11 de fevereiro de 2009

O Muro da Vergonha ou das Lamentações?



Estava eu deliciada a folhear Boletins Municipais mais antigos e eis que, na página 6 do n.º 13 do Boletim ( Agosto de 2008 ), sobre a legenda “Execução de um muro no caminho de acesso às Gravuras Rupestres – Castelo Melhor”, está a fotografia que aqui vos mostro, onde se pode ver uma das grandes obras deste executivo, mostrada no meio de muitas outras.


Nem sei como não reparei na grandeza desta obra aquando da primeira vez que li o referido Boletim. Uma obra tão magnânime, uma obra tão faraónica, uma obra tão grandiosa, e eu não reparei nela no Boletim! E se calhar, muitas das pessoas de visita às gravuras, também, por erro grosseiro, não repararam nela. Como pode ser isso possível com tamanha grandeza de tal obra?


Ainda bem que existe o Boletim Municipal para nos informar de tamanha façanha deste executivo!


Existem vários tipos de muros famosos pelo mundo fora, embora alguns já tenham sido derrubados. Dos mais famosos, Berlim, EUA – México, Israel – Cisjordânia, a sua fama vem exactamente pelo facto da sua existência ser uma vergonha para a Humanidade. Existe ainda outro muito famoso, mas aí a popularidade advém do facto de ser a ruína do antigo Templo de Herodes e por ser o local mais sagrado do judaísmo. Estou a falar, obviamente do Muro das Lamentações.


Hesito em adjectivar ou apelidar esta grande obra do nosso executivo, pois não sei se é da vergonha ou, por outro lado, se não será um bom sítio para nós Fozcoenses irmos por lá uns papelinhos com as nossas lamentações.


Se é da vergonha, não é de certeza vergonha nossa, mas sim do executivo, pois sendo o muro absolutamente necessário e importante, é simplesmente uma vergonha que tal recuperação, mais do que legítima e necessária, ascenda à categoria de obra do regime e com relevância no jornal do mesmo regime. Só compuseram esse muro? Foi um entre muitos? Se houveram outros, porque é este importante e os outros não? Acham mesmo que é motivo de orgulho a ponto de vir fotografado e evidenciado como uma grande obra?


Não! Definitivamente, não é um muro da vergonha, pois a nossa vergonha em ter um executivo que se gaba por fazer um muro de 4 m, é muito maior que este muro e como tal, a ser um muro da vergonha, ao menos que façam um grande e monumental para simbolizar a nossa vergonha pela forma panfletária, mesquinha e provinciana com que abordam a recuperação de um muro de 4 METROS!!!


Será um muro das lamentações? Também não creio, pois se é para enfiarmos lá as nossas lamentações, então queremos um muito maior, tipo do tamanho da defunta barragem do côa e mesmo assim, desconfio que não chegava…


Então, se não é da vergonha nem das lamentações, como chamar a este muro?


Salvaguardando a sua especial importância em segurar o caminho ( que sem dúvida tem ) pelo seu tamanho, pelos meios técnicos necessários para o reerguer e pelo dinheiro que deve ter custado ( menos que um ordenado de um gestor de uma empresa municipal ), sem dúvida que podemos apelidá-lo ( agora sim, com toda a propriedade ), como uma obra da TRETA. Ou seja, uma obra da TRETA, feita por um executivo da TRETA e publicitado numa reportagem sobre a TRETA.


Mas, como o nosso executivo só gosta da treta, até me admira que não tenham feito uma inauguração do Muro da Treta, devidamente regada e emporcada, com vários convidados de todo o concelho. Até me admira, não terem criado uma entidade para tomar conta do muro, nomeado um ou dois administradores para essa entidade. Até já estou a ver a esposa de alguém a ser Administradora da “Muros da Treta – Empresa Municipal”.


Sim, porque com a importância dada este e havendo muitos por recuperar pelo concelho fora, é melhor mesmo fundarem uma empresa municipal para o efeito. E também, devido a haver muitos condutores com um parafuso a menos a derrubar muros, é normal que estes necessitem de recuperação.


Deixo-vos este texto sobre treta, que é para não me envergonhar ou lamentar a escrever sobre actos de desobediência a figuras de soberania, ignorância jurídica na barra de um tribunal e aumentos escandalosos a administradoras de empresas que hoje são o que são, mas não tarda serão o BPN e o BPP do nosso concelho.


A crise não é, definitivamente, para todos!


Depois não digam que não avisei…


Com a minha supervisão, vergonha e lamentação


Dona Vassoura


166 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O nome de Emílio Mesquita, que exerce o cargo de presidente da autarquia desde 2005, foi aprovado pela totalidade dos membros da Comissão Política Concelhia do PS. do "Sol"
Será que ainda o vamos aturar mais 4 anos???

1:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que tem Fozcoa?
Montes e rios.

INCRIVEL!!!!!!!

9:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parece que tudo que se escreve em determinados blogues que se dizem "livres",nunca publicam nada que envolva algumas pessoas do partido socialista que que deixaram o cargo para que foram eleitos e fugiram ás suas responsabilidades, deixando o municipio nas mão de pessoas que sabiam não ser de confiança. A esses tambem se deve pedir contas.
Não venham agora fazer de conta que não têm nada a ver com o sr. Mesquita. Então não o conheciam bem e fazem uma lista com ele? Unem-se a pesoas desta estirpe para atigir um objectivo? Mas o povo é que está a pagar a ganancia de poder destas pessoas. O poder cega até pessoas de bem!Simplesmente agora querem aparecer como independentes....(mas independentes de quê?)Se não conseguem nem fazer uma lista decente, qual será a capacidade para dirigir os destinos do municipio? O que não significa que sejam maus no exercicio da sua profissão. Mas se não aguentaram e foram embora ás primeiras dificuldades o que podemos esperar? Como sabem em democracia existe liberdade de opinião, oposição, divergencias, etc...mas qual é a novidade, se não estão preparados para isto só servem para ditadores ou tiranos.Como diz o povo "quem se deita com cães, acorda com pulgas",não vale a pena sacudilas porque nunca saem todas.

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 9:23 AM
Se não acha graça aos rios e aos montes vá-se embora que ninguem o obriga a ficar...Ninguem deve ser obrigado a ficar num lugar que não aprecia. A não ser que precise mesmo ($$$$$$$$$$$$). SIM....A MÃE NATUREZA É INCRIVEL... é pena que nem toda a gente tenha sensibilidade para a apreciar. Estes montes e rios estão cheios dos melhores vinhos do mundo, azeite amêndoas para enumerar só alguns, produtos, que aliás têm sido o sustento de inumeras gerações. Olhe viva sem electricidade (produzida no pocinho), não beba mais vinho do porto ou outro qualquer, não coma bolos de amendoa e nunca mais ponha azeite na comida.... assim talvez perceba que em foz coa há montes e rios INCRIVEIS e pessoas admiraveis que cultivam e trabalham a terra.

11:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 11.45.
O palerma!
Quem disse montes e rios ( não fos-te tu, pois a ser assim era nrormal)é o presidente de uma camara perante uma numa televisão nacional. Será que não consegues atingir mais que isso. Estás a dar razão ao presidente quando diz que esta rodeiado de palermas. Pelos vistos tem razão.

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

CÂMARAS DECLARAM GUERRA À CRISE.

E A NOSSA ?
FESTAS,FESTANÇAS,BORREGADAS E PORCALHADAS.

CARO PRESIDENTE MESQUITA
A MAIORIA DAS AUTARQUIAS TEM PROGRAMAS DE APOIO ÀS MICRO EMPRESAS E FAMÍLAS EM DIFICULDADES.
E A NOSSA ?
FESTAS E MAIS FESTAS.

MANDARIA O BOM SENSO,FACE ÀS DIFICULDADES QUE A ECONOMIA LOCAL E AS FAMÍLIAS ATRAVESSAM ,
ALGUMAS EM SITUAÇÃO BEM DIFICIL,COM CHEFES DO AGREGADO FAMILIAR NO DESEMPREGO,QUE A NOSSA CÂMARA
EMAGRECESSE OS GASTOS COM OS FESTEJOS DAS FESTAS DA AMENDOEIRA, POR DEMASIADO SUMPTUOSOS.

MAS NÃO. FEZ BEM PIOR.
ESTE ANO ,O PROGRAMA DOS FESTEJOS SUPLANTA NO SEU CUSTO OS ANOS ANTERIORES.

SERÁ QUE OS FOZCOENSES FAZEM IDEIA DE QUANTO A CÂMARA E A EMPRESA MUNICIPAL FOZCOACTIVA VÃO GASTAR NAS FESTIVIDADES?

O QUE SE VAI PASSAR É UM VERDADEIRO ATENTADO NA DELAPIDAÇÃO DOS COFRES MUNICIPAIS, COM TANTA FAMÍLIA CARENTE DE BENS DE PRIMEIRA NECESSIDADE.
NÃO TERIA SIDO PREFERIVEL DR.MESQUITA, FAZER COMO TANTOS MUNICIPIOS ,CRIAR UM FUNDO FINANCEIRO PARA APOIO IMEDIATO A QUEM PRECISA ?

NÃO ACHA, QUE NA FALTA DE IDEIAS PRÓPRIAS, BASTARIA TER SEGUIDO O EXEMPLO DE TANTAS AUTARQUIAS !

MAS NÃO. O SENHOR NÃO GOSTA DE SEGUIR EXEMPLOS. É DEMASIADO ORGULHOSO PARA COPIAR AS BOAS IDEIAS.
ISSO NÃO É CONSIGO. TUDO O QUE SAI DA SUA CABEÇA TEM DE SER ORIGINAL, GENUÍNO, MESMO QUE NÃO TENHA QUALQUER EFEITO PRÁTICO.

O SENHOR DEVIA OUVIR. DEVIA OUVIR OU SEGUIR QUEM LHE APRESENTA PROJECTOS SÓLIDOS E EZEQUÍVEIS. MAS NÃO.

O SENHOR DEVIA RODEAR-SE DE QUEM TEM CAPACIDADE CRIATIVA E CRITICA. MAS NÃO.
RODEOU-SE DE GENTE SEM CAPACIDADE PARA SE FAZE OUVIR.
RODEOU-SE DE YESMEN´S QUE LHE ABANAM A CABEÇA A TUDO, MESMO SE DE ASNEIRADAS SE TRATRAR.
RODEOU-SE DE GENTE QUE SÓ EXISTE PARA LHE SATISFAZER O " EGO ".

CRIOU E ESTIMULOU À SUA VOLTA UM GRUPO DE INAPTOS.

É PENA. VOTEI EM SI, ACREDITEI, MAS ESTOU TOTALMENTE DESILUDIDO.
É PENA. OS FOZOENSES DE HOJE JÁ SOFREM E OS DE AMANHÃ IRÃO SER PENALIZADOS PELA SEMENTE DA SUA POLÍTICA DE FACHADA.

O QUE MAIS NOS CUSTA É TODA ESTA DELAPIDAÇÃO SER FEITA COM O DINHEIRO DE TODOS, NÃO COM O SEU.

TENHO A FIRME CONVICÇÃO QUE HOJE JÁ ESTÁ A SER PENITENCIADO POR ALGUNS, MAS DAQUI A POUCOS MESES SERÁ JULGADO POR
TODOS, PELO QUE FEZ, PELAS OPORTUNIDADES DESPERDIÇADAS E PELO QUE ESBANJOU EM INUTILIDADES.

TEM AINDA TRINTA E POUCAS SEMANAS DE MANDATO.
FAÇA DELAS UM RESTO DE MANDATO COM DIGNIDADE.
USE OS MEIOS AO SEU DISPOR AO SERVIÇO DOS MUNICÍPES CARENCIADOS.

CRIE DESDE JÁ UM FUNDO SOCIAL FINANCEIRO DE EMERGÊNCIA , COM PARTE DO IRS QUE ENTRA NOS COFRES MUNICIPAIS PARA AJUDA AOS NECESSITADOS.

MAIS DE METADE DAS CÂMARAS DESTE PAÍS ESTÁ A IMPLEMENTAR PLANOS DE COMBATE À CRISE.

CRIE UM PLANO DE APOIO À COMUNIDADE , DISPONIBILIZANDO DE IMEDIATO VERBAS QUE ASSEGUREM O PAGAMENTO DE PROPINAS E REFEIÇÕES EM CRECHES E ESCOLAS A CRIANÇAS CUJOS FAMILIAS ESTEJAM NO DESEMPREGO OU EM SITUAÇÃO ECONÓMICA DIFICIL.

GARANTA OS MEIOS MINIMOS DE SUBSISTÊNCIA A FAMILIAS EM DIFICULDADES, COM DESEMPREGADOS NO SEU SEIO, ATÉ COMEÇAREM A RECEBER O SUBSIDIO DE DESEMPREGO.

DISPONIBILIZE UM SERVIÇO DE APOIO A IDOSOS CARENCIADOS, COM AJUDA COM NA COMPRA DE MEDICAMENTOS ,INCLUINDO TRANSPORTE GRATUITO PARA IREM ÀS CONSULTAS.

CRIE UMA SECÇÃO COM TÉCNICOS CAMARÁRIOS PARA INTERVIR EM PEQUENAS OBRAS ,DE CARÁCTER URGENTE , NAS CASAS DE GENTE CARENCIADA.

DISPONIBILIZE MEIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE UM SUBSIDIO DE ARRENDAMENTO A QUEM DELE NECESSITAR.

CONGELE OU ISENTE DE TAXAS MUNICIPAIS AS FAMILIAS EM QUE UM DOS SEUS ELEMENTOS ESTEJA NO DESEMPREGO.

INSTITUA A ATRIBUIÇÃO DE VALES PARA COMPRA DE BENS DE PRIMEIRA NECESSIDADE.

COMECE POR REDUZIR OS GASTOS NAS EMPRESAS MUNICIPAIS ( SERÁ QUE ALGUÉM SABE QUAL A ACTIVIDADE DA EMPRESA MUNICIPAL FOZCOAINVESTE PARA ALÉM DE SERVIR DE DORMITÓRIO FINANCEIRO PARA ALGUNS POUCOS ? )


FOMENTE A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AJUDA Á FORMAÇÃO PROFISSIONAL E À QUALIFICAÇÃO.

CORTE NAS VERBAS GASTAS NA CHAMADA SOCIALIZAÇÃO PSEUDO- CULTURAL QUE A SUA ESPOSA NOS TEM IMPINGIDO.

OLHE PARA A JUVENTUDE E PARA OS VELHOS.
HÁ QUE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE CRESÇAM E VIVAM COM DIGNIDADE.
O SENHOR TEM OBRIGAÇÕES SOCIAIS.

SERIA BOM QUE EM VILA NOVA HOUVESSE CONDIÇÕES PARA TERMOS TEMPO PARA A NOSSA VIDA E PARA A NOSSA PROFISSÃO.
QUE NÃO SE TRANSFORMEM AS ESCOLAS EM DEPÓSITOS PARA OS NOSSOS FILHOS E OS LARES EM DEPÓSITOS PARA OS NOSS PAIS.

QUE OS NOSSOS FILHOS CRESCESSEM COM OS PAIS E OS NOSSOS PAIS MORREREM COM FILHOS.


UM FOZCOENSE ATENTO

4:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quem é o das 11:45 afinal?

9:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fazer um alarido desses por uma merda de uma reconstrução de um muro de 4 METROS??? Que MERDA de executivos que temos ahahaha.

9:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando o anónimo das 9:23 escreve, não aparece o texto como sendo uma citação de outra pessoa. Deveria ter descrito como tal ou pelo menos colocar entre aspas.De qualquer modo,o comentário das 11:14,sempre serve para que se tenha mais respeito pela natureza, pela agricultura e pelos agricultores de um modo geral e pelos foscoenses em particular.

11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimos e mais anónimos, não serão sinónimos de cobardia!
Quem nâo deve nâo teme.
Seriam honestos se dessem a cara.
Será que em quatro anos este homem, que se crítica ferozmenmte nada fez pelo concelho?
Pelo respeito que tenho por esa ave, ainda assim digo, este concelho está farto de papagaios.

11:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PARA UM POUCO DE GRAÇA...

Quando precisarem do 112 ... MUITO ÚTIL!
Há pouco tempo, um homem percebeu que havia pessoas dentro da
sua garagem, em Lisboa, a roubar. Ligou para o 112, atendeu a polícia,
mas disseram que não havia ninguém por perto para ajudar e que
mandariam alguém assim que possível. Desligou.

Uns minutos depois, ligou novamente e disse: 'Olá, eu liguei há
bocado porque estavam pessoas a assaltar a minha garagem. Já não é
preciso virem depressa, porque eu matei-os'.


......
......

Passado pouco tempo, estavam meia dúzia de carros da polícia na
área, uma ambulância e uma unidade do INEM. Os ladrões foram apanhados
em flagrante.

Um dos polícias disse:
- 'Pensei que tivesse dito que os tinha morto!'

Ao que o senhor respondeu:
- 'Pensei que tinham dito que não havia ninguém disponível.'

É assim. Quando precisarem, já sabem....

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O ZÉ PILÉRIO AFINAL É QUE TEM RAZÃO..
VIVAM Os BLOGUES.

SÃO A FORMA MAIS GENUÍNA DOS ESCRITORES ENVERGONHADOS EXPRIMIREM O QUE SENTEM...

12:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

QUEM SERÁ O FOZCOENSE , " EX " EM VÁRIAS EMPRESAS DA REGIÃO, CONHECIDO POR SALTAR ROSA /LARANJA/ROSA...
COM HÁBITOS DE ESTAR SEMPRE PRONTO ESTENDER A MÃO A " LUVAS " PORQUE O FRIO É MUITO...


DAR RESPOSTA AO "FOZCOENSE"

OFOZCOENSE@GMAIL.COM

( ATRIBUIÇÃO DE UM PRÉMIO EM MARÇO A QUEM ACERTAR)

12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ESTAVAM TODOS BÊBADOS....

A Concelhia do PS de Vila Nova de Foz Côa aprovou, por unanimidade e em voto secreto, o nome de Emílio Mesquita, actual presidente da Câmara, para assumir a recandidatura ao cargo que exerce desde 2005 nas próximas eleições autárquicas. Em comunicado, a concelhia considera que se tratou de «uma escolha natural», pois «não havia lugar para qualquer indefinição. Emílio Mesquita é o candidato melhor posicionado ( EM COPOS ) para garantir a revalidação da vitória eleitoral de 2005.

1:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ei malta !!!
Palavra de Ordem:
"Todos à porcalhada (Javali)da Seixas no dia 14 de fevereiro."

Adivinhem quem vai estar lá?

Claro, o dos montes e vales.

Depois de encher a mula, que tal uma jogatina de sueca com o da fruta? Equipa de pares perfeita: O das Seixas, o de Sebadelhe, o elimio e o emilio.As curvas para as mós e que vão parecer a IP2.
( espero que o carro não fique sem vinho(ohps! sem travões), pois essa de atentado , só se for ao pudor.

Estou mesmo a ver os olhinhos do milinho de St. Amaro, adesabafar com o milinho da fruta: " Então sempre vais abrir um lar para as velhas do Castelo?
Chiu:disse o empanado milinho. Não vês que com esse bafo nem distinguir os montes do rios consegues. Com tanto monte qualquer dia nem as frieiras resistem.
O de sebadelhe: ( Pessoa sábia de de trato nobre): Amanheee, vou ter com o ministro destas terras todas e peço um subsidio para todas as pessoas que se chamem emilios. Um Subsidio directo.
Pergunta o milinho de St. Amaro: Subsidio directo?
Sim, é directo porque não passa pelas vinhas, vai directo para o bandulho.

Peça a decorrer na quinzena da amendoeira a custo zero.

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O nome de Emílio Mesquita, que exerce o cargo de presidente da autarquia desde 2005, foi aprovado pela totalidade dos membros da Comissão Política Concelhia do PS.


ATÉ DAR PARA RIR.
AGORA A CONCELHIA DO PS LOCAL ( HOMENS DE MÃO DO MESQUITA, QUE NÃO TÊM VOZ)LANÇA UM COMUNICADO PARA A RUA , ONDE SE VANGLORIAM DA APROVAÇÃO DO MESQUITA PAR CANDIDATO...

ENTÃO SERÁ QUE ERA DE ESPERAR OUTRA COISA ?
SERÁ QUE HAVIA QUALQUER OUTRA HIPÓTESE ? NÃO BRINQUEM....
FOI UMA PERFEITA FANTOCHADA À MOUTINHO...

