERCICIO DE FUNÇÕES PUBLICAS.
É ESTE DESAFIO SR.PRESIDENTE QUE LHE DEIXO.
UTILIZE ESTE ESPAÇO PARA OS PUBLICAR.
Saiba que a utilização abusiva de títulos académicos é punida por lei

……."o crime de «falsidade de testemunho» está previsto no art. 360.º, sendo punido com pena de 6 meses a 3 anos de prisão ou multa nunca inferior a 60 dias" (veja-se ainda, com relevo eventual para o caso, o Código Penal Português no seu art. 362.º n.º 1 e art.º 364 alínea a).
"Artigo 360.º
Falsidade de testemunho, perícia, interpretação ou tradução
1 - Quem, como testemunha, perito, técnico, tradutor ou intérprete, perante tribunal ou funcionário competente para receber como meio de prova, depoimento, relatório, informação ou tradução, prestar depoimento, apresentar relatório, der informações ou fizer traduções falsos, é punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos ou com pena de multa não inferior a 60 dias.
2 - Na mesma pena incorre quem, sem justa causa, se recusar a depor ou a apresentar relatório, informação ou tradução.
3 - Se o facto referido no nº 1 for praticado depois de o agente ter prestado juramento e ter sido advertido das consequências penais a que se expõe, a pena é de prisão até 5 anos ou de multa até 600 dias."

Será este artigo 360.º n.º 1 do Código Penal a norma jurídica que se aplica a este caso? E a eventual falsidade de testemunho será assim criminalizada pelo direito português? Na caixa de comentários Do Portugal Profundo vai interessante o debate jurídico sobre o caso, com opiniões divergentes sobre a criminalização ou não da conduta da testemunha.

Sobre as consequências legais dessas declarações pronunciaram-se a "O Crime" de 10-5-2007 diversos juristas, entre os quais o dr. José Maria Martins, o dr. João Ferreira, o dr. Pedro Louro, o dr. António Marinho e o dr. Pires de Lima.

O Dr. José Maria Martins revelou a "O Crime" de 10-5-2007 que alegadamente se pode estar perante
"a prática de um crime de falsas declarações, previsto e punido no art.º 360.º do Código Penal, onde se refere que a testemunha que prestar falsas declarações sobre a sua identidade e profissão incorre em ilícito criminal, situação aqui agravada pelo facto da testemunha estar sob juramento. Na minha opinião, o Ministério Público, face ao teor da notícia publicada pelo jornal "O Crime", deverá abrir um processo."

O Dr. João Ferreira vai ainda mais longe na declaração que efectuou ao "Crime" de 10-5-2007, p. 5, apontando que
"(O)s factos podem ser enquadrados na prática de dois crimes: um no de falsas declarações porque a testemunha é obrigada a responder com verdade nos dados que divulgar sobre a sua identidade e profissão, pois intitulou-se engenheiro civil e não o é"; o outro crime, mais específico, de falsa qualidade, ou seja, o de se arrogar um título profissional que não dispõe, pois não é engenheiro civil. No meu entender, dado que se trata de um crime público, o Ministério Público pode abrir um inquérito e concluí-lo antes do prazo legal de 5 anos" para que não prescreva."

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Imperdivel... devia ter sido, por parte de todos os Fozcoenses, o programa do Canal 2 “Sociedade Civil” no passado dia 21apresentado por Fernanda Freitas. Na sua maioria ocupado por Vila Nova, nomeadamente à volta do tema “Gravuras”, independentemente de se gostar ou não “delas”. Foi uma vergonha o que disse o “troca-tintas”, pior ainda o “nosso” (entre aspas porque não é meu) Emilio, não é Milo, e chamo-lhe assim com desprezo porque na qualidade de Fozcoense que sou, ele me trata como se eu fosse um bacoco. Falou apenas das acessibilidades e neste caso particular do IP2 que diz ele passará por aqui e todos nós sabemos que nada faz por isso. Este senhor só se preocupa em fazer espectáculo por terras dos parolos, só interessa porcadas, inaugurações estúpidas de balneários(não tenho nada contra as gentes da Horta... mas não havia necessidade), carantonhas no pasquim municipal, mentiras, perseguições, vinganças, tachadas a compadres, tachadas a compadres pseudo engenheiros, tachadas a compadres, que tal como ele, não querem saber da nossa terra, tachadas a quem já tinha tachos e mais engraçado, tachos a compadres que não se falavam (odiávam-se) e agora vão comer no mesmo. Cuidado o senhor está rodiado de Suínos.