NO MINÍMO ..., SABENDO QUE MUITOS MILITANTES ANDAM DE COSTAS VOLTADAS PARA OS ENGRAXADORES QUE LIDERAM O PS EM FOZCÔA, ERA CONVOCAREM AGORA UM PLENÁRIO DE MILITANTES PARA REFERENDAR A ESCOLHA.
SÓ NÃO O FAZEM PORQUE TÊM MEDO DE UM CHUMBO.
DR MESQUITA FAÇA ESSA SUGESTÃO AOS QUE DIRIGEM O PARTIDO EM FOZCÔA.
QUEM NÃO TEME NÃO DEVE.
IRIA VER COMO OS MILITANTES REAGIAM AO SEU NOME

12:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este militante das 12.31, cheira a escrita de jorge castro lopes. Se não é anda lá perto.
Então será de crer que durante os anos que andas por cá, tu e a tua comandita do pilerio mais não aprendes a não ser o sabor da derrota. Parece que vais chegar ao final da tua vida politica e nada vais consegir a não ser conversas Kafqueianas com os outros frustrados da cantareira. Já não é a primeira vez que queres o puder ( tu , o sotero o fortuna etc) e o que consegues? Enquanto o Pinto da Costa cá do PS ( Moutinho) mandar o melhor é ir fazer campanha para outro sitio.
Qual é a credibilidade que tens?
Que apoios possuis?
Es mais serio que o Mesquita?
Não sei qual é o que dá mais sussego ao tribunal? Vai buscar o Sotero, mas será que tambem ele não se vê?O fortuna já não trabalha nas finanças , pois não?

E se não fosse o Mesquita candidato, quem colocariam ? Pelo menos este já sabemos com quantas garrafas se enche o homem.

6:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Mosquiteiro anda atrasado e como os comentatios vem muito tarde aqui vai a resposta ao grifo:
Para o jose grifo. Assinar grifo,anonimo, ze manel, tónio ,jaquim ou outra coisa qualquer é igual ao litro. Ninguem sabe quem é (Não me interessa saber quem é o grifo (abutre??)). O que importa é dar a conhecer aos eleitoras as actividades dos governantes que de outra forma ficariam na gaveta no segredo. assinado antonio pinto

8:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para o das 6 e 46'

quem colocariam na câmara ?

o girão. tem lábia, muda de cor como quem muda de camisa, está sempre com os mais muitos e tem pose.

estás a ver oh das 6.46
não foi preciso ir `bruxa.

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

porque será que este blog nunca fala do professor ribeiro e do antónio gouveia ?
será que andam feitos?, e o autor trata-os com luva branca ?

1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

resposta ao senhor ou senhora 6:01 AM:
espero que publiquem pois é a segunda vez que envio este comentario, os senhores sao democratas penso eu ou sao os verdadeiros ditadores que filtram os comentarios a favor do Dr.º Mesquita.

QUEM È QUE O SENHOR OU SENHORA È, PARA FALAR DO PASSADO DE UM CIDADAO COMUM, UM SER-HUMANO COMO OUTRO QUAQUER!!!! DEDUSO QUE SEJA UM ET.

TODOS NÓS SERES HUMANOS ERRAMOS, FAZEMOS COISAS BOAS E MÁS, E O SR OU SR.ª,FAZ?

QUANTO AO QUE FEZ O PSD NOS ULTIMOS 30 ANOS, JA LHE DIGO:

1º NADA;
2ºEDIFICIOS INACABADOS (EX: EDIFICIO PARA UMA POUSADA SR. A VEIGA, EDIFICIO PARA ACISVNFC LOGO A ENTRADA PARA O FUTORO MUSEU);
3ºPRES.CAMARA DO PSD, VENDEREM TERRENOS DELES A PROPRIA CAMARA E INVESTINDO EM OUTRAS PROPRIEDADES;
4ºFESTINHAS PARA TAPAR OS OLHOS AOS FOZCOENCES;
5ºNAO RECEBIAM O POBRE E O COITADO, POIS ISSO NAO OS COMPENSAVA, TINHAM VOOS MAIS ALTOS;
6ºENTRARAM FAMILIAS INTEIRAS PARA A TRABALHAR PARA O MUNICIPIO, COMO SE UM MENBRO SÓ NAO CHEGASSE, POIS O PÃO TEM QUE SER DIVIDIDO POR TODOS;
7ºNAO SE SOCIALIZAVAM COM O POVO, NEM NAS FESTAS NEM NAS ROMARIAS, PREFERIAM AGARRAR EM DOIS OU TRES E IR PARA FORA DE FOZ COA PARA O FAZER, PARA ELES AIMAGEM É MTO IMPORTANTE;

NAO LHE VOU DIZER MAIS NADA, MAS SE QUISER MEU SENHOR OU SENHORA RESPONDER-LHE-EI, APESAR DE NA SUA CONSDCIENCIA MORAR A RESPOSTA.

REALMENTE NAO HA COMPARAÇÃO POSSIVEL OU IMAGINARIA, E POR FAVOR RETIREM ESSES PLACARES RANHOSO DO MEIO DA VILA POIS, JA BASTÃO AQUELES QUE DEIXARAM E NAO SE CONSEGUEM REMOVER COM A FORÇA FISICA DO HOMEM, E SE QUEREM TR. FAÇAM UMA CAMPANHA DECENTE, SEM FITEIRICES,POIS NAO ACHO QUE OS SENHORES TENHAM CARA DE PALHAÇOS........

ANTIGA MILITANTE DO PSD, COM MUITA VERGONHA O DIGO, MAS HOJE O PS PODE CONTAR COM O MEU VOTO E SEM TACHO, POIS NAO PRECISO, E FAREI CAMPANHA POR ELES ATE AO FIM, E SE PERDEREM NAO VAO SER SÓ ELES, MAS SIM OS FOZCOENCES.

10:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para a "senhora" das 10:30

Canta bem mas não me alegra. Ou melhor fala e nada se percebe, e no final diz tudo. Diz que foi militante do PSD e agora tá com essa raiva toda?? não será frustação? fez-se militante para seu próprio interesse, meteu na cabeça que isso lhe daria o previlégio de arranjar um emprego, e depois ... NADA. Também eu fiz o mesmo à alguns anos, no entanto cheguei à conclusão que tinha nesno de trabalhar e não esperar pela MAMA. Minha senhora, continue a lutar por vila nova, sem olhar para si... se conseguir.

1:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para a senhora das 10.30

Respeito a sua opinião. Mas pense bem naquilo que disse. A senhora teve a coragem de dizer que o PSD e passo a citar" 4ºFESTINHAS PARA TAPAR OS OLHOS AOS FOZCOENCES;", a senhora vive no concelho? Então a maior caracteristica deste executivo é matar porcos, ao ponto de a mealhada querer por em tribunal o municipio de fozcoa, em que o Sr. presidente não falha uma festança, e por isso consideram-no como um bêbado, em que está cheio de dividas mas faz uma quinzena em tempos de crise gastando o que não tem e a senhora acha que o PSD fazia festas.As festas das vendimas, do emigrante e as matanças do porco em sebadelhe e na seixas ( frequentementemente) são a troco de que?

Por outro lado diz: 6ºENTRARAM FAMILIAS INTEIRAS PARA A TRABALHAR PARA O MUNICIPIO, COMO SE UM MENBRO SÓ NAO CHEGASSE, POIS O PÃO TEM QUE SER DIVIDIDO POR TODOS;É preciso ter coragem ou ser bastante burra e não estar dentro de nenhum assunto. Então quer maior familia que a do chéu. Quer melhor exemplo que a mulher do presidente, a mulher do moutinho , a mulher do vitor magalhaes, a mulher do bruno navarro,etc?
Então, a senhora não vê que apesar de ter algum tacho dado por este executivo, deve meter o rabo entre as pernas, pois pense nisto: Quantos pessoas do actual executivo e seus derivados, voltam aos empregos que tinham?
É o presidente, é o vitor sobral, é o moutinho, é o bruno navarro, é o vitor magalhaes, é o lemos pinto, são as esposas dos referidos anteriormente?
O PSD não fez nada. Muito bem. Se é casada, fez registo do seu camento no tribunal que o PSD fez, se tem filhos leva-os às piscinas cobertas e descobertas que o PSD fez. Se tem a sua mãe no lar, deve estar ou no lar de fozoa ou nos centros de dia de qualquer freguesia que o PSD fez. Se tem agua canalizada, é porque o PSD fez a barragem do catapereiro e saneamento basico em todo o concelho. Se o seu marido é desportista pode ir ao campo de futebol ou ao pavilhão gimnodesportivo que o PSD fez, e que quiser passear pelas ruas de fozcoa pode escolher entre o parque de st. antonio ou outras alamedas. Etc, Ect, Vousugerir o seguinte a esta senhora.
Apanhe o barco sra. da veiga, vá de autocarro ( apanham-se na estacão de camionagem) ou simplesmente vá ver um filme ao centro cultural pois está a preciar, pois a senhora não é fozcoense de certeza.
Obs: Não se deixe afogar não frieiras pois a ser assim terei de a mandar para abaixo da lameira. Sabe aonde isso fica?

1:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Campanha decente?
A senhora não se vê?

Quem é que pede curriculos de enfermeiras para as colocar na camara?

Quem é que diz que sofre atentados para se vitimizar?

Quem é que diz que faz lares de idosos para apanhar votos no castelo?

Quem é que faz passagens de ano à custa do nome da Sra da veiga e mais não estão lá cheu, milos e moutinhos?

Campanha decente quando se promete o mundo. Se não és loura, andas por lá perto ( desculpem as louras, mas neste caso pega bem )?

3:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O DR MESQUITA FINALMENTE JÁ ENCONTROU UM SUBSTITUTO PARA O FILTRO DO MOUTINHO.
AINDA BEM. JÁ NÃO ERA SEM TEMPO.
FICAMOS AGUARDAR.
( CONSTA QUE É O LOBÃO DA CAIXA )

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo da 1h36.
Já percebemos quem escreve aqui. A maior parte são laranjinhas o resto são rosas.
Alguém acredita que o que aqui se passa tenha alguma coisa a ver com o concelho? ninguém. Uns dizem que está tudo bem outros que está tudo mal. é por isso que o que aqui se passa não leva a lado nenhum.
Tu´es daqueles que dizem que está tudo mal mas que antes pelos vistos estava tudo bem, pois claro.
que os psd fizeram tribunal, piscinas, santa casa, lares, alamedas, centros culturais. Fazes mal em querer enganar as pessoas. todos sabem que foi o estado quem fez essas obras quase todas e por isso é que todos os concelhos quer sejam ps quer sejam psd têm isso tudo como nós. E achas mesmo bem comparar as obras de uns fizeram durante 30 anos com as de outros durante 3? achas que isso é ser sério?
Que Deus te perdoe.
E depois falas dos tachos? pois olha anónimo. nisso estou mesmo do lado do Mesquita. É que ele deu tachos, mas são tachos que acabam quando o povo lhes tirar o poder. os tachos que o psd deu foram diferentes. foram para toda a vida. tens dúvidas? basta veres onde estão empregados a maior parte deles. e temos de os aturar até se reformarem.
Depois deste tempo todo a ler blogues já ninguém acredita que o interesse dos que escrevem aqui seja Foz Côa. Negativo. É o interesse deles e dos grupos deles.
Tenho pena que Foz Côa continue com gente desta.

11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parece que temos novo filtro... mas este nas ultimas estava a filtrar para outros lados... no seu melhor... é sempre bom ver quem muda de lado, como quem muda de camisa, estas enganado que a tua filha ninguem compra nem em saldos

2:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

resposta ao anonimo 1:36 AM

falta justificar estes pontos:
faça o favor

1º NADA;

2ºEDIFICIOS INACABADOS (EX: EDIFICIO PARA UMA POUSADA SR. A VEIGA, EDIFICIO PARA ACISVNFC LOGO A ENTRADA PARA O FUTORO MUSEU);

3ºPRES.CAMARA DO PSD, VENDEREM TERRENOS DELES A PROPRIA CAMARA E INVESTINDO EM OUTRAS PROPRIEDADES;

5ºNAO RECEBIAM O POBRE E O COITADO, POIS ISSO NAO OS COMPENSAVA, TINHAM VOOS MAIS ALTOS;

7ºNAO SE SOCIALIZAVAM COM O POVO, NEM NAS FESTAS NEM NAS ROMARIAS, PREFERIAM AGARRAR EM DOIS OU TRES E IR PARA FORA DE FOZ COA PARA O FAZER, PARA ELES AIMAGEM É MTO IMPORTANTE.

O SENHOR É DE FOZ COA, SE O É NAO PARECE, SÓ VE FRIEIRAS Á FRENTE E O RESTO, VÁ AO OCULISTA OU VISITE A TERRA DE VEZ EM QUANDO.
QUANTO AOS MEUS FILHOS OU A LIGAÇÃO QUE TENHO EM FOZ COA NAO LHE DIZ RESPEITO, QTO A TACHO, NAO PRECISO NEM DO PS NEM PRECISEI DO PSD,MAS GOSTO MUITO DA MINHA TERRA PARA A ENTREGAR NOVAMENTE AOS LOBOS VESTIDOS COM PELE DE CORDEIRO.

AINDA NAO PERCEBEU! ISSO JA É UM PROBLEMA QUE VAI TER QUE TRATAR, SECALHAR É MELHOR IR AO MEDICO, DEVE TER UM PROBLEMA DE AMNESIA OU PODE SER MUITO MAIS GRAVE "DEVE TER A MANIA".

9:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom comentário anónimo 11:59 AM.
A realidade fozcoense está muito bem descrita no teu comentário.

A única ideia positiva dos blogs é a divulgação daquilo que muita gente pensa, mas nunca tornou público. Estar como anónimo dá muito jeito, não existem consequências nem choques com outras pessoas. A ideia de que é uma cobardia é um mito pois quem critica também o faz de uma forma anónima ou põem um nome fictício.
Gostaria de salvaguardar que já passaram por aqui algumas ideias boas é pena que apesar da democracia existente no Vassouradas do Côa (o único) o tema seja sempre o mesmo. Continuo a dizer existem outros poderes na concelhia que ninguém põe a nu nos artigos publicados é pena.

A cegueira é muita ...

AVISO AO PSD:

A 1ª derrota foi difícil de digerir a 2ª vai dar congestão de certeza.
Esperamos que o PSD local não tenha de ir todo para o Hospital da Guarda com problemas de digestão.

AVISO GERAL:

Gostaria que houvesse várias alternativas válidas nas próximas autárquicas para o Povo escolher livremente.

A dinâmica que existe para resolver os problemas da crise mundial têm que chegar ao nosso concelho o mais depressa possível.
A ignorância não pode continuar a ser a nossa maior aliada.

12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Texto enviado à imprensa escrita
- I –
DAS GRAVURAS RUPESTRES DO CÔA AOS TEMPOS DE ALÁ

Naquele tempo, nas terras do vale do Côa os aborígenes instalaram-se no poder e guerreavam-se entre si, lançando pedras (lascadas e sem qualquer polimento) de molde a conseguir o sangue das vítimas que, por não cultivarem ainda a vinha, usavam como bebida, para saciarem o seu desejo de vingança e patentearem o seu poder.
Esses indígenas eram já Pessoa, no sentido de que eram, pelo menos, capazes de ter uma expressão cultural – desenhar na pedra os outros animais que habitavam o local com eles.
A estes chamaram selvagens … primitivos.

Os tempos passaram e depois do trânsito de outros povos, desde os bárbaros aos mais civilizados do Império, chegaram aqueles que construíram mesquitas, verdadeiros centros do poder, onde, a pretexto da veneração, se arquitectavam as conquistas, as intrigas palacianas a disputa das Messalinas dos outros impérios, e donde partiam as hostes ao ataque aos que se atreviam a querer olhar para mais alto, designadamente para o trono do imã.
As mesquitas eram os lugares de concentração do culto, por onde vagueavam os sacerdotes domesticados que, ao mesmo tempo, lançavam as loas ao imã, faziam guarda à sua porta, com as suas mulheres e filhos.
A estes chamaram os civilizados democratas.

- II –
O TEMPO DO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

Na era de Nosso Senhor Jesus, ano 2009, do nascimento, no entardecer do primeiro mês, sucedeu no Fórum destas terras um exercício de apuramento da verdade exigido pelo edil Emílio António Pessoa Mesquita, perante a pretora desta comarca, Ana Barão, por não aceitar que o representante e promotor do Estado e da Lei, dissesse que tinha cometido crimes. Isto porque, escreveu, lhe causaria sempre um incómodo (sic fls. 825); o edil, na senda do seu Deus máximo, não se podia ver sentado no banco do réu, pois isso seria um incómodo.

Ora, o magistrado encarregado pelo Estado Português de averiguar a verdade, conclui, acusando o edil Mesquita que este, ao afirmar por escrito e tornando público, que o seu subordinado na hierarquia da edilidade Aurélio Adriano Jorge encontrava-se (no dia indicado) visivelmente embriagado, que era público e notório que apresenta reiteradamente sinais de alcoolismo, … que atentam com a dignidade do seu cargo e função, … apresentando sinais de transtorno psíquico, não eram injúrias ou difamação mas, espanto dos espantos … causavam-lhe, a ele, edil, incómodo.

E, num laivo de pena, de compaixão exclama o Edil Mesquita a fls. 825 vº.: A correr menos bem, não gostaria o arguido (referindo-se a ele, edil Mesquita) de ver devassada a vida do participante em pleno Tribunal, com as consequências evidentes. Quer dizer o edil Emílio afirma que no Tribunal se pode devassar a vida das pessoas e daí tirar-se consequências …
Em total perplexidade teremos de dizer que o edil é licenciado em direito…

Mas não espanta, pois correu-lhe mesmo mal … o que levou a Senhora Juíza a escrever na pronúncia (decisão instrutória) que o Edil Emílio cometeu quatro actos ilícitos – e não um como pretende, sendo que o comportamento do edil Emílio Mesquita com as expressões (dirigidas ao Adriano Jorge) e … as insinuações ofensivas da honra e consideração pessoal do visado, objectiva e subjectivamente, fazendo incidir sobre este as inerentes suspeitas de distúrbios mentais e físicos … considerando que o edil Emílio Mesquita é indiciariamente criminoso, pois contrariamente a que esperava, escreve a Senhora Juíza, que, o dito Edil Mesquita, com tal comportamento se constitui indiciariamente na prática de crimes de injúria e crimes de difamação, vendo ele, a sua vida devidamente averiguada, não devassada de molde a saber-se que é indiciariamente criminoso, já que os actos são dele, e não do tribunal, sendo o Adriano Jorge a vítima dos seus indiciados crimes.

Mas o Adriano Jorge não tem, para devassar na sua vida mais do que a manifestação pública de se querer candidatar a Presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa: Do alto do seu púlpito, qual imã, não admitiu o edil Emílio tal manifestação, vinda de um qualquer engenheiro que até era funcionário, a quem ele havia reconhecido mérito, despacho do próprio edil Emílio de 2.5.2005, de tal modo que o colocara responsável pelo exercício das funções de Chefe de Divisão de Higiene e Meio Ambiente e de Chefe de Divisão De Educação Cultura e Desporto, em acumulação com as funções que exercia, isto porque, o mesmo edil considera que tais funções devem ser exercidas por quem possua um maior grau de competência para o exercício das mesmas (sic do despacho).
A vida familiar do Adriano Jorge era conhecida de todos nesta comunidade sabendo-se a profissão da sua mulher, que não está, nem esteve, ligada cultural e activamente a qualquer grupo ou instituição da terra, a sua casa todos enxergavam onde está e se teve ou não obras. O seu trabalho na Instituição é, como se disse, reconhecido, sabendo-se de todos os pareceres e assessorias, de todas as ligações e onde é o escritório onde exerceu as suas funções, sem ter outras.

É de tal modo o desejo de vingança do edil contra o participante, (como este chama ao Adriano Jorge) que a Meritíssima Juíza escreve mesmo … O arguido podia e devia (até porque a sua formação em Direito assim o permitia) ter destrinçado entre o que é conclusão – sinais de alcoolismo, sinais de transtorno psíquico, abuso do álcool – e o que são factos … e cingir-se apenas a estes…
Mas ao arguido não importou apontar factos, dado o que lhe interessava era beber o sangue do Adriano, porque, mesmo já tendo sido inventado o vinho, tal já não o saciava, no seu conceito de democracia e como tal, vai de, ainda no dizer da Meritíssima Juíza, fazer recair imediatamente um juízo de valor sobre o assistente, com a carga pejorativa que lhe está subjacente, sem ter base sólida de sustentação para o efeito não se coibindo de dizer mesmo perante o juiz que só fazia tais afirmações porque correspondem ao que houve vulgarmente faltar…; como sói dizer-se emprenhando pelos ouvidos.

E faz a Meritíssima Juíza algumas recomendações ao edil Emílio Pessoa: deverá interpretar parcimoniosamente as notícias – isto é, não pode continuar a ouvir o que as orelhas que introduziu a seu lado, sem formação dizem; o alto cargo exige maior comedimento e contenção … e um comportamento mais rigoroso ao proferir despachos, isto é, não assinando o que aparece à frente.

E termina a Meritíssima Juíza: o edil redigiu e assinou despachos baseados em conversas … e no ouvir dizer.

Triste o coração de quem é capaz de, para se vingar, usar as pedras lascadas e mesmo as polidas, e beber o sangue dos que o rodeiam.

3:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Adoro a coerencia de determinadas pessoas.
Como se pode criticar o anonimato, quando se seguida se assina como anonimo.

A digestão do PSD não será feita porque não anda em tainadas.


Senhor presidente: Tem razão , o pessoal do PS de Fozcoa é inegurmena e falta de massa cinzenta.
A nata está no PSD.

3:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O SR MARRCO DO O....

Com o tempo k tem aí disponivel na câmara municipal ja deve estar farto de ler sempre nos blogues o mesmo tema.
Provavelmente a culpa tambem é sua ja reparou que é a propria presidencia socialista ainda nao mostrou ao humilde povo que por cá se arranja um motivo de satisfação plo vosso invulgar desastroso desempenho na gestão autárquica.
Por falar em idas ao hospital esta facção do ps que (des)governa foz côa é que ja deve ter tido umas consultas de gastroentrite com a azia que lhe dá não ver o PSD dividido nen arrasado pla anterir derrota.
Mas sim regenerado e com gente capaz de contruir uma alternativa com real valor à actual ( o que não é dificil) As Urgencias por cá ainda nao fecharam tal como em todo o Distrito falta saber quem vai lá dar entrada no dia das próximas eleições autarquicas.

P.S.- Gostei muito do Boletim Municipal em k a grande capa era GANHAMOS O SERVIÇO DE URGENCIA
já lá vão 2 anos talvez é uma maneira de ver que esta presidencia nunca ganhou nada nem me parece capaz de ganhar algo.
Umas azias e dor de cabeça eles ganham.

Boa Viagem.

6:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fozcoenses
Vamos fazer um Jogo

Escrevam todos os emilios e emilias que conheçam e tirem as conclusões.

Eu começo:
Emilio (Mesquita)
Emilio (Fruta)
Emilia(Panela)
Emilia (Subserviente)

8:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a nata esta no psd, concordo plenamente,mas que tipo de nata... de leite de vaca, ovelha, cabra.......,nao conseguis desfarçar esse nariz empinado.
Estes comentarios, atitudes que tivestens durante estes 30 anos continuais a telas e a tratar mal o povo.
Ides novamente de vela....o povo nao quer a nata da nata, mas sim pessoas como eles, aquelas que chamais de burros, declaradamente nesse comentario infeliz...
Burros sois vós ó natas das natas e engravatados e bons falantes, no fim cai a mascara e o que sois! NADA! Trabalhai mais, falai menos, se o souberens fazer!
VOTO DRº EMILIO MESQUITA E O POVO DE FOZ COA ESTA COMIGO, VAI SER A VOSSA MAIOR DERROTA..LAMENTO..IDE-VOS ACOSTUMANDO COM A IDEIA...(SE TIVER ERROS O PROFESSORZINHO QUE CORRIJA OU QUE ME DE O TPC)... SOIS UMA CORJA QUE NEM RESPOSTAS VALIDAS E CONCRETAS SABEIS DÁR.

8:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É triste só haver duas familias em Foz Côa.

12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1-Por haver quem ache que os unicos edificios inacabados de foz coa são culpa do psd é que o dr. mesquita tem votos: quem diz um disparate destes só poder ser desprovido de massa cinzenta.(se não estão acabados foi porque o dr. Mesquita não os acabou... nem sei porque me dou ao trabalho de explicar o óbvio...mas há cabeças duras....)

2-Dizer que não se juntavam com o povo nas festas e romarias-(quer dizer que não se juntavam consigo e nessa altura não havia porcadas á custa da camara, então não era possiel convidar a sra.porque de resto toda a gente os via nas festas. Mas se para si conviver é preciso ficar na festa até o vinho acabar, aí tem toda a razão, nunca se prestaram a esses papeis, pois á que dar o exemplo- beber com moderaçao e se conduzir não beba. Além disso por haver festa não quer dizer que no dia seguinte não se trabalhe .
3- quanto a não receber o pobre e o coitado, está redondamente enganada até á vinda do dr. Mesquita todos os presidentes tinham um dia próprio para receber directamente (sem filtros)qualquer cidadão que o deseja-se fazer ( ao que parece foram muitos), secalhar a sra. não foi porque, nunca precisou , porque não é pobre nem coitada.
4- Quanto a entrarem familias inteiras para a camara , deve estar a referir-se aos ultimos 3 anos (pôs um zero a mais).Que eu me lembre o Gouveia era criticado pelo psd por por tantos socialistas na câmara e isto era na altura, conversa de café.
5- Vender terrenos para a autarquia , só se estiver a falar do sr. Moutinho , e dos terrenos pousada de junvetude, que quando soube do interesse , resolveu comprar os terrenos daquela zona, visto que o que ele tinha lá nao dava para fazer nem a casota do cão, assim pagou a um preço baixo e vendeu a um preço alto.Usou informação previlegiada para proveito próprio (foi comprar de próposito, para se aproveitar da situação...entendeu?), não tinha nenhuma herança,nem eram um grande proprietário , como acontece com outra pessoa que já têm os terrenos e depois são expropriadas.
Quanto ao resto nem merece explicação....pois o mais cego é aquele que não quer ver...

5:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alerta-Alerta- furaram a rede do mosquiteiro, o coitado está em apuros.

5:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que vergonha aquele mamaracho em frente da Câmara Municipal.
Tanto espaço nesta terra e ali vão encafuar tudo.
RUUUUUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAA.

6:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

discursos de meia hora n0 clube caça e pesca.será que o mesquita pensa que as pessoas são estupidas?

10:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

falemos do PSD, ouvi dizer que em 3º já não vai uma senhora mas sim o Agnelo Burcio,

Ora temos um nas pedreiras e agora vai outro para a câmara. Quem é este Nelo que mina tudo onde está para se orientar. Já deu com os pés a quem lhe deu emorego, piscava o olho ao Abilinho recolhendo-lhe assinaturas para uma lista na casa do Douro,

se alguem souber algo, escreva

2:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem era a Senhora?
A Maria Emilia, a Lurdes Mosca .............

1:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A minha filha e os colegas queixam-se que por vezes a comida não chega na cantina da escola. Então a cozinheira com tantos anos de experiência ainda não consegue acertar nas quantidades? Ou será que depende da catadura do dia? para o chefe lá do sítio são estas as muito boas cozinheiras??!!!

1:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 2:00

Por acaso até sei um pouco mais e passo a dizer:
ès um otário que não sabes o que escreves, aliás és tu próprio que o dizes Quando referes "se alguém souber algo escreva".
Deves mesmo informar-te primeiro antes de escrever senão fazes a figura que estás a fazer.

5:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho-me apercebido que á medida que se aproximam as eleições, aparecem com mais frequência comentários em que se diz mal do ps e do psd (no mesmo texto).Isto não tinha importacia e até era louvável, se fosse expontâneo ,mas não é. Aparecem como herois que podem resolver todos os problemas do concelho e dizem-se idependentes e fartos de guerrilhas politicas como por EX:o blogue FOZ COA "LIVRE" que , passo a citar "Tem por fundamento libertar Foz Côa da corrupção partidária que não deixa o concelho desenvolver-se." Não passa de um novo isco para que os foscoenses mordam e sejam apanhados novamente na mesma, REDE.Se não vejamos e passo acitar o mesmo blogue FOz COA LIVRE novamente "POR UMA VERDADEIRA MUDANÇA
UMA NOVA EQUIPA DO P.S. para acabar com:

-TACHOS
-DESILUSÃO
-INCOMPETÊNCIA
-DITADURA
-PERSEGUIÇÃO
-CHANTAGEM
-VAMPIRISMO
-MENTIRAS
-DINHEIRO MAL GASTO"

Não pecebo como se intitulam como altennativa ao P.S.e ao mesmo tempo uma nova equipa do P.S. e ainda mais incrivel"INDEPENDENTES".
Por não terem consegiudo impor a lista dentro do ps vão tentar de outro modo, fazendo de conta que não são responsáveis por terem posto na camâra Municipal, o dr Emilio Mesquita, mas são responsáveis sim, porque foram os mesmos que fizeram parte da lista do ps nas ultimas eleições. Se não concordam com a governação do dr. mesquita tiveram boas oporunidades em fazer oposição , não aprovando ordenados para "tachos" nem deixar que houvesse dinheiro mal gasto, todos pactuaram; agora como querem aparecer como alternativa? É preciso ter cara de pau ou então não ter vergonha .....tiveram quase 4 anos sem fazer nada porquê?
Não se importaram com as consequencias da má gestão camararia? Então são irresponsaveis e incoerentes....

6:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 6.35
Se fosses no minimo inteligente farias um comentario para reforçar o mal desta gestão autarquica e deixavas aqueles que não acreditam nem no emilio mesquita nem no gustavo.
devias tambem no teu comentario mesquinho, pensar como ganhar a confiança daqueles que não acreditam no emilio mesquita,porque doutra forma se calhar estás a empurra-los para o partido em que estão inseridos ou em vez de votarem na alternativa podem votar em branco e aí já estais a perder.
vou-te dar um conselho: pensa sempre em ganhar votos e não desperdices a tua pouca inteligencia ao afastar da alternativa os que não se revêm nesta gestão danosa.

O silencio dos não inteligentes dão votos por isso cala-te e nao queiras ser aquilo que ès...

9:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para o anónimo da 5,23 não seras tu o viosado. Pelo visto não sabes nada e escondestes por detras das duas senhoras que trabalham contigo (uma tua esposa) e aproveitas-te do trabalho delas para dizeres que es tu que o fazes.

mais um Xico esperto no PSD

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto andais nestas brincas, o Moitinho come-vos as papas. Inda haveis de o ver adjunto do governador bruninho-

5:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas desde quando é preciso reforçar a má gestão autarquica actual? Todos os focoences a sentem na pele.O que não queremos é mais um grupo de oportunistas... e isto não é falta de inteligencia, chama-se prevenção.Devemos alertar para todas as situações menos claras.Perece que então já a contar os votos e têm medo de Quê...que votem Mesquita? ou nesses mascarados de independentes? Venha o diabo e escolha...Os partidos politicos pelo menos têm te prestar contas a alguem....e tem regras...

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos falar de gestão autarquica.

O emilio mesquita( desculpa, pá, mas é assim que te trato), sente que tudo está ingovernável. NA Assembleia de sexta feira passada mostras-te isso mesmo. Não sabes o que andas aquia a fazer, o que deves e a quem deves. Nâo sabes que não és o presidente( nunca o foste) pois o de freixo tira-te o tapete constantemente( A titulo de exemplo vê a mulher que ele te esta a propor, e mais tu queras a outra e não te deixaram) Comes tudo o que te poem à frente e depois enervas- te e perdes o vwerniz que não tens com pessoas que te querem abrir os olhos.
Das duas uma : Ou és mesmo fraco, e então não há nada a fazer. Ou então não tens personalidade nem força para abdicar de certas pessas. ( Moutinho e os de freixo)

SEr presidente de uma camara é preciso ter mais nivel, e o teu só se for a passagem de nivel do pocinho.

3:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sou a SOMBRA.
A partir de hoje serei a presença que os EMILIOS NÃO QUEREM.ESCREVEREI sempre que necessário.

Segunda Feira- Mais uma machadada no vinho de santo amaro.

Assina: Sombra.

3:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AVISO À POPULAÇÃO:
Já começaram as festas da amendoeira em flôr.
Por favor façam chegar este aviso ao vereador das Tomadias.
Ninguem o encherga... que vergonha, mostra o respeito e orgulho que tem por esta gente e por esta terra.

8:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O das 3:48 (Sombra)

Pede ao Castro Lopes para te ensinar a fazer um Blog, pois ele está bem com os do ps e os do psd.

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

MILO AO PODER.

MILO A PRESIDENTE DA JUNTA.

Assina: SOMBRA

6:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Paulo A. J. L.

A Lei Orgânica n.º 3/2006 de 21 de Agosto mais conhecida como “Lei da paridade”, que passo a citar diz, “As listas para a Assembleia da República, Parlamento Europeu e Autarquias locais são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos”. Obviamente que tem mais desenvolvimentos que terão os senhores leitores de consultar, pois para mim importa esta primeira parte para julgar as estratégias que estão a ser elaboradas pelos maiores partidos do Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

No dia 02 de Junho de 2006 o Presidente da República vetou o documento justificando o veto por não aceitar que os partidos cujos órgãos foram “democraticamente eleitos” não tenham liberdade de organizar as suas listas; em zonas “menos povoadas e mais envelhecidas”, haveria sérias restrições à organização das listas em eleições locais; e por fim o texto da Lei da Paridade inibe a “liberdade de escolha do eleitorado”.

Para Cavaco Silva, o diploma optou por um dos “regimes sancionatórios mais rigorosos da União Europeia”, ao invés de seguir “outras soluções adoptadas por vários Estados, correspondentes às melhores práticas”, lê-se no documento disponibilizado pela Presidência da República.

Assim, embora não fazendo parte dos cadernos eleitorais como eleitor do circulo de Vila Nova de Foz Côa, por razões que o tempo me tirou, penso que nesta primeira fase, ou seja, eleições de 2009 os partidos dos círculos do interior como é o de Foz Côa, deveriam manter as estruturas tal como estão, seja formada por quem tem mais Now How político, por pessoas (independente do sexo) com trabalho feito a nível social, e não por obrigação. Chamem as senhoras, mas façam-no acenando-lhes com possibilidade de mostrar o seu valor, e não por mero cumprimento de uma Lei.

Gostaria de livrar, por um lado a Senhora Eng.ª Cristina Lobão do enxovalho estúpido e bacoco a que tem sido sujeita, sendo julgada por questões que não são da senhora, e por outro a Senhora Dr.ª Maria João que menos têm falado, mas provavelmente irá ser sujeita ao mesmo julgamento social. Por isto, estas e outras senhoras serão bem vindas, mas depois de cumprirem os seus trajectos políticos normais.

Eu falei nestes nomes por serem os mais ou menos falados pelo povo, no entanto sei, ou penso saber, que nas diferentes comissões políticas estão a estudar a enorme possibilidade de constituírem as listas apenas com Homens, do qual resultaria, tanto quanto sei, de perda de alguns “trocos” para a suposta equipa que ganharia a Câmara. Do lado do PS é um Individuo de peso a juntar aos dois elementos do actual executivo, e do lado do PSD, a juntar ao Eng.º Gustavo, que penso já ser oficial, dois jovens que fazem parte da sua comissão politica, que não conheço, mas sei que são sérios e com nome em alguns sectores. O que daria uma luta muito boa, de onde sairia um executivo de valor para o concelho, muito à custa das oposições.

O meu partido ficaria a ganhar com este aspecto, não menosprezando os opositores, porque apresentava um homem para o presente e principalmente para o futuro, tentando no imediato, limpar a péssima imagem que tem deixado nestes últimos anos.

Força Doutor…

1:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o Milo a presidente só sefor para puxar uma junta de bois.

9:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Digam -me lá, que mais-valias é que essa Dra. Maria João poderá trazer ao PS?

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado à Câmara Municipal pelos belos espectáculos musicais que nos tem proporcionado.

3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O desfile deste ano superou todos os anteriores. Parabens

12:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Queria deixar aqui uma questão?
Alguém sabe porque é que há algum tempo não saem as crónicas dos jogos das camadas jovens do Grupo Desportivo no Jornal Quinzenal de Foz Côa?

10:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do desfile. este ano estava interessante. St. Amaro superou todas as expectativas. É mesmo etnografico apresentar aquelas muçoilas todas. Então a gorda não sei aonde foram desencantá-la. deve ser o par do milo. Pena é que passaram para sima e para baixo já não vieram. Só pagaram metade?

Tenha juizo Sr. Presidente. O desespero é enorme, pois trazer marchas para fozcoa ?

11:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DÁ PARA RIR...

PELOS MOTIVOS QUE SE INVOCAM...

AUTARQUICAS '09

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila Nova de Foz Côa aprovou o nome de Emílio Mesquita, actual presidente da Câmara Municipal, para assumir a recandidatura ao cargo que exerce desde 2005 nas eleições autárquicas deste ano.

A recandidatura de Emílio Mesquita justifica-se por duas principais ordens de razão:
pelo seu excelente mandato ( SERÁ QUE ESTÃO A GOZAR ?) que catapultou Foz Côa para níveis de desenvolvimento nunca antes alcançados (ONDE ESTÃO ELES ?), e pelo facto de ter sido o primeiro candidato eleito nas listas do PS a conseguir pôr termo a 30 anos consecutivos de desgovernação do PSD ( EXEMPLIFIQUEM ONDE ESTEVE O DESGOVERNO ), protagonizando uma viragem política sem precedentes na vida do município ( ESPERAMOS QUE NÃO SE REPITA,OU ENTÃO ANDA TUDO BÊBADO ...).

Tratou-se “de uma escolha natural”( QUERERÃO DIZER BASTARDA ???), não havendo “lugar a qualquer indefinição”, segundo a Concelhia de Foz Côa.

Foi com a gestão de Emílio Mesquita( O QUE É QUE O MESQUITA OU O DEDO DO MESQUITA TEVE A VER COM AS OBRAS QUE SE ENUMERAM COMO SUAS ???), dizem, que o concelho pode finalmente verificar o avanço de um conjunto de obras que há muito eram reivindicadas pela população, como é o caso do Museu do Côa, o IP2, a EN222 ou o IC34, entre outras ( QUAIS OUTRAS ? ), acções que estavam prometidas desde há muitos anos e que as anteriores gestões a cargo do PSD foram sucessivamente adiando mostrando assim a sua incapacidade de empreender.

Das várias iniciativas dinamizadas pela autarquia, sublinha o PS, sobressai a aposta que a actual equipa camarária tem vindo a desenvolver em prol do sector turístico( TAINAS,TAINADAS E BORREGADAS ), mas também a atenção que tem dedicado à população mais idosa e carenciada( EXCURSÕES PAGAS COM O DINHEIRO DOS VELHINHOS QUE VIAJARAM E COM O DAQUELES QUE FICARAM EM TERRA E NÃO APROVEITARAM ), ou ainda o importante investimento que tem canalizado para a área da educação( COM O MAGALHÃES QUE NÃO FOI ELE QUE COMPROU...).

“Estamos certos de que só com a vitória do Partido Socialista será possível transformar Foz Côa num concelho moderno ( EM QUÊ ?,JÁ COM MAIS DE 700 ANOS DE VIDA !! ), mais afirmativo ( SÓ SE FOR NOS FOGUETES..) e desenvolvido”, dizem os socialistas, sublinhando ainda que um dos combates que se colocam aos responsáveis autárquicos “é inverter a desertificação e o desemprego” ( SÓ AGORA EM FIM DE MANDATO É QUE SE LEMBRAM DESTES TEMAS ), fenómenos que colocam o município perante a urgente necessidade de encontrar as soluções (ANDARAM QUATRO ANOS ÀS CÉGAS E AGORA DEPOIS DE IREM AO SANTO AMARO MILAGREIRO, ABRIRAM OS OLHOS ) vão ao encontro do interesse da população ( MELHOR DIZENDO DO GRUPELHO QUE ANDA À VOLTA DA MESA ), das suas necessidades (AJUDAS DE CUSTO, SUBSIDIOS..) e das suas aspirações (UMA REFORMA DOURADA ).

O Partido Socialista de Foz Côa relembra que se assume como uma força política responsável, cujo único objectivo é “trabalhar exclusivamente ( PARA O TACHO DE MEIA DÚZIA ) para o desenvolvimento do concelho”( SÓ SE FOR NA PRAIA FLUVIAL ), evitando desvios( BEBAM MENOS PARA NÃO SE ENGANAREM ) minados por “ambições pessoais e assentes na injúria”, ou em campanhas eleitorais “demagógicas e populistas, centradas na falsidade e na difamação”.( BOA CONCLUSÃO DE QUEM ANDA TOLDADO PELOS LICORES... )

7:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Qual é o auxiliar da escola (agora da autarquia) que dizem que tem um horário vip (diferente de todos os outros), não se sabendo bem por quê? Será que é por ter uma actividade paralela?
Já que a escola não quer ver estas coisas, que seja agora a autarquia a tomar conta destas ocorrências.

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

REINVENTAR O 25 DE ABRIL

A queda do antigo regime e a consolidação da democracia ao longo destes 35 anos, é por si só um facto indesmentível e que foi crucial ao nosso desenvolvimento. Porém, está chegada a hora de deixar de comemorar o 25 de Abril como se da nossa carta de alforria se tratasse.

Os fazedores da revolução devem retirar-se para as suas reformas, na maior parte dos casos douradas e dar lugar aos que consideram a democracia, um lugar comum do dia-a-dia.

Os partidos políticos devem fazer uma revisão profunda da constituição, refundando uma nova democracia, a saber:
-reforço dos poderes presidenciais;
-participação de associações da sociedade civil em todos os actos eleitorais em coligação ou não com os partidos políticos;
-implementação de circulos uninominais, pois os eleitores têm a obrigação de conhecer os eleitos e pedir-lhes contas;
-reconhecimento do líder da oposição.