P.S. - O senhor que comentou o tacho... perdão o gabinete de desporto que irá ser criado fez-me lembrar a excelente organização do Torneio de Futsal. Como é possível tratarem tão mal a melhor nata do País nesta modalidade. Gostaria que alguém que soubesse mais do que eu falasse neste FRACASSO organizativo.

11:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

um apelo a todos os leitores deste blog.

Tornem-no mais vivo.Participem com os vossos comentários ,situem-se eles por cima ,por baixo ou dos lados.
a maior riqueza é sairmos do guetto em que temos vivido e partilhar com os outros ( embora de forma anónima) as nossas posições.`
É já um avanço.
Um dia ,que espero esteja próximo,vai chegar ,onde todos ,sem medo,onde a chantagem e a coacção não intimide, possamos dar a cara e dizer olhos nos olhos a que nos desgoverna, delapida o nosso património, a quem utilizou o nosso voto como de um cheque em branco se tratasse (eu votei na lista do Mesquita),
BASTA. ESTÃO A MAIS. VÃO-SE EMBORA

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu tambem votei mesquita.Bem nos enganou. Pode fazer as malas porque o meu voto nunca mais o ve.cheques em branco nunca mais.

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

concordo, inteiramente com o comentário anterior, estes podem ir embora que não fazem falta nehuma mas não ponham lá o Gustavo porque senão a emenda é pior que o soneto.

3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigos:
As eleições precisam de ser preparadas deasde já! Lancem os nomes de gente fozcoense que entendam ser os mais capazes para tirar Foz Côa desta ditadura e deste marasmo! E desta vez, não é necesário nem conveniente que seja gente de partidos políticos, porque já tiveram mais de 30 anos e deu no que deu. Vamos formar uma equipa de independentes, gente competente e que já deu provas da sua capacidade, embora ainda não estivessem agarrados ao poder. Eu começo por dizer alguns nomes: Eng. Paixão, Dr. Ribeiro, Dr. Lebreiro, Dr. Girão, Sr. Nascimento, Dr. António Lobão, Dr. Carlos (Veterinário), Fernando Nevado, Sr. Paxis (mais velho), Pedro Branquinho, Eduardo Vicente, Adriano Ferreira, Eng. Jorge, José Augusto Constanço, Dr. Jorge Lameirinhas, e tantos outros que podem formar uma lista de categoria!!!

9:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

CAROS LEITORES
HOJE EM DIA IMENSOS FOZCOENSES MANIFESTAM A SUA TOTAL REPULSA POR AQUELES QUE PROMETERAM SERVIR FOZCÔA, SERVINDO-SE DELA E DAS SUAS INSTITUIÇÕES COMO É A CÃMARA MUNICIPAL.
É NECESSÁRIO GENERALIZAR-MOS A NOSSA INDIGNAÇÃO.
É TÃO FÁCIL CAROS FOZCOENSES.

SE POR EXEMPLO ESTE BLOG ESTE FOR VISITADO POR CINQUENTA FOZCOENSES, E
SE CADA LEITOR FIZER UMA CÓPIA DO TEXTO SEMANAL DO CÔA -BRECA OU DO VASSOURADAS , FOTOCOPIÀ-LA E ENVIÀ-LA A CINCO AMIGOS, E CADA UM DESTES FIZER O MESMO ,AO SEGUNDO REENVIO HÁ 1250 FAMILIAS A LEREM O TEXTO.
AO TERCEIRO REENVIO ,O TEXTO CHEGAVA A TODOS OS ELEITORESDO CONCELHO.
O IMPORTANTE É COMEÇAR.
VAMOS TODOS METER OMBROS A ESTA TAREFA.
SE O FIZERMOS, VERÃO QUE EM BREVE OS VISADOS VÃO DEIXAR DE SAIR À RUA E DE SE PAVONEAREM PELOS CAFÉS, E SE TIVEREM VERGONHA PODE SER QUE AINDA ARREPIEM O CAMINHO.

9:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O inremão do ex-prisedente dadega finou-se. o secretario que bendia o binho tamem. (paz as suas almas) o guarda libros bendeu a casa. i o qestava na meda parece qe tamem sta mais pra la do qe pra ca. Ó bilinho tas a ficar à rasca...

2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Todavia, mais depressa do que pensam os senhores do poder, chegará a hora de os Fozcoenses reconhecerem de INTERESSE PÚBLICO URGENTE mandar às ortigas esta gentalha, injusta e ignorante, que em tão má hora nos caiu em sorte!!!" (Do COA BRECA)
eu votei mesquita (estou arrependido)O que é preciso fazer para por esta gentalha daqui para fora?

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom Dia Amigos do Concelho de FOZ-Côa,

Gostaria de deixar uma resposta aquestão levantada pelo leitor do post das 05.31, relativamente as ablitações literarias do Vitor Sobral (Bacharelato) eao Lemos Pinto 8 engenheiro Técnico Agrário,) considerado bacharel por decreto-lei, e não por ter ido alguma vez a uma Instituição de Ensino Superiro. Por isso Chamarem-le Engenheiro esta incorrecto, pois ele será no maximo Engenheiro Técnico Agrário.

Relativamente a este executivo ser uma farsa, eu acrescento (ditador, incompetente, mau gestor) e tem uns Bobys e Tarecos e lambe botas). Gostaria de Dizer que este Senhor que preside aos destinos da nossa terra vai as Assembleias Municipais, dizer que as Freguesias do PSD não vão receber apoios. Agora também tem um sujeito que vive em SEBADELHE mais comcretamente o Presidente da desta freguesia, a dizer no café da Sequeira que agora o Presidente da câmara so vai apoiar as Juntas do PS. VIVA A DEMOCRACIA Dete Esecutivo. Gostaria de dizer a população das Freguesias que vão ser afetadas, para que se lembrem destes acontecimentos nas proximas eleições e dem uma valente coça (votos) a este opurtonistas (Mequita, Sobral, Lemos Pinto, Moutinho, Sergio, Bruno ETC:

Viva Foz-Côa e seuas Freguesias.

1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mais... gostava era mesmo de ver o diploma do pseudo engenheiro que esta á frente da fozcoaciva e secretariio geral do ps de fozcoa... esse que juntamente com a sua esposa ( que tambem se autotitula doutora ) mais parecem o casal presidencial. faça favor e faça como o outro engenheiro ( o do psd) e mostre o canudo, ou será que, se o tiver... tambem tem a datade emissao de um dominho.... enfim eu gostava de o ver....lololololol...mas acho que a unica pessoa que o viu, foi um invisual... e nao estava escrito em braile

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que terra é essa onde toda a gente fala dos outros, e se preocupam mais com a vida dos outros do que com a sua propria vida, tenham vergonha, tanto uns como os do ps como o psd preocupen-se com vosco e deixem lá de falar da vida alheia, ou sera que aí nao há mais nada que fazer, produzam, trabalhem como em algumas aldeias do concelho, e veram que a vossa terrinha melhora. E maais uma vez Metam-se na vossa vida, ou será que nao é interessante o suficiente para deixar de falar da dos outros. Pelos vistos anda por aí muito desocupado.