Os partidos de poder com maioria absoluta devem passar a respeitar os outros partidos como seus pares e as discussões de projectos na AR, passar a ser analisada como situações de interesse nacional e não partidário.

Enfim, quando o sistema político passar a ver mais longe que o umbigo, todas as outras áreas serão impelidas a ser mais capazes e eficazes, até lá iremos sempre permanecer neste marasmo, até que surja El Rei D Sebastião numa manhã de nevoeiro.

Já dizia Camões n'Os Lusíadas: "fraco rei, faz fraca forte gente", grande previsão a do poeta no Sec. XVI para os dias de hoje.

3:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A inveja ou a ignorancia é uma coisa muito feia, anónimo das 2. 19 pm.
Sabes porquê?
Estás levantado às 6.30 para veres o trabalho desse funcionário? Ou estás com os cornos na cama e nada vês?
Consegues tu ser auxiliar e pôr muito dinheiro no bolso da escola( se é que lá trabalhas?), a fazer coisas que não são da sua competencia, tais como massajar entorses, compor canos, torneiras e fazer de tudo um pouco.
É pena que os blogs sejam utilizados de uma forma incorrecta pois deveriam tambem servir para se dar liçõe a estupidos como tu.

Sou um amigo deste pretenso funcionario, mas sou acima de tudo uma pessoa atenta que sabe que são as pessoas competentes e as que não são.

Se calhar és daqueles(as) que passas por ele e curvas esse teu dorso estupido perante ele.

Fica atento(a) ao trabalho dele e certamente não será por ele que a escola anda mal. Pelo menos não dá à lingua nem se pavoneira na passarele.

És do PS não és? logo vi.

6:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 2. 19.

Por falar de actividades paralelas?
Como eu te compreendo?
Estás a falar do Chéu, do Gil, ou do Patricio.
Explica-te melhor?

6:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

resposta ao 7.28

deve andar mal da vista e deve empranhar pelos ouvidos....vá ao medico tratar-se.....e tem a lingua muito comprida, o que tm a mais corte.... e nao tem massa cinzenta tem que fazer uma cirurgia......e nao tenho mais nada para lhe dizer, senhor esperto...à lembrei-me doutra coisa, nao deve ser fozcoence vá ladrar para a sua terra, porque nos aqui apoiamos o Dr.º Emilio Mesquita, ja deu provas mais que suficientes daquilo que é capás.

quem tem que beber menos é o senhor, pois para dizer tanta barbaridade!!!!!!!!

10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Valia a pena os Socialistas cá da terra reflectirem nas palavras de MANUEL ALEGRE


Alegre concorria contra o PS, se pudesse.
Histórico socialista admite continuar ligado ao partido, mas com condições.
Ha dias, 7.3.2009, Manuel Alegre afirmou, em entrevista ao jornal «Expresso», que, se a lei permitisse a candidatura de movimentos independentes às eleições Legislativas, avançava já este ano.
Na entrevista, o histórico socialista reconhece que esticou a corda «quase até ao limite» e revela as suas condições para se comprometer com o PS na próxima legislatura.
«O essencial é o reconhecimento do espaço próprio que eu represento e saber se isso é compatível com uma relação com o PS», diz Alegre, garantindo que não vai abdicar da sua posição em matéria de Código Laboral, avaliação de professores, taxas moderadoras, etc. «Se isso for respeitado, podemos conversar».
Uma candidatura à Presidência da República «não está nos planos» do histórico socialista, «assim como não estava em 2006 e de repente aconteceu», diz Alegre, não pondo de parte que possa voltar a acontecer.
Criticando o Congresso de Espinho, a que não assistiu, afirma que Sócrates «está mais sozinho do que parece» e aconselha-o: «Devia falar mais comigo do que com alguns dos seus indefectíveis».
E por cá !!!

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

UM TEMA SOBRE O QUAL DEVEMOS REFLECTIR NESTES MOMENTOS DE CRISE E COMO VENCÊ-LA.

A crise não poderá ser vencida se os mesmos rostos do passado - os amigos e aliados de Bush - continuarem a governar a Europa, temendo as rupturas

Portugal é um Estado-Nação que celebrou 689 anos de independência, dentro das mesmas fronteiras, que tem uma fortíssima identidade nacional e se orgulha da sua história. Libertou-se, sem qualquer ajuda externa, de uma longa e cruenta ditadura imobilista, sem efusão de sangue, graças à Revolução dos Cravos, como foi chamada. Foi uma revolução de sucesso, como hoje é consensual, que impressionou a Europa e o mundo, a partir da qual foi possível pôr fim às guerras coloniais, estabelecendo com os novos países independentes, excelentes relações de cooperação, de solidariedade e de defesa da língua comum, no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Entrou, depois, na CEE, hoje União Europeia, desenvolvendo-se, sem paralelo com o passado, no quadro de uma democracia pluralista e pluripartidária e estabelecendo relações de grande amizade e cooperação com a nossa vizinha Espanha. Recuperou de um atraso ancestral e conseguiu trazer à sua população sinais apreciáveis de bem-estar.
Contudo, Portugal está hoje confrontado com um problema que o ultrapassa - que veio de fora e atinge toda a Europa e o resto do mundo -, a crise global que nos afecta a todos. Uma crise duradoura que não é só financeira e económica, mas também energética, ambiental e, sobretudo, de valores morais.
Essa crise, para ser vencida, implica rupturas - como os Estados Unidos, que foram o epicentro da crise, foram também o primeiro país a reconhecer, elegendo um presidente, Barack Obama, que teve a coragem de dizer, no acto da sua posse, solenemente, que era preciso entrar numa "nova era para a vencer". Uma era que implica um regresso à Política, com P grande, aos grandes valores éticos que a devem impulsionar, e a um Estado forte capaz de intervir na economia e regulamentar o mercado.
Uma tal ruptura ainda não foi compreendida pela União Europeia, ou melhor: pelos seus actuais dirigentes. Têm-se multiplicado em reuniões envolvendo o "directório" dos grandes - como se isso bastasse e não colidisse fortemente com o princípio essencial da Comunidade: a absoluta igualdade de todos os Estados-membros, revelando, do mesmo passo, algum egoísmo, laivos de proteccionismo e a total incapacidade de se porem de acordo quanto a um plano concertado de ataque à crise. Os pequenos e médios países, em termos europeus, têm de reagir o mais depressa possível. Portugal deve-o fazer quanto antes e exigir uma ruptura, relativamente a um passado neoliberal que não deixou saudades.
As eleições europeias estão à porta. Devem provocar um grande debate - que envolva toda a população - e uma enorme mobilização reclamando a mudança indispensável para vencer a crise. Mudança, repito, que implica uma ruptura com o passado neoliberal, o respeito pelas pessoas, pelo trabalho, pela concertação social e pela natureza ameaçada.
Realmente a crise não poderá ser vencida, na Europa, se os mesmos rostos do passado - os amigos e aliados de Bush - continuarem a governar a Europa, temendo as rupturas, querendo poupar os amigos dos bancos e das grandes empresas e negociando os compromissos para que tudo fique na mesma. Se assim for, não haverá nas populações europeias entusiasmo nem mobilização para fazer avançar o projecto europeu. A Europa entrará em decadência ou talvez pior: poderá vir a desagregar-se. Portugal tem de estar muito atento e mobilizado nesta luta que irá necessariamente ocorrer. A nossa Democracia tem fragilidades que importa corrigir: a começar na vida interna dos partidos e dos sindicatos - onde é preciso mais abertura, participação e debate interno. Mas também nos domínios da Justiça - as fugas sistemáticas ao segredo de justiça são uma insuportável vergonha - e dos media, onde cada vez há menos jornalistas qualificados e independentes e mais "funcionários" ao serviço dos interesses que lhes pagam...

1:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O PERFIL DO MESQUITA,FEITO HÁ DIAS PELO SEU NÚMERO DOIS VITOR SOBRAL...

" Nunca se sabe bem o que quer ou pensa".
A sua actuação está infelizmente condicionado por sombras e fantasmas."

obs) só te ficava bem dizê-lo em público

4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

continuando o comentario das 4:05 e coragem para o fazer, ele ainda anda a ver para que lado tomba (o que já é seu apanagio) á frente é uma coisa e por tras é outra! tipico de quem muda de partido como quem muda de cuecas. anda a apalapar terreno.

7:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Moutinho acredita (acreditará mesmo?)na sua sobrevivência política.
Garante...
mas alguém acredita nas garantias deste homem, alguém lhe compraria um carro usado.? ou uma antiguidade egipcia.. ou fosse o que fosse.? Com semelhante fôlha de serviços, o que espanta é a sua lata em continuar a fazer promessas. Mas isto deve ser o canto do cisne. Mesmo que se seja extremamente dotado para a aldrabice, como é o caso, tudo tem os seus limites.

mariaemília

4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TERRAS DA BEIRA
Última Hora


Médicos fazem queixa de Fernando Girão à ministra da Saúde
Dois médicos da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda tentaram ter acesso s diversos documentos internos daquela Unidade, mas o presidente do Conselho de Administração da ULS, Fernando Girão, não deu qualquer resposta e nem cumpriu a deliberação da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos. António Matos Godinho e Henrique Fernandes decidiram, por isso, solicitar à ministra da Saúde, Ana Jorge, que tome as providências necessárias para intervenção das entidades competentes, nomeadamente para apuramento da responsabilidade disciplinar do presidente do CA da ULS da Guarda. Solicitam ainda à ministra que o presidente do CA da ULS seja instado a fornecer todas as informações e documentos que lhe foram solicitados ou justificar a recusa da sua entrega.

Por:Gustavo Brás

5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então, FOZ-CÔA LIVRE?
DEIXÁS-TE DE SER LIVRE, ACABOU O PIO, OU AFINAL NÃO ERAS TÃO LIVRE COMO DIZIAS?

AFINAL TODOS TINHAMOS RAZÃO: NÃO ÉS ASSIM TÃO LIVRE, POIS OS INTERESSES ERAM MUITOS E O POVO DE FOZ CÕA ERA APENAS PARA USAR.

O SOMBRA.

5:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

apetecia-me tanto falar...

4:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

FALA aqui ninguém te impede.

10:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para o das 4,9: Ó pá fala à vontade. Aqui ninguem te ralha. Ou será que mesmo aqui tens medo???

1:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda não entenderam que a individualidade das 4:09 é (mudo), salvo seja, e com todo o respeito. Aqui escreve-se....BOTE A CIMA OU BOTE A BAIXO... Toca a teclar!!!!!!! Ao Rêgo??##%%!!

9:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não é uma questão de medo, mas uma questão de eu querer dar o nome para dar mais credibilidade. E depois como vou sustentar a familia se já assim estou a ser intimidado e comprodo pelo sr. Moutinho.

10:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Dr. Mesquita quando perdeu as eleições, abandonou Foz-Côa. O eng. Gustavo quando perdeu assumiu o seu lugar de vereador. É por estas, e outras atitudes como estas, que o eng Gustavo vai ganhar as próximas eleições não só por demérito do actual presidente mas fundamentalmente por mérito próprio.
Foz Côa sabe reconhecer quem a respeita e por ela luta.

5:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Moutinho filho da Mãe. Só agora deram conta que ameaça as pessoas? Á anos que levo com ele e bem que avisei mas agora ameaça a torto e a direito. Não á sossego. criminoso.......

2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não te comprodes, perdão, vendas...
ou será que ele é da PIDE?
Viva a Democracia!!!
BOM-FIM-DE-SEMANA

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

COM HOMENS DESTES A IGREJA CATÓLICA SERIA DIFERENTE


Januário comenta declarações do Papa
Proibir preservativo "é consentir mortes"O Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal, considerou este sábado que proibir o preservativo é consentir em muitas mortes e criticou a imprensa por não aproveitar as declarações do Papa Bento XVI na denúncia da corrupção em África.
'É claro que há circunstâncias, e do ponto vista médico não tenho qualquer dúvida, em que proibir o preservativo é consentir na morte de muitas pessoas', afirmou D. Januário Torgal, considerando que nesta área, 'as pessoas que estão a aconselhar o Papa deveriam ser mais cultas'.
Não escondendo a discordância com as palavras de Bento XVI, que antes de iniciar uma visita a África afirmou que o preservativo não resolve o problema da sida e até o agrava, D. Januário não deixou de criticar a comunicação social por não dar mais ênfase às declarações do Sumo Pontifíce sobre os problemas do continente africano. 'Por que é que os senhores jornalistas não deram destaque ao apelo do Papa contra a corrupção, lavagens de dinheiro, guerra e outras poucas-vergonhas em África?', indagou o Bispo das Forças Armadas.
D. Januário lamentou ainda que os jornalistas não souberam aproveitar 'o poder que o Papa tem para falar de temas como a corrupção, interesses das grandes potências, esclavagismo, guerra e neocapitalismo de chefes de Estado'.

12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Era importante saber-se quamto o Emilio da fruta ganhou com as festas da Amendoeira em Flor. Qual foi a comissão que ganhou com o empresario dos artistas. Seria muito bom saber-se....?????

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já é tempo de alguem refletir sobre o que se passa no Grupo Desportivo. O que se faz aos Euros para a formação. Quem são os treinadores das nossas crianças, o que fazem com elas, quais os resultados... É UMA VERGONHA...

2:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Última Hora.

Parece que finalmente o PSD-Fozcôa,
depois de tanto procurar e de tantas "tampas"levar,encontrou 2 nomes para a lista a concorrer à Junta de Freguesia de Freixo de Numão,nas próximas eleições:

Elidio Santos e
António Bangala

Vá Lá !!!!!

12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lista do PPD.PSD A FREIXO DE NUMÃO.
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
PROF.ARQ.SÁ COIXÃO

JUNTA
DR ILIDIO SANTOS
PROF.HORÁCIO
SR.BENGALA

FICA ASSIM REPOSTA A VERDADE

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lista do PPD.PSD A FREIXO DE NUMÃO.
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
PROF.ARQ.SÁ COIXÃO

JUNTA
DR ILIDIO SANTOS
PROF.HORÁCIO
SR.BENGALA

FICA ASSIM REPOSTA A VERDADE

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

visite o site do PSD e verá como se trabalha.
http://psdfozcoa.no.comunidades.net

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Domingo, 22 de Março de 2009
COMUNICADO A.R.S. de Bragança
-
O PSD considera inadmissível e inaceitável a medida tomada pela A.R.S de Bragança, ao retirar o acesso ao serviço de Táxi, aos utentes do Concelho de Vila Nova de Foz Côa, especialmente aos idosos.

Aos nossos idosos é-lhes negado, por um lado, um apoio básico e necessário, através de um acesso a um transporte mais fácil e mais perto de si, e por outro lado, um apoio humano, psicológico que os próprios taxistas se encarregavam de dar.

Isolados de tudo e de todos, terão os nossos idosos de carregar mais uma medida que é manifestamente desumana e insensível?

Sr. Presidente da Câmara por onde anda?

O PSD tem razão quando afirma que Emílio Mesquita só se lembra uma ou duas vezes por ano, dos “nossos idosos”.

Emílio Mesquita, ausente e esquecido das promessas sociais que fez, assiste tranquilamente ao desenrolar dos acontecimentos, pois nada faz. A subserviência ao cartão rosa não lhe permite grandes veleidades.

O PSD tem consciência do que está, aqui em causa, e, como se lembra diariamente dos idosos do nosso concelho, denuncia tal barbaridade e exige a reposição do acesso aos serviços de Táxis dos utentes do Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OS TÁXIS DO CONCELHO DE FOZCÔA VÃO PERDER MUITOS SERVIÇOS.

SR DR MESQUITA COMO É?

ENTÃO É VERDADE QUE OS MÉDICOS DO NOSSO HOSPITAL NÃO VÃO PODER REQUESITAR OS NOSSOS SERVIÇOS PARA TRANSPORTAR OS NOSSOS DOENTES IDOSOS PARA A GUARDA,COIMBRA OU VISEU ?
MUITOS DE NÓS COMPRÁMOS CARROS NOVOS PARA DAR MELHOR COMODIDADE AOS NOSSOS PASSAGEIROS.
ENDIVIDÁMOS-NOS.TEMOS PRESTAÇÕES A PAGAR TODOS OS MESES.
SE AGORA NOS TIRAM SERVIÇOS COMO VAMOS VIVER?
FAÇA ALGUMA COISA.
AJUDE-NOS.
NÃO PERMITA QUE OS SENHORES LOCAIS DO PSD VENHAM AGORA COM COMUNICADOS TIRAR PARTIDO DESTA SITUAÇÃO,ENVENENAR CONTRA SI A POPULAÇÃO COMO SE VOCÊ SEJA O CULPADO.SABEMOS QUE NÃO É.
USE O SEU PODER JUNTO DO GOVERNO E DOS MINISTROS PARA QUE ESTES SERVIÇOS NÃO NOS SEJAM RETIRADOS.
CHAME OS SRS MÉDICOS Á CAMARA PARA QUE CONTINUEM A MANDAR-NOS OS DOENTES PARA OS NOSSOS SERVIÇOS DE TÁXI.
ACREDITO QUE VAI CONSEGUIR.NÃO NOS DESAMPARE.
UM TAXISTA

2:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COMUNICADO

O PSD considera inadmissível e inaceitável a medida tomada pela A.R.S de
Bragança, ao retirar o acesso ao serviço de Táxi, aos utentes do Concelho de Vila
Nova de Foz Côa, especialmente aos idosos.
Aos nossos idosos é-lhes negado, por um lado, um apoio básico e necessário,
através de um acesso a um transporte mais fácil e mais perto de si, e por outro lado,
um apoio humano, psicológico que os próprios taxistas se encarregavam de dar.
Isolados de tudo e de todos, terão os nossos idosos de carregar mais uma
medida que é manifestamente desumana e insensível?
Sr. Presidente da Câmara por onde anda?
O PSD tem razão quando afirma que Emílio Mesquita só se lembra uma ou duas
vezes por ano, dos “nossos idosos”.
Emílio Mesquita, ausente e esquecido das promessas sociais que fez, assiste
tranquilamente ao desenrolar dos acontecimentos, pois nada faz. A subserviência ao
cartão rosa não lhe permite grandes veleidades.
O PSD tem consciência do que está, aqui em causa, e, como se lembra
diariamente dos idosos do nosso concelho, denuncia tal barbaridade e exige a
reposição do acesso aos serviços de Táxis dos utentes do Concelho de Vila Nova de
Foz Côa.

11:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deve ser Taxista, deve!!!Fazer-se passar por taxista,tá de mais! Conheço todos e nenhum pensa muito bem do sr. mesquita...
Isto é só para lançar confusão....tambem é isso que os boys do mesquita e afins sabem fazer...ou será que foi mesmo o mesquita?háháhá Já não me admirava nada, só mesmo ele é que podia achar que o vão desculpar...Senão como permitiu que foz coa tenha os doentes na guarda e passou a pertencer a Bragança administrativamente? Como permitiu isso? Então o compadre girão só está na guarda para prejudicar foz coa? Então sr. Mesquita, então sr "taxista"? Com a saúde não se brinca. Então agora se for necessário algum papel importante temos de ir a bragança? Tá bonito, está!

2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A PROPÓSITO AINDA DOS TAXIS E O TRANSPORTE DOS DOENTES.

PENSO QUE ALGUMAS VEZES SE ABUSA DO USO DE TÁXIS.
CONHEÇO SITUAÇÕES EM QUE UM TAXI FOI REQUESITADO PARA IR AO PORTO POR UM DOENTE, QUE AFINAL CONVIDOU DUAS AMIGAS PARA IREM ÀS COMPRAS.
PENSO QUE SÃO CASOS ISOLADOS, A EVITAR.
CONTUDO PESE EMBORA ALGUM USO EXAGERADO DESTE TIPO DE TRANSPORTE TEMOS DE SALIENTAR A GRANDE AJUDA QUE OS TAXISTAS PRESTAM AOS NOSSOS DOENTES E AOS NOSSOS IDOSOS NO ACOMPANHAMENTO E DESLOCAÇÃO AO LOCAL DE CONSULTA, COM ESPERA,COISA QUE NÃO ACONTECERIA SE FOSSEM DE TRANSPORTE PÚBLICO. ( HÁ CASOS QUE PODEM E DEVEM SER UTILIZADOS )
DOENTES EM PRECARIDADE CHAMEM AS AMBULANCIAS.
POR FAVOR SÓ FALTAVA AGORA CULPAR O ZÉ MOUTINHO DESTAS TRAPALHADAS...
QUANTO MAIS O MESQUITA....

SERÁ QUE O DESVIO DOS SERVIÇOS PARA BRAGANÇA NÃO SE DEVEU À FALTA DE INTERESSE DO SR DR GIRÃO ( É O CHEFE DA SAÚDE NO NOSSO DISTRITO)QUE DEVIA IMPEDIR TAL TRANSFERENCIA, E SEGUNDO CONSTA NADA FEZ!