Espero que este comentario seje publicado - ou será que o blog nao é democratico.

ou será que só publica mexericos e ataques ao presidente da camara.

irei tirar isso a limpo em breve... com a publicaçao ou nao deste comentario. se nao for publicado, entao é porque a credibilidade do bloguista é zero, pior que a que dizem ter o presidente e os restante membros da camara

1:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em democracia a transparência é indispensável e por isso quem está nos partidos deve exigí-la, isto não é meterem-se na vida alheia, é defender os interesses da comunidade que são diferentes dos interesses de cada um em particular. Se cada um só tratasse de si viviamos num regime de individualistas.

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DE " ÚLTIMA HORA "
O ENG GUSTAVO É MESMO BRILHANTE NA ARTE DE FAZER POLITICA.
ARREPENDIDO DE TER PROPOSTO O LEMOS DA TINTA, DIGO LEMOS PINTA, PARA VEREADOR NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PELO PSD , VAI ASSUMIR-SE DE NOVO CANDIDATO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES NO PLENÁRIO DO PSD, TENDO COMO SEU SEGUNDO UM ECONOMISTA DA TERRA, FILHO DO EX AUTARCA ENG ANTÓNIO GOUVEIA .PARABÉNS GUSTAVO, PELA FORMA COMO CONSEGUI PARA A SUA ESTRATÉGIA O APOIO DUM BARÃO LOCAL.
NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR COMO TERCEIRO O DR JOÃO PAULO LUCAS , A D.MARIA EMILA E O DR RUI REININHO.
FORÇA. HÁ QUE COMEÇAR A SEMEAR E POR NA ORDEM O GRUPELHO QUE NOS DESGOVERNA HÁ DOIS ANOS.

10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É preciso não confundir os autores dos Blogues e os autores dos comentários. Os responsáveis pelos blogues apenas querem o bem da nossa terra, na qual inclui, como é óbvio as freguesias todas, porque se Foz Côa é sede, também não deixa de ser uma freguesia que sofre como as outras o desprezo do presidente! Se o executivo não presta, o problema é de todos e não só da sede do concelho! E perdoem-me os amigos das freguesias, mas o que se passa é que quem vive na sede está mais a par do que vai acontecendo, como é lógico! Esta gente da câmara não presta para ninguém: nem para a sede nem para as freguesias, mesmo que andem a passear-se por elas a fingir que fazem alguma coisa! por isso o problema é de todos nós que temos que tomar uma posição conjunta (socialistas, psds, cds e comunistas e todos os não filiados) porque a NOSSO concelho está a ser ultrapassado por todos os concelhos vizinhos e o presidente e os seus acólitos têm praticado injustiças que tocam todas as consciências!

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Era o que faltava outra vez o Gustavo como candidato ,para levar como segundo outro traidor como o Lemos Pinto.Nem Mesquitas,nem Gustavos,servem para Vila Nova, o unico que interessa, é o ANTÓNIO GOUVEIA

9:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

antonio gouveia, vai lá vai...
ainda nao chega, realmente a memeoria das pessoas é mesmo curta

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Gustavo abre os olhos, olha que à pessoas no psd que nunca lhes deste oportunidade e não são Reininhos, nem sertã escumalha que os comentários têm falado.

Nesta terra a gente não vê quem realmente tem valor e que trabalha e tem ideias é pena.

Vai lá vai com Reininho e João Paulo e veras por onde ficas outra vez NA OPUSIÇÃO

3:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

esta gente está louca

era o que faltava gouveia,reininho joão paulo já agora que mais?

3:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quer dizer: o PS anda a fazer asneiras à bruta e a malta perde tempo a falar menos bem ou mesmo mal de eventuais candidatos do PSD? E dos que lá estão? Como se pode falar daqueles que nem se sabe se vão ou não, quando o que está em causa são aqueles que AINDA LÁ ESTÃO...