LURDES

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Lurdes, dizes tu que o Presidente não tem culpa. Claro que directamente não a tem, mas não te podes esquecer que a ele lhe compete zelar pelo concelho e pelas pessoas.

só uma pergunta, que fez o senhor presidente para evitar que isto aconteça!

Então diziam que era um homem muito influente e que foz côa ficava bem servida. Onde está essa influência que não consegue travar a passagem de foz Côa para
Bragança?

5:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo das 5:32 AM,

O exagero desproporcionado que as pessoas têm sobre certas “influências” do Dr. Mesquita só demonstra a falta de inteligência que paira sobre a nossa terra. Em Foz Côa ou 8 ou 80 não existe o razoável, o que interessa é atingir o próximo, seja de que forma for. Haja bom senso, não misturem temas que em nada têm haver com as funções de quem querem atingir. Pois caso queiram abrir a confusão eu também pergunto:


O que fez o caro Anónimo das 5:32 AM para evitar que isso acontecesse?

Certamente nada como é costume…

O combate deve ser justo e sério, só assim alguém vos houve.


ASS. Profeta

9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anda por aí uma novo "guerra" de comunicados dos principais partidos partidos da nossa terra, em ambos os casos o tema não podia ser mais inopurtuno o PSD com os taxis, ainda axam k os taxis oferecem condições para transporte de doentes??? O ps então já nos abituou a ser infantil nestas lides e cada vez + no seu pior, entao andar a dizer que uma empresa que no minimo esta nno top 5 das + rentaveis de foz coa mudaria o domicilio fiscal pra outro lado sabendo todos nós k o regime fiscal em vigor diminui a taxa de IRC em 3% as empresas que tenham domicilio fiscal nos concelhos do Interior, era preciso ser muito BURRO pra tomar tal atitude, mas infelizmente esta terra esta tao povoada com este tipo de quadrupede como o inferno de boas intensoes... Haja paciencia

12:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Lei da Paridade - Ou como diz o autor a Lai da "Treta"

Segundo a Lei, nas próximas eleições, todas as listas deverão incluir, pelo menos, 33,3% de mulheres (nem que seja á chapada). Não sendo permitidas listas em que haja mais do que dois candidatos seguidos do mesmo sexo, sem que haja penalizações.
Cheira-me que esta, é mais uma daquelas leis que foram feitas para encher o olho do patego, pois não me parece que no caso de haver resignações, a criatura eleita tenha que ser substituída por alguém do mesmo sexo (esperteza de legislador).
Pelos vistos, esta lei foi idealizada para que os eleitos, representassem a sociedade.
Só não entendo, porque raio de razão, não há também quotas para as minorias étnicas, os deficientes, os analfabetos funcionais, os homossexuais, as mães solteiras, os adeptos da Académica, os doentes psiquiátricos e outros que tais!
Ou então, a lei, foi elaborada para lixar os pequenos partidos que terão maior dificuldade em cumpri-la.
Claro que com maior ou menor dificuldade, os partidos irão cumprir a legislação, pois nenhum deles quererá perder as subvenções estatais!
No entanto questiono-me, por que raio de razão, o legislador, não determinou que nas listas deveriam constar, pelo menos, 10% de indivíduos honestos e íntegros, independentemente do sexo?
Ás tantas, porque seria muuuiiitooo mais difícil, principalmente para os maiores partidos, fazer as tais listas!!!

3:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O sombra ataca de novo.

Desta vez é para fazer um alerta.

As promessas do emilio e do moutinho voltaram. pessoal, desmontem as situações porque desta vez as promessas são valentes. Até o bicho da fruta diz em sussurdina que vai votar no gusta. Desde dinheiro a tratores tudo vale. E olhem que sei o que digo. O presidente janta (mais uma jantarada) com jovens eng.s. oferece dinheiro para irem para o brasil e o moutinho apaga as luzes em pena meia noite para ver onde o pessoal faz as suas amizades. Tinhoso???. Que pide, que asco. Vai tratar da sueca para outro lado:::::::

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Câmara de Foz Coa paga xorudas avenças.

Segundo a informação do site http://transparencia-pt.org/?search_str=%22vila+nova+de+foz+coa%22 a câmara celebrou com o Sr. FERNANDO WOLFANGO VASCONCELOS PEREIRA DE MACEDO e com a Sr.ª SANDRA ISABEL ALMEIDA VEIGA SOUSA duas avenças cada uma com o valor de 30.000,00€ e 25.800,00€ para cada um respectivamente. Segundo a mesma fonte o prazo é de 250 dias, o que dá a módica quantia de 120,00€ e 103,20€ por dia para cada um. Por outro lado se se considerar que a duração da avença é de 10 meses, cada um recebe 3000,00€ e 2580,00€ por mes respectivamente!!!

E ainda dizem que o estado paga mal!!!

Façam o exercicio de comparação com os restantes funcionários e verão o termo de comparação!!!

E esta hein!!!!

12:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

“Os socialistas de Foz Côa acusam Gustavo Duarte, candidato do PSD à autarquia local, de fazer “chantagem”. O social-democrata rejeita a acusação e diz que os comentários do PS são “ridículos” e “envergonham Foz Côa”.
Em Vila Nova de Foz Côa, a ‘guerra’ entre partidos continua a fazer-se notar e ainda mais agora, quando faltam poucos meses para as Eleições Autárquicas. A troca de palavras entre PS e PSD tem sido uma constante e há agora um novo episódio, decorrente de declarações proferidas durante a última sessão da Assembleia Municipal.
Em comunicado, o Partido Socialista (PS) fozcoense dá conta de uma “ameaça” que diz ter sido feita por Gustavo Duarte, candidato do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara de Foz Côa. Segundo o PS, Gustavo Duarte terá dito que “se não ganhar as próximas eleições autárquicas pensa seriamente em mudar a morada fiscal da sua empresa de extracção das pedreiras do Poio de Foz Côa para o Porto”. “Trata-se uma afirmação lamentável, que revela bem o tipo de pessoa que ambiciona ser Presidente da Câmara Municipal. O candidato do PSD não disse que pensa deixar de aproveitar a riqueza das nossas terras para fazer o seu negócio. Diz é que, se não for vencedor, não está na disposição de contribuir para o Concelho”, afirmam os socialistas, considerando que se trata de uma “chantagem” e que “o PSD que escolheu este candidato deve um pedido de desculpas a todos os fozcoenses”.
“Será verdadeiramente fozcoense aquele que, instalado no nosso Concelho, se quer recusar a contribuir para o bem de Foz Côa, simplesmente porque não ganha eleições?”, questiona o Partido Socialista, que lança críticas a Gustavo Duarte.
Gustavo Duarte diz que comunicado do PS não merece credibilidade
Por sua vez, o social-democrata Gustavo Duarte explica que é preciso enquadrar as afirmações que proferiu na Assembleia Municipal. “O conteúdo do comunicado é ridículo e não merece crédito nenhum”, diz, acrescentando que “os fozcoenses têm bom senso e sabem interpretar e enquadrar as palavras” proferidas na Assembleia Municipal.”

Estes Senhores da câmara são no mínimo ridículos. Que estupidez.

6:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, o Sr. Eng. Gustavo só pensa nele e nos seus "jovens penetras/delatores".
Entre alterar a entrada para a sua casa nova ou deitar abaixo uma árvore da Avenida, decide, claro! deitar abaixo a árvore.
Terá sido um rasgo de engenharia ou um conselho da sua antiga "vereadora dos jardins".

9:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

SEGUNDO A COMISSÃO DO PARTIDO SOCIALISTA DE FOZCÔA GUSTAVO DUARTE TERÁ DITO
"...SE PERDER AS ELEIÇÕES MUDO O DOMICILIO FISCAL DA MINHA EMPRESA PARA OUTRO CONCELHO..."
VAI DAÍ TOCA A ZUNIR NO CANDIDATO.

VEJAM LÁ SRS. POLÍTICOS SOCIALISTAS..NÃO CUSPAM PARA O AR!!!
SERÁ QUE JÁ NÃO TÊM MEMÓRIA?
ENTÃO O DR MESQUITA QUANDO FOI ELEITO VEREADOR ( POR 4 ANOS),MESES DEPOIS DE TOMAR POSSE NÃO ABANDONOU O LUGAR,FOI-SE EMBORA ,ESQUECENDO QUEM NELE VOTOU?TRATANDO DA VIDA NOUTRO CONCELHO!!!

2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COMUNICADO INSERIDO NO SITE DO PARTIDO SOCIALISTA DE FOZCOA


...O candidato do PSD é Fozcoense?
Na última sessão da Assembleia Municipal o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Eng. Gustavo Duarte, deixou uma ameaça a todos os representantes do Concelho ali presentes: se não ganhar as próximas eleições autárquicas pensa seriamente mudar a morada fiscal da sua empresa de extraccção das pedreiras do Poio, de Foz Côa para o Porto.

Trata-se de uma afirmação lamentável que revela bem o tipo de pessoa que ambiciona ser Presidente da Câmara Municipal. O candidato do PSD não disse que pensa deixar de aproveitar a riqueza das nossas terras para fazer o seu negócio. Diz é que, se não for vencedor, não está na disposição de contribuir para o Concelho, como fazem todos os Fozcoenses que aqui residem e trabalham. Esta chantagem tem de ser denunciada e condenada por todos nós...

AINDA GOSTAVAMOS DE SABER ONDE TEM O DR.MESQUITA O SEU DOMICILIO FISCAL .
ONDE PAGA OS IMPOSTOS DO RENDIMENTO QUE RETIRA DE FOZCOA.

OM BOM TEMA PARA DISCUSSAO

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém me sabe dizer ao certo quanto ganha um Vereador da CM Foz Côa?
É que alguns trocam de carros como quem troca de camisa, parece que andam a fazer colecção.
Eu digo isto não é por inveja, que eu nem carta tenho, mas ou o vencimento é bom, ou parece que temos um novo Isaltino.

11:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

HANDICAP NA AGRICULTURA

Se a agricultura está em crise, sempre podemos alterar a definição de agricultura. Parece ter sido este o mote seguido pelo governo na redacção do agora aprovado regime da Reserva Agrícola Nacional. Doravante, os terrenos agrícolas podem servir para “campos de golfe, declarados de interesse pelo Turismo de Portugal, estradas, ferrovias, aeroportos e infra-estruturas de logística, entre outras actividades de interesse público”.

Como já tinha feito quando alterou a Reserva Ecológica Nacional, o governo entrega às autarquias a exclusividade na delimitação da RAN no âmbito da elaboração, alteração ou revisão dos PDM, deixando de ser necessária a aprovação governamental. Este surpreendente diploma permite ainda a exclusão das áreas “cuja urbanização seja possível programar”, ou das que sejam “destinadas à satisfação das carências existentes em termos de habitação, actividades económicas, equipamentos e de infra-estruturas”. Como o poder de decisão está nas mãos das câmaras, que têm no licenciamento urbanístico a sua principal fonte de receitas, não é preciso muito esforço para imaginar o que virá de seguida. Até porque, para citar o notável presidente da câmara de Portimão, “nada disto faz sentido se não houver espaço para o homem” e “a natureza também tem de dar algo ao homem”.

Para quem não percebeu, este é o primeiro governo liderado por um antigo ministro do ambiente.

7:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

TRAÇADO DO IP 2 CELORICO-POCINHO.
________________________________

SERÁ QUE AINDA VAMOS A TEMPO DE TRAVAR ESTE ATENTADO AO NOSSO VALE DA VILA !
(ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EXISTENTE JÁ CADUCOU )
VEJAMOS ESTE ARTIGO DE REFLEXÃO

"...Hás vezes pergunto-me se os decisores deste País foram à escola. Fica a
sensação que mais valia ter ficado por cá o Napoleão, ou termos vendido o
País aos Ingleses, ou termos - sacrilégio!! - aceite o jugo dos Filipes.
Trocamos os "invasores" por uma elite de analfabetos que nem sequer
aprecia e valoriza o País que tem. Triste sina a deste povo.

--
Traçado do IP2 destrói centenas de hectares de vinhas no Alto Douro
Carlos Romero

Ao atravessar a Região Demarcada do Douro, o futuro IP2 vai sacrificar
centenas de hectares de vinhedos, muitos deles dedicados à produção de
vinho do porto. A obra deverá arrancar no 1º trimestre de 2009, está a ser
contestada por defensores da paisagem do Alto Douro vinhateiro

Centenas de hectares de vinhas de boa qualidade destinadas à produção de
vinho do porto vão ser sacrificadas com a construção do lanço de 112
quilómetros do IP2 entre Macedo de Cavaleiros e Celorico da Beira. A obra,
que a Estradas de Portugal (EP) estima ser alvo de concurso para
concepção, construção e exploração no primeiro trimestre de 2007 e estar
concluída três anos depois, está a provocar celeuma na região e forte
contestação dos viticultores. Junto da foz do rio Sabor e da barragem do
Pocinho, nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, o
traçado do IP2, que coincide em boa parte com o da actual Estrada Nacional
102 (EN 102), atravessa áreas do Alto Douro vinhateiro classificadas pela
Unesco como Património Mundial da Humanidade.

A poucos meses do lançamento do concurso público, poucos conhecem com
rigor os projectos de traçado já concluídos, inclusivamente presidentes de
juntas de freguesias atravessadas pelo IP2 e proprietários de quintas e
áreas de vinha que deverão ser drasticamente diminuídas pela futura via.
Apesar de algumas das câmaras da zona terem na sua posse, para a taxativa
consulta pública, grandes mapas fornecidos pela EP com os sublanços
projectados, a verdade é que as críticas ao IP2 se desenvolvem, por
sistema, com base em traçados presumidos, normalmente alinhados com uma EN
102 alargada e em troços separados da actual estrada por dezenas ou poucas
centenas de metros.
O PÚBLICO tentou, sem êxito, obter o traçado já estabelecido do IP2. Para
justificar a recusa, a EP informou, através do seu Gabinete de
Comunicação, que nem todos os sublanços que compõem os 112 quilómetros de
via tinham os projectos-base concluídos, com a respectiva Declaração de
Impacte Ambiental. A ligação entre Junqueira e Pocinho está ainda em fase
de estudo prévio e o sublanço Trancoso-Celorico da Beira "obteve uma
Declaração de Impacte Ambiental condicionada" à apresentação de um estudo
que prove não haver alternativa à solução apresentada.

Os maiores críticos do traçado do IP2 são os viticultores, entre os quais
estão proprietários de conhecidas quintas durienses. É o caso de Francisco
Olazabal, trineto da célebre Dona Antónia Adelaide Ferreira, "a
Ferreirinha", criadora, no último quartel do século XIX, com o concurso de
centenas de galegos, de uma majestosa quinta no Douro, a do Vale Meão. A
propriedade, com os seus 270 hectares (67 de vinha e 35 de olival), está
encaixada numa das mais belas e poderosas paisagens da região, envolvida a
nascente, a norte e a poente por um caprichoso meandro do rio Douro, com
vistas para o Pocinho e a foz do rio Sabor. Foi lá que nasceu o nome e de
lá saíram, até 1999, uvas para a produção do mítico Barca Velha, tido como
a glória maior da enologia lusitana.

O traçado da EN 102, na margem direita do Douro, é uma das "vistas"
fruídas do Vale Meão. O alargamento da estrada e a construção de pontes e
viadutos - a EP prevê a construção, entre Macedo e Celorico, de 25 novos
viadutos e cinco pontes, para além de "90 obras de arte correntes" -,
designadamente uma passagem sobre o Douro alternativa à da barragem do
Pocinho e uma outra junto à foz do Sabor, deixam Francisco Olazabal
indignado, por entender que essas construções iriam "desfigurar
irremediavelmente uma paisagem única". O dono do Vale Meão faz questão de
salientar que o que o move não é a defesa da sua propriedade, que não será
afectada pelo IP2, mas sim a preservação de uma riqueza que tem na
paisagem uma das suas componentes mais importantes, a par da centenária
cultura de um vinho sem paralelo em todo o mundo. De resto, do ponto de
vista do seu interesse estritamente pessoal, Francisco Olazabal não
desdenharia poupar uns 15 ou 20 minutos com o novo IP2, no percurso entre
o IP5/A25 em Celorico da Beira e a sua quinta junto ao Pocinho. Mas, diz,
outros valores mais altos se levantam.
Incapaz de perceber o que Olazabal designa como a "obsessão portuguesa
pela construção de auto-estradas", a proprietária inglesa da bem conhecida
Quinta de La Rosa, no Pinhão, Sophia Bergqvist, entende que construir uma
via rápida em frente ao Vale Meão e a atravessar os férteis e belíssimos
vales da Veiga e da Vilariça, "é o mesmo que construir uma auto-estrada
junto ao Chateau Pétrus", na região de Bordéus: "Seria impensável",
protesta. Sophia adquiriu há dois anos a Quinta das Bandeiras, na margem
direita do Douro, precisamente em frente ao Vale Meão. A construção do
IP2, segundo confessou ao PÚBLICO, tinha-a feito desistir de um projecto
de turismo de habitação; "ninguém quereria vir para aqui", justifica a
inglesa.
Em piores lençóis estão os viticultores cujas propriedades serão
atravessadas pela nova via. A mais prejudicada será, provavelmente, a
Quinta da Veiga, no concelho da Meda. Com 300 hectares, dos quais 100 de
vinha de boa qualidade para produção de vinho do porto, calcula-se que
venha a ser diminuída em dezenas de hectares pelo futuro IP2, que
atravessa a propriedade ao longo de mais de dois quilómetros. Como
acontece com quase todos, Maria José, filha da proprietária, não sabe qual
o traçado do IP2 "pela quinta ou pelas imediações", porque nunca foram
"contactados por ninguém", mas de uma coisa parece estar certa: "Seremos
os mais prejudicados do concelho da Meda", assevera.

Amélia Grandão, professora primária reformada e viticultora, deu aulas há
60 anos em Muxagata, uma das freguesias de Vila Nova de Foz Côa. Tem
propriedades neste último concelho e numa freguesia da Meda, Longroiva.
"Vou perder uma vinha, a de Longroiva, segundo me dizem e ouço falar",
refere. A propriedade tem cerca de dois hectares, com olival e vinha
reconvertida há quatro ou cinco anos, com projecto financiado pelo IFADAP.
A proprietária teme ainda perder um outro vinhedo em Foz Côa, ao lado da
EN 102, com 12 mil pés também replantados com apoios do Estado. Viúva há
mais de 30 anos e, desde então, herdeira da responsabilidade de cultivar
as propriedades, Amélia Grandão concorda com a caracterização feita pelo
presidente da Junta de Freguesia de Muxagata, Frederico Lobão, que
assegura não ter conhecimento "oficial" do traçado do IP2 pelo concelho e
pela freguesia: "Os 400 habitantes de Muxagata dependem da vinha e da
agricultura em 90 por cento. A vinha é o seu sonho e a sua obsessão",
sublinha o autarca.

Muitas outras propriedades, como a Quinta da Camaneira, correm o risco de
ser prejudicadas. João Zeferino, técnico do Ministério da Agricultura,
garante que o que está ameaçado pelo IP2 são "dos melhores solos agrícolas
do concelho da Meda", muitos deles alvos recentes de reconversões de vinha
com apoios estatais. Os prejuízos calculados por João Zeferino rondam os
"800 contos por hectare" (4000 euros) e por ano. E "estamos a falar de
centenas de hectares", garante."

10:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O QUE DISSE HÁ DIAS O MESQUITA

"...Para evitar causar grandes estragos em vinhas do concelho de Vila Nova de Foz Côa, em plena área classificada como Património Mundial pela Unesco, o IP2 vai passar o mais próximo possível do chamado Ribeiro do Vale da Vila.


A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal de Foz Côa

“Era para passar na meia encosta mas cortava as vinhas naquelas quintas todas e nós insistimos para que passasse o mais perto possível do ribeiro” afirma Emílio Mesquita acrescentando que “há cerca de 15 dias tivemos uma reunião com o secretario de estado das obras públicas e ficou assente que vai passar junto ao ribeiro”.


Desta forma provoca menos estragos na vitivinicultura daquele vale que se estende desde as imediações da cidade de Vila Nova de Foz Côa até ao rio Douro, no Pocinho.

BRILHANTE NÃO É ?

10:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AINDA O TRAÇADO DO IP 2

Governo estuda nova solução para ligação Guarda-Bragança


IP2 ‘marca passo’

O Governo anunciou que vai tentar encontrar uma nova solução para a construção do Itinerário Principal n.º 2 (IP2), ligando os distritos da Guarda e Bragança. Em causa estão vinhas, quintas e a falha sísmica da Vilariça, no troço entre Junqueira, no concelho de Torre de Moncorvo, e o Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa.