Puxa, eles é que se riem dos comentários falarem mais do PSD do que do PS... Como é possível os comentaristas fazerem isto?

Dona Vassoura, por favor não deixe de publicar este comentário

7:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para quem estiver interessado, transcreve-se na íntegra a intervenção do dr. Sotero na última Assembleia Municipal. O dr. que me desculpe, mas penso que é importante difundir a intervenção para melhor se entender como vai o "estado" do concelho:
-----------------------------------
Exmo. Srs.…………………
………………………………………………………
………………………………………………………
Os acontecimentos mais recentes relacionados com a suspensão e renúncia da Vereadora do Partido Socialista, Dra. Helena Ferreira, chegaram ao conhecimento público através do Boletim Municipal de forma errada e ultrajante para a honra e consideração pessoal da pessoa visada.
Os textos exarados pelo Sr. Presidente da Câmara em resposta à declaração de renúncia, além de falsos e tendenciosos, são atentórios da dignidade pessoal e só demonstram a mesquinhez que caracteriza a gestão da autarquia.
A Dra. Helena Ferreira já não faz parte de qualquer órgão autárquico e por essa razão não tem possibilidade de, pessoalmente, defender a honra perante esta assembleia! Mas é indispensável repor a veracidade dos factos, uma vez que não está apenas em causa a sua dignidade pessoal, mas também o sucesso do programa eleitoral do Partido Socialista e o bem-estar da população fozcoense.
Todos sabem que a inclusão da Dra. Helena Ferreira nas listas do PS contribuiu de forma decisiva para a vitória do Partido Socialista. Este facto foi notoriamente percebido pelo senhor presidente da câmara que, enquanto candidato, chorou lágrimas de crocodilo para convencer a Dra. Helena a aceitar o segundo lugar na lista. Mas o Sr. Presidente também sabe perfeitamente que a Dra. Helena Ferreira lhe propôs o desenvolvimento de um projecto que passava pela constituição de um pequeno gabinete de apoio social a doentes, idosos e população mais desfavorecida, sem a ocupação de qualquer tempo na câmara municipal, uma vez que nunca abandonaria a sua actividade profissional.
Essa estratégia foi acordada e aceite pelo então candidato e pelo seu grupo de apoio, como aliás o demonstra claramente, a carta que a Dra. Helena enviou à população e que, inclusivamente foi redigida pelo Sr. Presidente da Câmara.
Por muito estranho que pareça (ou talvez não) apenas oito dias após a tomada de posse do novo executivo, já o Sr. presidente negociava com o Sr. Sérgio Paredes, comprometendo-se a criar condições de expulsão da doutora Helena e a entregar-lhe o lugar; deste facto insólito é prova a conversa telefónica que nessa altura teve com um responsável local do PS que aqui escuso nomear.
A perseguição à Dra. Helena Ferreira passou então a sistemática: em vez de cumprir o que fora acordado e publicitado na carta, o senhor presidente pressionou-a constante e continuadamente a aceitar o cargo de vereadora a meio ou a tempo inteiro, ameaçando-a inclusivamente de que o ofereceria ao vereador do PSD, engenheiro Lemos Pinto!
Contudo, o que se passava nos bastidores era ainda mais macabro, uma vez que todos sabemos que as conversas com o engenheiro Lemos Pinto já vinham de longe e que se concretizariam pouco depois no cargo de presidente da Fozcoainvest, numa atitude inqualificável de gestão politico-partidária e da qual, insanamente, quis atribuir culpas à Dra. Helena Ferreira.
Sem ambiente e sem condições, ninguém consegue trabalhar! O senhor presidente da câmara facilmente conseguia os seus objectivos pessoais: aproveitar-se do prestígio da Dra. Helena e da sua influência para a vitória eleitoral, descredibilizá-la pessoal e politicamente e conseguir afastá-la, entregando os cargos a quem secretamente os tinha prometido!
É por isso que hoje, como membro desta assembleia, como socialista e marido, me acho no dever de defender a honra da Dra. Helena, contra as acusações infundadas que lhe são feitas pelo presidente da câmara municipal e seus colaboradores, vereadores do PS, bem como pelo vereador do PSD, engenheiro Lemos Pinto.
Contrariamente ao que é referido no Boletim Municipal, nada foi colocado à disposição da Dra. Helena para que esta levasse a cabo a sua tarefa politica e social, antes pelo contrário, foi-lhe sonegado qualquer apoio humano ou material, num ambiente de adversidade que a levasse ao abandono, como de facto veio a suceder. Os negócios sujos com o Sr. Sérgio Paredes e o Sr. Eng. Lemos Pinto valeram mais do que a honorabilidade, o interesse colectivo e a seriedade política.
Porque será que o senhor presidente da câmara (ver A) ………………
Afinal a sua ameaça, ao afirmar que “quem mas faz, paga-mas!” está a ser bem cumprida!
O que move o Sr. Presidente da câmara a afastar todos os socialistas que se atrevam a sugerir outras alternativas?