NÃO HÁ ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EM PARTE DO TRAÇADO.
O QUE RESPEITA A CELORICO-POCINHO CADUCOU EM 2003


A Estradas de Portugal (EP) decidiu retirar o processo da Avaliação de Impacte Ambiental relativo ao projecto de construção do IP2, disse, na última semana, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, a. "Espero que, muito em breve, possa anunciar uma solução relativamente a essa matéria", afirmou o governante, garantindo que "este processo não impede, nem vai pôr em causa os prazos inicialmente previstos".

Este troço do IP2 faz parte de um traçado mais vasto, que se estende pelos distritos de Bragança e Guarda e que foi anunciado pelo Governo no pacote de estradas prioritárias com conclusão prevista para 2011.

Os cerca de 18 quilómetros, entre a Junqueira e o Pocinho, foram estudados num processo desencadeado em Junho de 2007. O traçado já tinha sido desviado devido à barragem do Sabor e depois da EDP ter alertado para a possibilidade de cheias, embora a estrada fique a jusante da hidroeléctrica.


Vários obstáculos

O IP2 esbarra agora noutros obstáculos de natureza patrimonial, cultural e geológica, que levaram a que fosse proposta à tutela (Ministério do Ambiente) uma Decisão de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável. A EP evita desta maneira o chumbo oficial, mas fica com o projecto cercado por impeditivos de vária ordem.

"A excepcionalidade da zona" levou as diferentes entidades, desde o Ministério da Agricultura a organismos ligados ao turismo e geologia, a pronunciarem-se contra as propostas para a travessia do vale do Sabor e do rio Douro. Os diferentes organismos alegam que esta rodovia implicará "a destruição de inúmeras plantações de vinha e olival e de pastagens e culturas tradicionais". "Implicará também a destruição e fraccionamento de propriedades integrantes de quintas, pondo em causa a continuação da viabilidade económica das mesmas, podendo verificar-se, a curto e médio prazo, uma descaracterização e alteração significativa de toda a paisagem envolvente pelo abandono de algumas áreas agrícolas", acrescentam.

O "Turismo de Portugal" salientou ainda "a afectação dos acessos a empreendimentos turísticos existentes e a obstrução de vistas ou panorâmicas interessantes, que constituem factores de atracção turística". Os pareceres encontraram também consequências negativas para a "economia do vinho, dominante nesta região," e para "a paisagem cultural do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela Património da Humanidade".

Outro contra apontado ao projecto é "o aumento dos níveis de poluição atmosférica e sonora" e o facto de estar pensado em cima da falha sísmica da Vilariça.

Embora esta falha atravesse o Nordeste Transmontano desde Bragança à Guarda, os geólogos consideram-na "relevante" por nos últimos 30 anos originar sismos de magnitude 3 e 4.

"Da análise dos pareceres recebidos, verificou-se que a opinião geral recai sobre a valorização do actual traçado da EN102/IP2", conclui a proposta de DIA. Ou seja, aponta para que se aproveite a actual estrada nacional, que segue pela ponte do Sabor e vai ligar ao pequeno e antigo troço do IP2, construído há quase 20 anos, e que a EP tinha retirado do novo projecto.


Décadas de espera

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, o socialista Aires Ferreira, é defensor do aproveitamento do antigo troço, mas considera "ridículo" o argumento da sismicidade para reprovar o projecto em estudo. "A barragem do Pocinho (na mesma zona) está sobre a falha da Vilariça e não deixou de se fazer", recordou o autarca, em declarações à Lusa.

Aires Ferreira contesta também o argumento das vinhas, lembrando que outro itinerário importante da região transmontana, o IP3, "atravessa aquele que é chamado do coração do Douro", no distrito de Vila Real.

"O IP2 continua a marcar passo", concluiu o autarca, referindo-se às várias décadas de espera por esta estrada, que garante "não interfere nem um milímetro com o Douro Património Mundial".

Já o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Emílio Mesquita, também do PS, disse à Lusa que considera a decisão de reavaliar o projecto "razoável". "Permitirá pensar melhor o percurso do IP2 nesta zona", referiu. Contudo, o autarca socialista admitiu que o processo terá que ser desenvolvido "em tempo útil, para que não se adie a sua construção".

Emílio Mesquita recordou que para o traçado do IP2 entre Pocinho e Junqueira, a Câmara de Foz Côa "apresentou outra proposta diferente das três avançadas pela Estradas de Portugal, que contemplava a construção de um túnel e a travessia do Douro até junto da Barragem do Pocinho".

O IP2 foi pensado para ligar Portugal pelo interior, mas a norte de Celorico (Guarda), só existem dois pequenos troços, um construído mais recentemente, entre o IP4 e Valbenfeito, em Macedo de Cavaleiros, e outro a sul, há quase duas décadas, entre o Pocinho (Guarda) e a ponte do Sabor (Torre de Moncorvo).

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AINDA O IP 2

JOÃO MOURATO, Presidente da Câmara de Mêda
João Mourato critica traçado do IP2

O presidente da Câmara Municipal da Mêda, João Mourato, contesta o traçado do futuro IP2 – Itinerário Principal 2 no seu concelho pelo facto de destruir “os melhores terrenos agrícolas” de produção de vinho do Porto.
O autarca adiantou ao Jornal A Guarda que o ante-projecto que está em estudo apresenta um traçado que a ser concretizado, constituirá “um crime de lesa economia”. “Por onde pretendem que o IP-2 passe, o projecto irá ocupar e destruir grande parte das vinhas do Douro do nosso concelho, nomeadamente na zona da Veiga, freguesia de Longroiva”, afirmou.
João Mourato discorda da proposta apresentada pela empresa Estradas de Portugal (EP) argumentando que “a 300 metros a Nascente desta zona, existe um traçado alternativo que não comprometeria a economia do nosso concelho, uma vez que se trata de um espaço rural pobre”.
Acrescentou que também não concorda com o ante-projecto “na medida em que se prevê que entre Celorico da Beira e Trancoso haja um traçado de duas vias e de Trancoso para Foz Côa, com passagem pelo concelho da Mêda, haja um Itinerário Principal com três vias, quando se pretende que seja uma via tipo auto-estrada em toda a sua extensão”.
O autarca social-democrata já deu conta do descontentamento aos autores do projecto e à empresa EP esperando que as reclamações sejam tidas em conta. “Vai seguir novamente para a EP uma nova reclamação sobre a matéria, a obstar a concretização do projecto nestes termos”, adiantou.
O traçado do futuro IP-2 ligará a auto-estrada A-25 na zona de Celorico da Beira a Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança), numa extensão total de 112 quilómetros, ligando os concelhos de Trancoso, Meda e Vila Nova de Foz Côa.

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E POR CÁ!
QUANDO É QUE OS CIDADÃOS SE ORGANIZAM?
EXEMPLOS NÃO FALTAM.
MAIS UM SOBRE O IP 2...

ESTREMOZ - NOVA ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL DISCUTE TRAÇADO DO IP2


Um grupo de cidadãos vai promover no próximo dia 13 de Julho, no Pólo de Estremoz da Universidade de Évora (Centro de Ciência Viva), pelas 21,30 horas, uma sessão pública para debater o traçado do IP2, de forma a que este sirva uma estratégia de desenvolvimento sustentável da cidade e do concelho.

A associação em constituição adoptará o nome de São Brissos - Cidadãos pelo Ambiente e Desenvolvimento de Estremoz e nasce da contestação ao traçado proposto pela Estradas de Portugal, que na perspectiva dos promotores compromete grave e irreversivelmente o equilíbrio ambiental e patrimonial de Estremoz.

Para este debate aberto, foram convidados representantes da Câmara Municipal de Estremoz, da Estradas de Portugal, da Agência Portuguesa do Ambiente, do GEOTA e da Quercus.

Questões como a inexistência de estudos alternativos e comparativos de impactos à actual proposta, tanto em termos financeiros como ambientais, o comprometimento da enorme reserva de água pelo actual traçado, a destruição de vários hectares de montado, de vinhas emblemáticas e de uma mancha de oliveiras centenárias em São Brissos - considerada pelas entidades competentes única no distrito de Évora e recentemente classificada pelo próprio Estado como de interesse público - são alguns dos temas que se pretende ver já discutidos.

10:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AIRES FERREIRA PRESIDENTE DA CÂMARA DE MONCORVO CONSEGUIU O QUE SEMPRE ACHOU MELHOR PELOS SEUS MUNICÍPES.
NÃO A UM NOVO TRAÇADO QUE IRIA POR EM CAUSA ALGUMAS UNIDADES ECONÓMICAS DO CONCELHO( NOMEADAMENTE GRANDES ÁREAS DE VINHA).
CONSEGUIU QUE O GOVERNO NÃO AVANÇASSE COM UM NOVO TRAÇADO.
APROVEITAMENTO DO EXISTENTE COM ALARGAMENTO DA VIA.
SERÁ QUE ENTRE O NÓ DOS TRINTA E LONGROIVA NÃO TERIA SIDO PREFERIVEL FAZER-SE O MESMO?

ONDE ESTEVE DR.MESQUITA?

Em vez de um novo traçado, Governo opta por requalificar troço Junqueira-Pocinho

IP2 em marcha

A decisão de requalificar o IP2 entre a Junqueira e o Pocinho foi recebida com entusiasmo pelo presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira.

“Perdeu-se demasiado tempo a fazer estudos mirabolantes para subir a cota do IP 2, mas o bom senso prevaleceu”, defendeu o edil, que falava na passada sexta-feira, durante a visita ao concelho do secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Paulo Campos.
“Os nossos objectivos são melhorar e requalificar o troço já existente, de forma a dar-lhe um padrão semelhante ao do novo traçado do IP2”, explicou o governante.
Quanto à travessia sobre o Douro, Paulo Campos avançou que os estudos prévios vão decidir entre o aproveitamento da ponte rodo ferroviária do Pocinho ou uma nova travessia rodoviária.

11:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Câmara contra traçado de ligação ao IP2

O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, considera "desastroso" o novo IP2




O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, considera "desastroso" o novo traçado proposto para a ligação daquela vila ao futuro Itinerário Principal 2 (IP2), cujo prazo de consulta pública do estudo de avaliação de Impacte Ambiental termina hoje.

O troço Junqueira/Pocinho propõe o abandono da via existente actualmente e por onde se faz a circulação automóvel, classificada já como IP2, ao contrário do que desejava a Autarquia que defende a sua manutenção e remodelação. Um dos argumentos apresentados pelo EIA para o abandono da via actual prende-se com o facto de se tratar de uma zona com leito de cheia milenar, "e que pode acontecer meia dúzia de dias em 100 anos", referiu o autarca. As antigas EN325 (Ponte do Sabor - Torre de Moncorvo) e a EN220 (Pocinho - Torre de Moncorvo) poderão ser "uma solução de emergência satisfatória para a frequência com que poderá ser necessária", defende o edil.

No contraparecer emitido pela Câmara Municipal, é defendida a manutenção da actual estrada que liga o Pocinho à Ponte do Sabor.

O troço proposto pelo Governo é dividido em três subtroços Junqueira-Ponte do Sabor, com o qual o autarca concorda; Ponte do Sabor - nó de acesso a Torre de Moncorvo; Nó de acesso a Torre de Moncorvo - Pocinho. São precisamente estes dois últimos que desagradam ao Executivo Municipal eleito pelo PS.

O traçado encarece "brutalmente o investimento com 11 novos quilómetros, questão que foi levantada em 2004 quando o traçado há muito estava definido", reforça Aires Ferreira. As queixas estendem-se ainda ao facto de o novo troço ter inconvenientes de impacto visual, "constituindo uma ferida aberta na paisagem do Douro Vinhateiro e prejudicando seriamente investimentos vitivinícolas já realizados".

A Câmara é ainda favorável à manutenção da travessia do Douro no Pocinho, considerando negativa a hipótese de travessia antecipada, numa zona de maior largura deste.

O edil reclama a construção urgente da nova Ponte do Sabor, por a actual não satisfazer as necessidades de tráfego e vir a ficar submersa com o contra-embalse incluído no projecto da Barragem do Baixo Sabor.

11:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Partido Comunista de Vila Nova de Foz Côa

teme pelo futuro do Parque Arqueológico do Vale do Côa, nomeadamente com a possibilidade de o Estado deixar de fazer a gestão deste espaço.




João Pedro Branco, da Comissão Concelhia do PCP, defende uma gestão totalmente pública, sob pena de valores economicistas virem a prejudicar o acesso ao parque.


“Fala-se de uma parceria de gestão privada entre a Associação de Municípios de Vale do Côa, operadores privados e o Estado. Creio que assim poderá estar em causa o serviço público desta instituição”, explica o dirigente comunista.


Outra preocupação do PCP de Foz Côa tem a ver com a ligação laboral dos trabalhadores ao Parque Arqueológico, sendo que muitos deles estão em situação precária há vários anos.


“Se até aqui o Estado não resolveu o problema aos trabalhadores que estão com recibos verdes, nalguns casos desde 2000, com esta gestão provada a sua situação laboral pode agravar-se ainda mais”, diz.


João Pedro Branco espera que o Museu do Côa, que deve abrir no próximo Verão, contribua finalmente para trazer à região os milhares de visitantes apregoados quando o parque das gravuras rupestres foi classificado pela Unesco como Património Mundial.

11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A CORRUPÇÃO E OS PORTUGUESES
O título é do artigo de Vasco Pulido Valente, no Jornal Público, de que transcrevo:

(...)"Houve sempre na cultura portuguesa a ideia de que a política serve, e deve servir, para enriquecer. A corte de D. João VI roubava por direito e tradição. Depois da guerra civil, em 1834, os liberais roubaram a Coroa e a Igreja como quiseram. Os "cabralistas" roubaram tanto, que mesmo na altura se achou um exagero. Na Regeneração e no "Rotativismo" toda a gente roubava disciplinadamente com método e com ordem. Durante a República, a rapidez com que mudavam os governos não permitiu que se roubasse muito (excepto por um pequeno prédio ou um ou outro bocadinho de terra). E Salazar, se não roubou ele próprio (uma virtude por que incessantemente o louvaram), deixou roubar a eito a vassalagem do regime.. Portugal nunca brilhou por uma grande honestidade cívica".
(...)"O português parte do princípio que os políticos se "enchem" (os que são espertos, pelo menos). Não acredita na honestidade do Estado ou na eficácia da lei. Acredita no que recebe e no que lhe tiram; e não se importava de arranjar um lugar à mesa".

5:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AINDA AS FARMÁCIAS


As farmácias são um negócio apetecível. Com os preços do medicamentos sempre a subir e com a prestimosa colaboração dos clínicos que sobremedicam os doentes decidiu-se assim aumentar os beneficiários desta actividade para não falar das parafarmácias... Esperemos que se fixem nos locais mais carenciados, que outro benefício não vejo a este aumento. Mas duvido... Se concorressem em regime de preço livre cabendo ao estado fixar o preço máximo isso sim é que era serviço.

5:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PARA RECORDAR TEMPOS RECENTES NA VIDA DAS NOSSAS COOPERATIVAS.
ALGUMAS PASSAGENS DUMA ENTREVISTA DO "DESAPARECIDO" FERNANDO AZEVEDO AO TEMPO EM QUE O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL ERA O PEDRO MELHORADO.

Entrevista a:

Fernando Azevedo, enólogo e Presidente da Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa

“A Adega de Foz Côa tem um peso crucial na economia deste concelho”

O enólogo Fernando Azevedo, que assumiu a presidência da direcção da Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa há cerca de um ano, está optimista em relação à campanha vinícola deste ano. Em entrevista ao Jornal A Guarda denuncia a existência de especuladores que podem criar problemas no sector e apela às autoridades para que investiguem.
Fernando Azevedo que também é presidente da Cooperativa dos Olivicultores de Vila Nova de Foz Côa, membro da Associação Portuguesa e Enologia e da Associação Portuguesa para a Qualidade, acredita no futuro do sector vinícola e da Adega de Foz Côa, admitindo que “estamos inseridos na melhor região do Mundo, onde são produzidos os melhores vinhos do Mundo”.
A Guarda: A Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa começou na quinta-feira, 8 de Setembro, a campanha vitivinícola deste ano. Quais são as previsões em termos de produção?

Fernando Azevedo: As nossas perspectivas são óptimas. Embora não seja um ano de grande abundância no que diz respeito à quantidade, vai ser um ano de qualidade. Digo-lhe isto, exactamente, não só pelo estudo de maturação que temos vindo a acompanhar desde os princípios de Agosto até à marcação das vindimas, mas porque também temos um ano onde o deus Baco, mais uma vez, nos bafejou aqui no Douro Superior. Isto é, a chuva que tanto escasseou ao longo destes anos, veio na altura certa e na quantidade certa, o que fez com que a maturação fosse o mais regular possível e levasse a que o próprio estado de maturação, o estado sanitário da uva, se apresente nas melhores condições. É por isso que eu digo que vamos ter um ano de qualidade. Vai ser um ano muito idêntico ao de 2005, talvez com uma ligeira melhoria da ordem dos dez por cento. Praticamente a mesma quantidade do ano passado. Fizemos à volta de 2,5 milhões de litros de vinho e este ano vamos andar entre os 2,5 e os 3 milhões de litros de vinho. Essas são as nossas perspectivas.

A Guarda: Neste momento, quais são as suas maiores preocupações em relação ao sector?

Fernando Azevedo: Quero alertar, não só os leitores deste jornal, como até as próprias autoridades, para o seguinte: As Adegas Cooperativas estão a atravessar uma fase menos boa, o cooperativismo está em baixa, como se diz hoje na gíria popular, mas o mais grave é que as nossas zonas sociais, sobretudo o Douro Superior, está a ser assediado por especuladores na compra de cartões de benefício. Isto pode ser um problema para as cooperativas e nomeadamente para a Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa. É este alerta que nós deixamos às autoridades, nomeadamente ao Instituto do Vinho do Douro e Porto, à associação que nos representa que é a Casa do Douro, para que se tomem providências urgentes para que estes especuladores tenham aquilo que merecem, porque estão mesmo a especular. Digo-lhe só a título de exemplo que tive conhecimento que um desses potenciais especuladores na compra de cartão de benefício, oferecia a 190 contos a pipa de vinho. Nós temos tido contactos quase diários com as firmas exportadoras e nenhuma firma irá comprar vinho a este preço. Isto é uma especulação para desestabilizar o sector, as cooperativas, mas isto também é feito com uma intenção. Tudo leva a crer, até porque já há exemplos de anos anteriores, que eles não vão cumprir aquilo que agora estão a dizer aos viticultores. Isto é, fecham negócio a 190 contos, dão agora 100 contos e depois, em Fevereiro ou Março, vão dizer que afinal as expectativas goraram-se porque o vinho não se vendeu ao preço que eles pensavam e combinaram, portanto, vão baixar o preço do cartão, só que, já lá têm o cartão, já lá têm as uvas, não há nada a fazer.
Isto é o conto do vigário e é urgente que as entidades, nomeadamente o Instituto do Vinho do Douro e Porto, se calhar a própria Polícia Judiciária, comecem a ter um trabalho mais acentuado sobre isto. Tenho falado com outras cooperativas que também sentem este problema, já se fizeram exposições ao Instituto do Vinho do Douro e Porto, esperemos que na verdade, as pessoas comecem a andar. A própria Casa do Douro, tem também obrigações e responsabilidades para que alerte quem de direito para que isto não aconteça e que evite também as vendas de cartão.
Espero que esta mensagem chegue rápida para que não aconteçam situações que depois, mais tarde, todos nós nos iremos arrepender. Aos associados da nossa Adega Cooperativa, da nossa área social, reiterar-lhe a confiança que a direcção tem neles, esperemos que eles tenham a mesma confiança na direcção, que acreditem nesta Cooperativa e que não vão no conto do vigário na venda dos seus cartões de benefício aos tais especuladores, porque isto (o vinho) é o nosso petróleo, é o nosso sustentáculo. Se vamos dar isto de mão beijada a quem o não sabe utilizar, estamos a abrir um buraco muito grande que mais tarde, todos nós, nos iremos arrepender.

A Guarda: São especuladores nacionais ou estrangeiros?

Fernando Azevedo: São nacionais e infelizmente do Douro. Por aquilo que a gente julga saber, são dois ou três especuladores que vinificam, são aquilo que nós chamamos ajuntadores, que utilizam mentiras e calúnias para desestabilizar os agricultores em relação às Adegas Cooperativas. É um alerta que deixo aos lavradores de todo o Douro para que não caíam nesta situação.
A Guarda: Assumiu a presidência da Adega de Foz Côa há cerca de um ano. Em termos financeiros, como se encontra a Cooperativa?

Fernando Azevedo: Por força do pedido de suspensão de mandato do anterior presidente, fui obrigado por força estatutária e por imposição de algumas pessoas amigas, a assumir o lugar de director desta Adega. Esta Adega, como todas as outras, está a atravessar uma fase menos boa e nós não fugimos à regra nem podemos esconder isto. O que nós temos a certeza absoluta, é que a situação está mais ou menos controlada. Já liquidámos 40 por cento da campanha de 2005 e no fim do mês de Outubro, é intenção desta direcção liquidar os 60 por cento que faltam. Liquidámos a preços que achámos justos, porque foi em função dos vinhos de consumo (VQPRD‘s) e os vinhos regionais que vendemos. Temos um preço acima da média, porque felizmente fizemos boas vendas, ao contrário do que se especulava, o que levou a que se fizessem os pagamentos aos nossos associados. É um bocadinho tarde, admitimos que sim, mas a crise económica e financeira vai ser ultrapassada e a Adega Cooperativa tem já um conjunto de soluções na manga para ultrapassar isso, de tal ordem que, nós estamos plenamente convencidos que nos finais deste mês, princípios de Outubro, liquidaremos todas as dívidas que a Adega tem.
Faremos aquilo que se chama um saneamento financeiro, mas da melhor maneira e esta Adega voltará a ser uma das melhores Adegas do Douro. Não temos a menor dúvida disso. Temos excelentes vinhos, temos vinhos praticamente em todos os escaparates e posso dizer-lhe, a título de exemplo, que estamos a negociar uma fase já muito adiantada com o Grupo Pão de Açúcar no Brasil, onde nós estamos convencidos que a produção da Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa não chegará para satisfazer as encomendas. Isto leva-nos a outro ponto. A direcção desta Adega tem equacionado que sozinhos não vamos a lado nenhum. É um apelo que eu quero fazer às Adegas Cooperativas, nomeadamente à UNIDOURO: é que se faça um esforço enorme para que haja uma congregação, para que as Adegas se unam, se agrupem para fazer face a estes desafios que se apontam.

A Guarda: A união das Adegas é, futuramente, uma situação incontornável?

Fernando Azevedo: Dou o exemplo do Grupo Pão de Açúcar. A nossa Adega ao assinar um contrato com o Grupo no Brasil, se calhar não tem um terço do produto que eles vão pedir. Nós vamos ter de recorrer a outras cooperativas. Temos que nos juntar e, cada vez mais, temos que pensar nisso. Lembro que o concelho de Foz Côa tem três Adegas Cooperativas, por que razão não se juntam e ficam três pontos de vinificação e criam um centro de comercialização? Que se crie uma marca, duas marcas, seria o suficiente, em vez de andarmos aqui a fazer uma concorrência umas às outras. O mesmo acontece no Douro Superior e nas outras sub-regiões. Cada vez mais nós temos que pensar em agruparmo-nos, senão, de outra forma nós não podemos fazer face aos novos desafios que se colocam.
É urgente que as direcções das Adegas comecem a mudar de mentalidade e informem os seus associados sobre a necessidade de se agrupem. Eu sou um apaixonado defensor da união das Adegas.
A Guarda: De que forma vai ser feito o saneamento financeiro da Adega?

Fernando Azevedo: Recorremos a uma empresa financeira de capital de risco em condições mais vantajosas do que aquelas que a banca tradicional nos dava. A dívida não é tanto quanto se especula, deixa alguma preocupação, é perfeitamente controlável, estamos preocupados com o montante, mas a Adega tem condições para resolver este assunto e entrará numa nova era. Esta Adega tem um potencial enorme, não só na qualidade dos seus vinhos como, nomeadamente, no potencial humano que existe. Todos os funcionários e sócios abraçam esta Adega de alma e coração. Esta simbiose perfeita, leva-me a dizer, com toda a convicção que esta Adega, vai alcançar de novo o lugar que merece, que é ser das duas ou três melhores e maiores do Douro.

A Guarda: O sector vitícola tem futuro?

Fernando Azevedo: Tem futuro, se o país souber trabalhá-lo da melhor maneira. Em Foz Côa, é por demais evidente. Nós estamos inseridos na melhor região do Mundo, que é o Douro Superior, que é uma sub-região onde são produzidos os melhores vinhos do Mundo. O Douro Superior tem vinhos excepcionais, os enólogos, os enófilos, todos eles reconhecem que o Douro Superior e, nomeadamente, esta zona de Foz Côa, tem qualidades excepcionais para ter vinhos excepcionais e nós temos.
Mas não é só o vinho, é também o azeite, que tem um peso económico importantíssimo e que nós, felizmente, estamos outra vez a dinamizar e a colocá-lo no sítio onde ele deve estar.

A Guarda: Qual a importância da Adega para a economia do concelho de Vila Nova de Foz Côa?

Fernando Azevedo: Posso dizer-lhe que a seguir à Câmara Municipal é a empresa que mais dinheiro movimenta e que mais gente emprega. Se a Adega de Foz Côa, sem desprimor para as Adegas de Freixo de Numão e de Vale da Teja, por qualquer razão, neste momento fechasse as portas, tinha um reflexo sócio-económico muito negativo no concelho de Foz Côa. Não tenho a menor dúvida. Repare que temos cerca de 700 associados fixos, e a maioria vive exclusivamente disto, da agricultura.
A Adega de Foz Côa tem um peso crucial na economia deste concelho. Repare que a seguir à Câmara deve ser a empresa que mais dinheiro movimenta e que mais emprego está a dar às pessoas. Só por aqui pode ver-se o peso sócio-económico que ela tem.

A Guarda:Está prevista a ampliação das instalações ou a modernização tecnológica?

Fernando Azevedo: Nós temos um projecto inserido no tal saneamento financeiro, que visa ampliar a capacidade de armazenagem, porque temos de utilizar os armazéns da Casa do Douro. A seguir, no interior da Adega, o que nos merece de imediato uma atenção é a linha de engarrafamento. Temos uma linha que já está um tanto ou quanto arcaica, embora ela funcione, mas queremos alterar algumas coisas. Felizmente que, tecnicamente, a Adega de Foz Côa está perfeitamente adaptada e não há grandes problemas.

A Guarda: A Adega apostou numa iniciativa inédita que consistiu no envelhecimento de vinho nas águas do rio Côa. Que outras ideias podem ser postas em prática?

Fernando Azevedo: Felizmente continuamos a ter uma imaginação prodigiosa, às vezes não temos é condições para levar a cabo determinado tipo de situações. Vamos dar continuidade a esse trabalho, porque foi uma aposta que na verdade, valeu a pena. O vinho escoou-se quase todo, estamos a guardar algumas garrafas porque temos encomendas para satisfazer. No ano passado arrancámos com o Vinho de Missa. Fizemos dois lotes, um branco e um rose. Este ano, por enquanto, ainda não vou anunciar o que iremos fazer, mas temos em mente um evento que terá todo o interesse para o Douro. Ao lançarmos estas iniciativas estamos a promover os vinhos do Douro e temos conseguido isso. A Adega de Foz Côa tem tido um papel importante porque neste tipo de eventos, tem exactamente conseguido promover os vinhos do Douro.

A Guarda: Que tipos de vinhos são produzidos pela Adega de Foz Côa?

Fernando Azevedo: Nós temos o ex-libris que foi o vinho envelhecido debaixo de água, um vinho feito de três castas, que esteve dois anos a estagiar no leito do rio Côa, numa zona subaquática. Nos últimos quatro anos esta Adega tem feito uma grande aposta nos mono-varietais, somos pioneiros no lançamento da Tinta Barroca, do Rabigato, na Tinta Roriz e mesmo até na Touriga Nacional. Temos o Vinho de Missa e os vinhos normais, aquilo que nós chamamos reservas que estão dois anos a envelhecer em estágio. Os consumidores dos nossos vinhos sabem que a qualidade se mantém ao longo dos anos. Repare que as nossas marcas são todas alusivas à Arte Rupestre. Logo no primeiro dia em que foram descobertas as gravuras rupestres, a Adega Cooperativa fez imediatamente uma colagem e levou nos seus vinhos os rótulos alusivos às gravuras.


obs)FOI PRECISO SERMOS MUITO TANÇOS.
DENTRO DE DIAS VAMOS TER OUTRA GOLPADA NOS AZEITES.
FICAMOS À ESPERA PARA VER.

SERÁ QUE ALGUÉM NOS PODE DIZER PORQUE SE DEMITIU O PRESIDENTE DA ADEGA?

É VERDADE QUE A DIRECÇÃO DA ADEGA COMPROU CARTÕES DE BENEFICIO NA ÚLTIMA COLHEITA ?( DANDO CONTINUIDADE A EXEMPLOS DE MÁ MEMÓRIA)

DUAS BOAS QUESTÕES PARA O SR MELHORADO ESCLARECER

1:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ENG.JORGE NAO DESANIME.
ELE VAI ACABAR POR PAGAR TODAS AS FAVAS.
JA SE APROXIMA A HORA DE IR CAVAR BATATAS PARA SANTO AMARO

4:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Presidente MESQUITA tem um grave problema:

a imagem que projecta é muito agressiva, a sua expressão é por vezes quase sinistra, vemo-lo com facilidade fardado de oficial de um qualquer regime totalitário.

A.COELHO

3:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Hipocrisia e as próximas eleições.

Por palar em hipocrisia.
Será que vale tudo. 5ªa feira santa( ontem )Mesquita vê passar a procissão em vários pontos da cidade. Coloca-se estratégicamente ele o Ri-te em vários pontos da cidade para que o vejam, pena é que não esteja a jogar às cartas como o fez na Sra. da Veiga.

Fozcoenses:

Considero que nos momentos certos sempre soubestem dar a resposta adequada.

Mais:

Cuidado com as promessas. desmontem as situações. Desde tratores, a dinheiro tudo vale.

Enganaram muitos há 4 anos mas agora tudo é diferente.

12:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez o mesquita borrou a escrita.
Aonde para o volvo?

Quem o quiser ver vai ter de esperar pois está preso....

11:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O PS tem um problema com a corrupção que, sendo o PS Governo, se torna um problema do país. Sempre que o tema vem à baila, designadamente na AR, o PS mostra-se patentemente incomodado, e tal incómodo manifesta-se numa torrente de palavras e declarações de intenção que, por um motivo ou por outro (e pode legitimamente recear-se que seja por outro), nunca se traduz em actos. Paralelamente, se hoje, em Portugal, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um corrupto ir parar à cadeia, isso deve-se fundamentalmente a um Código Penal aprovado pelo PS. Ao mesmo tempo, o deputado socialista que mais batalhou por eficazes leis anti-corrupção passou a…ex-deputado.
Agora é o enriquecimento ilícito de titulares de cargos públicos. Os portugueses habituaram-se a ver gente que ocupa ou ocupou lugares de decisão política aparecer a vender cabritos sem ter, que se saiba, cabras e pareceria natural que a lei lhe perguntasse (como já faz no domínio fiscal) donde vieram os cabritos. O PS acha a pergunta imprópria, e nem permite que o TC se debruce sobre ela. Que hão-de pensar os portugueses?

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O ZÉ É MALCRIADO...



Depois admiram-se que o Zé seja malcriado. Pudera! É sempre o povinho a pagar as favas. Veja-se o caso mais recente; enquanto milhares de idosos recebem umas ‘cartinhas’ para pagar multas, por incumprimento de obrigações fiscais, apesar de muitos terem uma pensão de miséria, toma-se conhecimento que o Estado deixou prescrever quase 800 MILHÕES DE CONTOS( 5.000.000.000 DE EUROS) em dívidas por parte dos bancos.
Ora, afinal é sempre mais fácil castigar quem não tem possibilidades de contratar grandes escritórios de advogados e está mais indefeso, pois então!

ZÉ NABO

3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Circula agora uma petição, diz-se que encabeçada por 170 personalidades, liderada pelo presidente de uma tal Associação Política Renovação Comunista, para que a esquerda junte “forças” e conquiste a Câmara Municipal de Lisboa.
O erro para a esquerda se morder este isco é ou deverá ser total: pois não se trataria (e espero que nada disto sinceramente aconteça) de uma vitória de nada nem de esquerda alguma, obviamente, mas sim, apenas e apenas isso, de uma vitória do Partido autodenominado Socialista, servindo-se para deitar fora, e usando como bengala indiferenciada, as forças vivas da esquerda portuguesa e de Lisboa em particular, ou seja, o descartável (para o dito PS) eleitorado do Partido Comunista Português e do Bloco de Esquerda. A lição a retirar de asneiras deste tipo é aliás sempre a mesma: de cada vez que o PCP ou o BE (ou partidos afins por essa Europa fora) favoreçam uma acção vitoriosa do Partido autodenominado Socialista, PCP e BE perderão sempre, sempre, espaço, representatividade e campo de acção a médio e longo prazo nesse mesmo território que julgaram “conquistar” ou “ajudar a conquistar”. E isto repete-se desde há muito: o campo do PS tende a fazer sempre chantagem à esquerda com o velho “vem aí a direita”, fazendo emergir uma espécie de culpa antecipada da esquerda para que de mão aberta trabalhe para a vitória do PS, seus chefes e respectiva galáxia. Assim foi há muito tempo com Mário Soares contra Freitas do Amaral, uma dramatização sem nexo de actuais aliados.
Lê-se sobre esta questão lisbonense no site do “Público”:
O promotor da petição estimou que o eleitorado lisboeta esteja dividido em três, repartindo-se cada terço entre a direita, o PS e a esquerda. “Pode haver um pequeno golpe de asa em que haja uma percentagem a mais que crie uma situação de voltar a colocar uma pessoa como Pedro Santana Lopes [candidato do PSD] à frente da Câmara de Lisboa”, afirmou Paulo Fidalgo, sublinhando que “uma fragmentação da esquerda pode significar arriscar uma derrota” nas eleições.
Sinceramente, se acontecer o que este Paulo Fidalgo “ameaça”, qual é o problema? Não voto em Lisboa, trabalho e voto em FozCôa, mas se votasse em Lisboa e tivesse de escolher apenas entre António Costa e Santana Lopes, claro que não escolheria.Aqui é o que irei fazer. A minha abstenção crítica e livre de chantagem estaria mais do que garantida. Espero portanto que exista de facto esquerda em Lisboa,e na minha terra, pois o problema de António Costa ou do Mesquita (ou do PS de Lisboa/ou do PS Fozcoa, com ou sem A. Costa/Mesquita) e de Pedro Santana Lopes/ Gustavo, é um problema do PS e do PSD, é um problema deles.

Não é um problema que a esquerda tenha que resolver.

ZÉ NABO

3:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo da 1.47PM:

O SR. PEDRO MELHORADO DEVE ESCLARECER ISSO E MUITO MAIS!

ENTÃO AGORA NA COOPERATIVA DOS OLIVICULTORES QUER ARRANJAR UM PRESIDENTE QUE NEM SÓCIO É (O DO CHAPEUZINHO - UM PARASITA QUALQUER, QUE COMO O PRESIDENTE DA ADEGA TAMBÉM NÃO ESTÁ CÁ)

QUANTO À COMPRA DE CARTÕES DE BENEFICIO - ENTÃO PARA ALÉM DA COMPRA DE CARTÕES, ATÉ O ADMINISTRADOR DA INSOLVÊNCIA ANDA INDIGNADO COM A VENDA QUE FIZERAM DO VINHO.

QUE CONTRATOS FIZERAM?

A QUEM VENDERAM O VINHO?

QUANTO METEU AO BOLSO O PRESIDENTE DA ADEGA COM ESTE CONTRATO DE VENDA DO VINHO DESTE ANO?

MAS A CULPA DISTO TUDO É TAMBÉM DO ADMINISTRADOR DA INSOLVÊNCIA, QUE SUPÕE-SE QUE UM ADMINISTRADOR SEJA PARA ADMINISTRAR - MAS AFINAL O QUE ADMINISTRA ESTE HOMEM, QUE RARAMENTE POR CÁ PASSA.

E JÁ AGORA SABIAM QUE O PEQUENINO GUERRA NÃO METEU AS UVAS NA ADEGA DE FOZ CÔA, VENDEU-AS A UMA EMPRESA.

POIS É, DEPOIS PEDE-SE AOS SÓCIOS PARA AJUDAREM E PARA METEREM LÁ AS UVAS.
HAJA PACIÊNCIA, SE UNS ERAM GATUNOS, OUTROS NÃO LHES FICAM ATRÁS.

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mais uma vez começam a surgir noticias do PCP de Vila Nova de Foz Côa na altura da campanha eleitoral.Sr. Eng. Gustavo n se deixe enganar mais uma vez por esse fala barato (presidente da comissao politica do PCP), será q ele lhe vai prometer mais uns votos no pocinho em troca de um lugar na camara para mais um primo Eng. como lhe fez á uns anos atrás.

11:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A semana passada, José Sócrates juntou-se ao clube dos que querem calar a crítica na barra do tribunal. Processou o colunista João Miguel Tavares por, no “Diário de Notícias”, ter escrito que não tem grande apreço pelo comportamento do primeiro-ministro na sua vida política e cívica. Para Sócrates, o Freeport é excelente para teorias da conspiração. Mas a condição deste jogo é que ninguém, usando desse direito universal que é o da liberdade de opinar, o ponha em causa. Pois eu repito o que Tavares escreveu: Sócrates não é um político sério e falta-lhe autoridade moral em quase tudo. E é, acima de tudo, como Jardim, um homem que vive mal com a liberdade dos outros.

ZÉ NABO

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo 12:29 AM relembrar:

"Meus caros e queridos conterrâneos
Devo partilhar convosco a consciência de que o meu elevado nível de absentismo nestas colunas, que todos concordarão, é imperdoável devido à elevada qualidade do que aqui é produzido. Refiro-me não só ao autor do Blog, mas em particular, aos anónimos participantes que se revelam analistas do melhor e que TECEM CONSIDERAÇÕES MUITO PROFUNDAS E CHEIAS DE MISTÉRIO, NÃO FOSSEM ELAS PRODUZIDAS NO CAFÉ DO PILÉRIO.
Dizia-me alguém que “ SEI QUEM ELE É, ELE É BOM RAPAZ, UM POUCO TÍMIDO ATÉ,…..” E EU PENSEI QUE NÃO PODIA HAVER TANTA CERTEZA, APESAR DA AFIRMAÇÃO SER FEITA NO CAFÉ HAVANEZA.
Senão vejamos, diz-se que há lá muitos independentes, sugestão com que não posso concordar pois aquilo é, antes sim, um antro de facciosismo, seja do Benfica, do Sporting, do Porto, do PS, do PSD, da sueca, do xincalhão, etc, etc. Nestas condições, a eventual existência de independentes só poderia acontecer por obra e graça do DIVINO ESPÍRITO SANTO, com o que todos concordamos não acontecer, pois olha-se à volta e aí sim, NO CAFÉ HAVANEZA TEM-SE A CERTEZA de que ninguém beneficiou DO HALO DE LUZ, ou evidencia ILUMINAÇÃO como o anónimo das 1101horas e 110010minutos, que obviamente, tendo em conta a era informática em que nos encontramos, em que as linguagens binárias imperam, está na base 2( a hora, claro!).
Dizia-me também um erudito, COM MUITA CERTEZA, NO CAFÉ HAVANEZA, que o anónimo das 1101horas e 110010minutos merecia a resposta de Cambronne. Recorde-se que durante a batalha de Waterloo, o Duque de Wellington admirado com a bravura do adversário, General Cambronne, general do exército de Napoleão, considerou que a sua morte seria um desperdício, tendo enviado o General Colville como emissário portador da sugestão de que se rendesse. Perante essa sugestão, recebeu a resposta do General Cambronne que ficou imortalizada como resposta de Cambronne, aspecto com que não concordo, pois aí sim, seria um perfeito desperdício fazê-lo.
Anónimo que não é das 1101horas e 110010minutos."

Assinado:CL

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Enfim terei que dizer lá loi c'est moi, a conspurcacao politica da nossa terra chegou aos primordios dos tempos nazistas,e tudo que nao é socialista é faxista,nao esquecendo por acaso, que o nacional socialismo gerou o faxismo, a utopia socialista nao passa de uma pseudo idiologia gasta pelo tempo e por quem a governa, senão vejamos ,Mesquitas,Moutinhos,e Sobrais,e outros tais,não passam de veiculos de transmissão,dessa mesma ideologia,é encher o saco até rebentar. Idiotas,racionalmente falando, o que pretendeis,sacar o suor ao povo de Vila nova,sem nada fazerens,ide embora porque sois indignos,de viver nesta terra.O tempo parou devido á vossa niglegencia,entranstens mudos e sais calados nao passais de uns incompetentes.