Porque se afastou o senhor presidente da Comissão política?
Porque se demitiu o Vice-Presidente da Assembleia Municipal?
Porque abandonaram os seus cargos outros camaradas socialistas quer da comissão política quer das empresas municipais?
Porque ……………… (ver B) ……………
Estou nesta assembleia única e simplesmente para defender os meus ideais e o bom-nome de todos os socialistas nos quais incluo a minha esposa que agora foi tão cobardemente injuriada e ofendida. E quero acrescentar que não me move qualquer adversidade para com os restantes socialistas e membros desta assembleia, por quem continuo a nutrir a maior amizade e respeito, designadamente pelo senhor presidente desta assembleia municipal, Dr. Rui Vieira, cujas qualidades pessoais e políticas dão garantia de democraticidade e de bom senso.
Sr. Presidente da câmara! A sua gestão tem sido ruinosa para todo o concelho. O senhor tem sido apenas presidente de alguns socialistas e não de todos e, muito menos, tem sido presidente de todos os fozcoenses. A sua política tem-se resumido a jogadas de poder pessoal com o grupo de colaboradores mais próximos que nunca representou verdadeiramente os eleitores que lhe deram a vitória nas urnas. E é preciso que todos saibam que os factos que levaram à renúncia da Dra. Helena Ferreira nada têm a ver com o vosso “protesto veemente” votado na reunião de câmara e publicado no Boletim Municipal. Os senhores basearam-se em falsidades e indignidades que raiam o insulto ao bom-nome da renunciante. O senhor presidente e seus colaboradores próximos servem-se e depois deitam fora as pessoas como de coisas de tratassem.
Está recordado da compra que fez ao PSD para poder manter o seu carácter de ditadura e prepotência?
Está recordado da saída do Presidente da Comissão Política do PS depois da única vitória na câmara desde o 25 de Abril?
Já não se lembra da renúncia a que foi também obrigado o Vice-Presidente da Assembleia Municipal?
Já pensou nas razões que o levaram a perguntar porque não tem gente que o apoie e o ajude?
Já pensou porque razão tinha uma excelente equipa, da qual só lhe resta um elemento?
Tem consciência de que a Dra. Helena sempre foi prestigiada em todo o concelho e que o senhor agora a insulta apenas para servir os seus interesses e a sua verdade?
Já notou que o senhor responde sempre com agressividade e egocentrismo a todos quantos o contrariam, quer sejam socialistas ou não?
Está recordado que foi apresentado ao povo como um homem honesto, sensato, dialogante e que agora é exactamente o oposto?
Onde pára a unidade e a honestidade política prometida ao povo do concelho?
Tem consciência dos traumas e da revolta que está a provocar entre os socialistas e o povo em geral?
Já se esqueceu de que afirmou que “a verdadeira nata de fozcoenses estava no PSD”, ofendendo assim todos os socialistas?
Afinal, o senhor era uma mentira antes ou depois das eleições? Ou foi-o sempre?
Já se esqueceu de que foi o senhor que culpou a Dra. Helena Ferreira por ter que entregar o cargo ao engenheiro Lemos Pinto, procurando assim desculpas esfarrapadas para a sua prepotência?
Esqueceu-se assim tão rapidamente do contrato que fez com a Dra. Helena sobre o seu projecto e as condições da sua execução, à frente de tantos socialistas que o apoiavam?
Porque será que o PS local, com a sua liderança anda pelas ruas da amargura?
E já agora, porque será que a carta enviada pelo então presidente da Comissão Política do PS e dirigida a todos os membros desta Assembleia foi atirada para o lixo?
Esqueceu-se ou finge esquecer-se de que a sua vitória política se deve sobretudo à pessoa que o senhor agora ofende?
Sr. Presidente da AM, meus senhores,
O progresso e o desenvolvimento económico, social e cultural não se constroem com mentiras, actos ditatoriais ou perseguições e, muito menos, com ataques e injúrias àqueles que mais contribuíam para a vitória eleitoral!
O Partido Socialista local está a pagar um preço muito elevado pelos constantes erros da governação deste presidente!
O senhor presidente da câmara falhou redondamente onde não podia falhar! E como já se esqueceu, relembro-lhe aqui algumas das bases programáticas do Partido Socialista para o concelho de Foz -Côa:
- Lutar pela UNIDADE dos fozcoenses, condição essencial de todo o desenvolvimento.
- Envolver os fozcoenses MAIS CAPAZES, sem obstáculos e sem JOGOS.
- Valorizar as nossas gentes, proporcionando-lhes melhor bem-estar.
Em tudo o senhor FALHOU!
Recordo-lhe aqui uma expressão de um simples cidadão deste concelho, que ao referir-se à doutora Helena Ferreira, dizia: “Quem fizer mal a esta senhora, merece a forca!”
Senhor Presidente da Câmara, eu não lhe desejo tal sorte! Mas todos sabemos que a única estratégia para sairmos deste lamaçal em que o senhor transformou este concelho, é PEDIR urgentemente A SUA DEMISSÃO!!!

2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta Comunicação do Dr. Sotero não me espanta nada. Peca por tardia, ou será que o senhor, do alto da sua experiência politica, já não teria "cheirado" o odor a incompetência, má fé, ignorância que exalava o senhor emilio mesquita. Junte-se a mim e pediremos perdão juntos pelos pecados cometidos, e este de permitir a entrada desde bando maqueavélico, é mesmo pecado capital. Por falar em pecado, consultem a "Divina Comédia" de Dante Alighieri que é formado por 9 Círculos, 3 Vales, 10 Fossos e 4 Esferas, e apenas por brincadeira tentem colocar os elementos da nossa (con)gestão camarária em cada um deles, vão ver que é dificil colocá-los num só. Sei que é muito injusto na minha qualidade de anónimo, falar aqui da Sr.ª Dr.ª Helena, mas é só para lhe enviar os meus sinceros cumprimentos, grande senhora, excelente profissional, mãe dedicada (vê-se na educação dos filhos), muito obrigado na minha posição de Fozcoense, por ter tomado a atitude correcta atempadamente, não permitindo que meia dúzia de arroaceiros sugassem o que de bom tem a sua vida. Voltando ao assunto inicial, tenho a certeza que há mais gente com o mesmo sentimento do Doutor, mas porque vivemos em período de Ditadura fingida de democracia, não podem falar. Não sei quem ganhará as próximas eleições, mas tenho a certeza de que o Emilio, o Victor, o Sérgio, o Bruno, o Moutinho, o Lemos e seus compinchas (Directores e professores)vão ser banidos. Metan-nos nas listas.

1:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home