3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É espantosa a filosofia usada, pelo anónimo da 1.47!!!!!
Não é temporal, essa argumentação devia usá-la quando havia algo para ser "gatuno", pq actualmente já foi chão que deu uvas e milagres só Deus os faz 2º as regras da igreja, ou então pelo que deu entender deve ser um homem omonipotente, e capaz de dar saída a um assunto com esta complexidade.
Está na altura ideal para se candidatar e mostrar que é grande em tamanho e em obra, para dar o corpo ao manifesto e mostrar o que vale.
Não tenho conhecimento que nenhum sócios vá dialogar com a direcção no sentido de entreajuda!!!!!!
Sem trabalho não se chega a lado nenhum, como tal sugiro que em vez de comentários descabidos o melhor é colaborar, trabalhar, partilhar etc.
A COOPERATIVA não é do Sr Presidente nem dos restantes, membros, mas sim dos sócios, era bom que no seu conjunto lutassem para repôr o valor económico que ela representa na nossa Região.
Não perca esta oportunidade!!!!! .
Bom trabalho e mostre o que vale, integre-se no assunto , vai chegar á conclusão que o seu comentário está fora de tempo e está longe da verdade. FORÇA CAMARADA
LUTE,LUTE

5:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PARA RECORDAR O QUE ELE DISSE...
( ANO 2001) AO JORNAL TERRAS DA BEIRA

""" Por afirmações «injuriosas e difamatórias»
Moutinho processa PSD/Foz Côa


«Injuriosas e difamatórias» é como José Moutinho, presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Foz Côa, classifica as afirmações constantes num comunicado emitido pela Comissão Política do PSD. Por isso, o líder socialista pretende avançar com um processo judicial, como adiantou a Lusa. É mais um episódio sobre a polémica à volta do relatório da auditoria do Tribunal de Contas (TC) à empresa municipal FozcôaInvest, relativo ao ano de 1997, que sugeria a sua «dissolução», com «consequente liquidação do seu património, salvaguardando as suas posições nas sociedades participadas».

Em alternativa, o TC sugeriu que a FozcôaInvest fosse objecto de «uma séria reformulação» em termos de estratégia e «redefinição rigorosa dos seus objectivos, de modo a assegurar a sua viabilidade económica e equilíbrio financeiro». As sugestões do TC e a constatação da existência de «um passivo de cerca de dois milhões de contos» na empresa municipal mereceu críticas em comunicados e conferências de imprensa do PS. Reagindo às posições socialistas, a Comissão Política do PSD de Foz Côa emitiu um comunicado em 19 de Março, onde criticou a acção do Governo relativamente ao município e a estrutura concelhia do PS por não exigir junto do executivo de António Guterres «os investimentos prometidos e aprovados para o concelho». Os social-democratas afirmaram, nomeadamente, que se construiu «a Pousada da Juventude em detrimento da Residência de Estudantes, mas só e unicamente com o objectivo de empregar os dos "boys socialistas", incluindo o responsável pelo PS local, colocando-lhe à disposição, além das instalações que por vezes servem para reuniões políticas, uma viatura que, entre outros serviços, também serve para algumas actividades políticas do Partido Socialista». Estas afirmações foram consideradas ofensivas pelo responsável concelhio do PS, José Moutinho, que decidiu processar judicialmente a direcção concelhia do PSD de Vila Nova de Foz Côa. Contactado pela agência Lusa, o presidente da Concelhia social-democrata, José Carlos Afonso, afirmou não temer a decisão de Moutinho de instaurar um processo judicial contra o PSD e frisou que, «por ser verdade, mantêm as afirmações do comunicado em causa

E AGORA MOUTINHO, PARA QUE SERVE A FOZCOAINVEST?
ALBERGUE DE INCAPAZES.
BANCO INSULAR DA CÂMARA MUNICIPAL.

ZÉ NABO

2:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanta conversa para nada.
Sobre a arvore cortada pelo Gustavo nada.
Assumir não é convosco.

1:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o anonimo da 1.15, devia ser a prioridade de todos falar da arvore. Nao ha de certeza nenhum assunto mais importante para se falar. O gustavo ja nem sequer se deveria poder candidatar.

11:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Gustavo cortou uma árvore?!...O drama ...o horror...a tragédia.Já alguem perguntou quantas plantou?
O Mesquita e o moutinho Roubam o municipio.....isso são difamações de gente invejosa....(o curriculo criminal dos dois está cada vez maior)......mas enfim....
Isto já cheira tão mal que já chega o cheiro a cascais e o vento veio de frança.

2:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando as preocupações sobre o Gustavo se resumem a uma arvore.

Esse anónimo está preocupado com uma arvore porque é que não pergunta ao mesquita se tem cuidado das arvores que planta na lameira com as crianças no dia da arvore e deixa ao abandono logo de seguida pois o lemos pinto tem muitas para vender no ano a seguir. São muitas centenas de arvores.

Sr.(a) anonimo(a):

Tenha juizo. Quando não se tem nada para dizer o melhor é estar calado(a).

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há bocadinho ouvi Manuela Ferreira Leite responder a uma pergunta de uma jornalista dizendo que a pergunta que ela acabara de fazer era “insultuosa”. A pergunta tinha a ver com a possibilidade de haver falsos candidatos na lista do PSD ao Parlamento Europeu (candidatos que, sendo eleitos, depois renunciarão para dar lugar a outros, de acordo com combinações prévias). A pergunta era legitima (o PS acusou o PSD disso mesmo, com base em declarações atribuidas a Guilherme Silva, do PSD).

A resposta foi, como se vê, igualzinha às que José Sócrates tem dado sobre o caso Freeport. Ataca-se o mensageiro, quando a mensagem chateia.

Escolher entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite é escolher entre a peste e a cólera. Por mim, não escolho.


ZÉ NABO

2:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Manuela Moura Guedes anunciou que vai processar José Sócrates. Foi depois deste ter dito, na entrevista à RTP, que o telejornal das sextas-feiras na TVI não tem nada de jornalismo, é só “uma caça ao homem” com base somente num “ódio” de cariz “pessoal” (cito de memória).

Um processo assim é exactamente do mesmo género que aquele que José Sócrates moveu, por exemplo, ao João Miguel Tavares. Não se gosta de uma opinião e, vai daí, processo em cima.
E portanto Manuela Moura Guedes desceu ao nível daquele que agora processa. Usa os mesmos métodos, pelas mesmas razões - e legitimando assim os métodos de Sócrates. Dito de outra forma: estão um para o outro.

Escolher entre Manuela Moura Guedes e José Sócrates é escolher entre a peste e a cólera. Por mim, não escolho.


ZÉ NABO

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PARA O AMIGO F.N. REFLECTIR...

O problema da inversão do coiso da prova
Ora, desculpem lá qualquer coisita, mas eu até me parece, que de facto não está com nada isto de pôr um suspeito a provar que é inocente, isentando a investigação criminal de ter que se dar ao trabalho de provar que é culpado. Dizem-me, e eu acredito, que a isto se chama “inversão da ónus da prova”.

Tem-se falado muito desta tal de inversão a propósito da intenção de criminalizar o “enriquecimento ilícito”, uma ideia de que se lembrou João Cravinho no início da legislatura e que depois outros partidos (o PSD, o BE, o PCP) repescaram e agora voltaram a pôr na agenda.

É claro que Maria José Morgado também há muito que clama pela dita criminalização. O que não me admira. Nada de pessoal tenho contra a procuradora-adjunta. Parece-me até movida pelas melhores intenções. Mas, enfim, digam-me um caso de um político que tenha sido condenado por via de uma investigação conduzida por ela. Só um. Zero, que me lembre. Maria José Morgado tem sido apresentada, até por amigos meus, como campeã no combate à corrupção. Mas, e os resultados? Nicles. Suspeito que, aliás, consciente ou inconscientemente, toda a sua veemência retórica só tem por função evitar que analisemos com atenção esses mesmos resultados (a falta deles).

Não admira que Maria José Morgado (e o Ministério Público todo) queiram criminalizar o enriquecimento ilícito. E quanto mais inversão dos ónus da prova melhor. Porque assim, estou a imaginá-los, será mais fácil. Um procurador repara que um político que há dez anos andava com uma mão à frente e outra atrás exibe agora um portentoso BMW X6, mais uma casa na Lapa, um vasto monte no Alentejo, uma penthouse em Nova Iorque, um luxuoso estúdio em Paris, uma simpática cabaninha, com piscina e corte de ténis em Pipa (Rio Grande do Norte, Brasil).

Vai daí o procurador pensará: “Este homem só pode ter isto tudo porque andou a receber subornos à grande e à francesa.” Muito bem. E depois, se pelo meio não apanhar umas escutas telefónicas em que o suspeito diga, várias vezes, “sim, sou um ganda corrupto, eh eh, é isso é que eu sou, sou mesmo mesmo mesmo, ui ui, olá se sou”, nunca chegará a lado nenhum porque é chato comó caraças perseguir transações e registos feitos em off-shores e coisas assim (mecanismos que só corruptos muito estúpidos não usam).

Tendo o enriquecimento ilícito com inversão (à brava) do ónus da prova previsto no Código Penal, qualquer procurador (e/ou inspector da PJ) poderá safar-se de ter de se dar ao trabalho de provar a corrupção (e crimes conexos, como fraudes fiscais, branqueamento, etc). Basta dizer ao suspeito: “Prove que isto foi tudo adquirido com o dinheiro que ganhou na política.” Se o dito não conseguir, azar o dele. Vai de cana. E quanto à prova da corrupção, zero. Ou dos crimes conexos. E não se provando a corrupção não se perseguirão os que pagaram os subornos ao suspeito. Nem se saberá para que efeitos foram pagos. Zero.

A criminalização do enriquecimento ilícito com inversão do ónus da prova é a confissão da incompetência da investigação criminal portuguesa (MP+PJ) para enfrentar crimes de colarinho branco. Ao fim destes caracteres todos era isto que queria dizer.

2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SECÇÃO: Entrevista Jornal a GUARDA
EM 18.01.2007

PARA RECORDAR...

Emílio António Pessoa Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa

“Com a construção do Museu do Côa, tudo vai ser diferente e todos vamos ser beneficiados”

Emílio António Pessoa Mesquita nasceu em Santo Amaro, aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa. Licenciado em direito pela Universidade de Lisboa foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, em Outubro de 2005.
Poucos dias depois do início das obras refere que o Museu corresponde à concretização de um sonho pessoal,e está ciente de que este equipamento vai contribuir, decisivamente, para um melhor posicionamento estratégico do Concelho para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento de toda esta Região

A Guarda: Quem é Emílio Mesquita?

Emílio Mesquita: Para simplificar diria que é um Fozcoense, com 55 anos de idade, que ama a sua terra. Nasceu em Santo Amaro, Concelho de Vila Nova de Foz Côa, e licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1978. Desde essa data exerceu a actividade de advogado, sendo paralelamente Assessor Jurídico do Ministério da Justiça. Mas nunca perdeu as suas raízes e foi essa a principal razão que o trouxe de volta a Foz Côa, onde exerce, desde Outubro de 2005 as funções de Presidente de Câmara.

A Guarda: Qual a sua ligação a Vila Nova de Foz Côa?

Emílio Mesquita: Nasci e vivi na minha aldeia até aos 10 anos de idade. Ali fiz a escolaridade primária. Ali passei todas as férias enquanto estudante e não só; e ali fui sempre, com regularidade, visitar os meus Pais e demais familiares e amigos que sempre ali residiram. Em 1997 integrei a Assembleia Municipal da Autarquia pelas listas do partido Socialista, como independente. Logo a seguir fui candidato a Presidente de Câmara, mantendo, por isso, sempre o contacto com o Concelho.

A Guarda: Que razões o levaram a candidatar-se à Câmara Municipal?

Emílio Mesquita: Principalmente porque não me conformava com o estado das coisas e via o Concelho cada vez mais estagnado. Mas também porque eram muitos os apelos para que aceitasse este desafio e por acreditar que é possível fazer algo melhor.

A Guarda: O início da construção do Museu do Côa é a concretização de um sonho?

Emílio Mesquita: Sim. O Museu corresponde à concretização de um sonho meu , porque estou ciente de que ele vem contribuir decisivamente para um melhor posicionamento estratégico do Concelho, para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento de toda esta Região. Mas temos mais sonhos que haveremos de conseguir realizar.

A Guarda: Qual a importância do projecto para o Concelho, Distrito e País?

Emílio Mesquita: Sendo o Turismo uma forte aposta do meu programa eleitoral, nada melhor para consolidar e reforçar o nosso dinamismo e para nos estimular na definição de outros objectivos não só para o Concelho, mas também para o Distrito e para o País. Entendemos que, com a construção do Museu do Côa, tudo vai ser diferente e todos vamos ser beneficiados.
Certamente que o Parque Arqueológico do Vale do Côa vai ganhar uma nova dimensão, uma maior visibilidade e, assim o espero, uma maior abertura, podendo assim contribuir para o crescimento económico desta Região. Não nos esqueçamos que os estudos nos dizem que até ao ano 2020 vai triplicar o número de pessoas que, a nível mundial, irão fazer turismo. E nós teremos de saber estar preparados para essa evolução.

A Guarda: Há quem considere que Foz Côa ainda não tirou o devido proveito da preservação das gravuras classificadas como Património Mundial pela UNESCO em Dezembro de 1998. É da mesma opinião?

Emílio Mesquita: Penso que o real valor e a importância das Gravuras Rupestres para a Região e para o País não são ainda suficientemente reconhecidos e isso fica claro quando verificamos que nas 21 propostas, elaboradas por um Concelho de Notáveis, para a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, a Arte Rupestre do Vale do Côa, classificada pela UNESCO como Património Mundial, fica excluída. Acho que se perdeu uma boa oportunidade de ver divulgado no País e no Mundo este património extraordinário. No entanto é reconhecido pelos estudiosos e pela generalidade dos turistas que nos visitam que estamos perante um achado raro e singular à escala mundial.Infelizmente esse conselho de Notáveis não teve o bom senso de me ouvir.
A construção do Museu do Côa é uma peça decisiva no processo evolutivo do Parque Arqueológico que, com esse apoio importantíssimo, poderá multiplicar o número de visitantes.

A Guarda: Que projectos são ainda necessários para promover o efectivo desenvolvimento do concelho?

Emílio Mesquita: Foz Côa é um Concelho deprimido, com necessidades de vária ordem que se foram acentuando nos últimos anos. Considero que muito há para fazer nas mais diferentes áreas de intervenção. Por exemplo: Na educação impõe-se a construção de centros escolares onde as nossas crianças possam usufruir de espaços pedagógicos devidamente equipados; Seria também, muito positiva, a captação de um Pólo Universitário, com vertentes de ensino nas áreas Arqueológica e Turística.
Na Saúde, urge requalificar o centro de saúde para os tempos que se avizinham.
Para potenciarmos o Turismo teremos de melhorar as acessibilidades da Região, sem prejuízo para a paisagem, que é um dos nossos cartões de visita. A Reabertura da linha-férrea do Pocinho a Salamanca, criando um eixo importante de ligação entre Portugal e Espanha, nomeadamente entre Porto e Salamanca é também um dos objectivos em que me tenho empenhado particularmente junto de diversos Ministros. Mas também procurarei alcançar a construção de novos cais fluviais, um no Pocinho outro na foz do Côa, que servirá o Museu.
Irei criar o Museu do vinho em Santo Amaro para promoção e degustação dos néctares aqui produzidos.
Por outro lado há um importante investimento a fazer na criação de estruturas de acolhimento capazes de assegurar as exigências do turismo moderno.
Mas também terá de ser feito um esforço de investimento privado no Concelho que permita a fixação de mais gente.
A Guarda: A construção do IP 2 (Celorico da Beira – Macedo de Cavaleiros) é uma necessidade para o seu concelho?

Emílio Mesquita: Sabemos que o desenvolvimento carece sem dúvida alguma, de boas acessibilidades, pelo que faz todo sentido que o IP2, também seja construído de imediato, de forma a responder aos nossos anseios de crescimento socio-económico que são também os de toda a Região.
As restantes acessibilidades rodoviárias, Estrada Nacional 222, que liga Foz Côa a Figueira, a São João da Pesqueira, à Régua e a Penedono, são também fundamentais para uma maior aproximação e dinamização de todos.
Temos sempre presente que a ligação a Espanha é fundamental. Salamanca, entre outros centros urbanos espanhóis, são para nós um mercado turístico prioritário.

A Guarda: Que vantagens vê na possível criação de uma Unidade Básica de Urgência em Foz Côa?

Emílio Mesquita: Foz Côa encontra-se a mais de 80 km do principal e único Serviço de Saúde com essas capacidades, e nalguns casos a mais de 100 km, pelo que a escolha é sensata, e foi bem estudada para que a criação de uma Unidade Básica de Urgência seja instalada em Foz Côa.
As vantagens vêm de encontro às necessidades de desenvolvimento de toda esta Região, que para além das populações prevê, a curto prazo, a visita de milhares de turistas a uma zona ribeirinha com mais de 50 km de extensão, e que já recebe anualmente mais de trezentas mil visitas.
Irei promover uma praia fluvial no Rio Douro de grande qualidade.
Também não existe turismo sem estarem garantidos cuidados de saúde e Foz Côa precisa deles mais do que qualquer outro local, dada a sua centralidade nesta matéria.

A Guarda: Como analisa a aposta que está a ser feita pela Cooperativa de Produtores de Amêndoa na plantação de novos amendoais?

Emília Mesquita: A plantação de novos amendoais é sem dúvida importante. Depois de uma fase de arranque e abandono, voltar a acreditar na cultura da amêndoa como parte da economia deste Concelho, é positivo. Foz Côa, que também é conhecida por Capital da Amendoeira em Flor, vê assim reforçado este título.


" Valerá a pena comentar ? "

Maria Emília

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TUDO AO LÉU

Sou um dano colateral do levantamento do sigilo bancário. As partes pudendas das minhas contas ficarão à vista das Finanças, e ou muito me engano ou não haverá folha de parra (um artiguinho da lei, ou só uma alínea ou um § único) com que alguém como eu, sem "offshores" no colchão, possa cobri-las. E agora, sempre que encarar o dr. Teixeira dos Santos na TV, não poderei deixar de sentir que me fita com ar reprovador como se me dissesse: "Com que então saldo a descoberto, hein?" ou "Vê lá se pagas a conta da luz, que já estás três dias atrasado".
A culpa foi minha, que me pus a defender a criminalização do enriquecimento ilícito e deveria saber que o Governo acabaria antes por taxá-lo (60% para o Estado, 40% para o corrupto) e, de caminho, arranjar maneira de espreitar no empobrecimento lícito geral. Dir-se-á que a lei não é para os portugueses comuns, que não terão nada a esconder. Mas quem não tem nada a esconder, um buraco nas meias que seja, ou na declaração de IRS? E já alguém viu uma lei aplicar-se aos portugueses incomuns, àqueles que financiam os partidos e têm milhões na conta bancária?

H.L

3:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lista do PSD a camara municipal:

gustavo duarte
lemos pinto
libano

assembleia municipal:

mauro burcio

junta de freguesia:

miguel trigo

assim anda o PSD de Vila Nova, apenas uma cambada de oportunista.
uns q hoje estão de um lado e amanha estão no outro.
uns q teem medo de sujar a roupa e fazem de todo para cair em graça mas n passam de uns palhaços q n teem onde cair mortos ( se n fossem os sogros?????).
uns q nunca quiseram saber de Vila Nova, q diziam mal do PSD, talvez o efeito dos charos!!!!!!
uns q entram no PSD mas que depois de terem emprego ( para a cunhada, mulher de outros) deixam a comissao politica.

onde ira parar o partido e vila nova com pessoas como estas?

12:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó sr.12.27 ,Agora quando um jovem se interessa pela politica, passa a ser tratado por drogado? Por isso é que á muito boa gente que não se mete na politica, pois já sabe que vai ser achincalhada.Força JOVENS corajosos.Mais vale quem fumou um charro ou apanhou uma bebedeira antes de ir para para a camara municipal, do quem o fuma (charro) ou apanha bebedeiras depois de lá estar.

7:39 da manhã  
Anonymous rôja'doillos said...

oy!!! amigo das 12.27AM.
Será que também V. Exª é paga para tal, ou és bruxo?...ou, é como a rôlha de cortiça na água...a direcção do vento *%$#!?...ou, como o actual EDIL, no "Porto Canal",... antes tinha esta ideia, mas, hoje e pelas circunstâncias, já tenho outra...se.... O vento não virar até lá.... Atenção à DOUTRINA PS, - Sócrates, «fafafasscchh» (O político), não (O filósafo).
BOM FIM-DE-SEMANA
Saudações efusivas

10:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

NÃO É A ÁRVORE QUE É IMPORTANTE, MAS SIM A ATITUDE.............

10:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Onde aprendeste a mentir tanto?!
Ou és mesquital ou motinhal!

6:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O CLUBE DOS NOVISSÍMOS RICOS

Há uma confusão de conceitos entre« enriquecimento súbito», «enriquecimento inexplicável», e «enriquecimento ilícito».
A corrupção não pode ser a única fonte de todas estas categorias, embora possa dar o seu interessado contributo.

1:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CARO GUSTAVO DUARTE

Arquimedes afirmou um dia: Dêem-me um ponto de apoio que eu levantarei o mundo. Estou convicto de que com a tua candidatura irás conseguir esse ponto de apoio. Conta comigo para te ajudar a levantar o mundo Fozcoense.

José margarido

7:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um artigo recente no Expresso revela que 20% da geração de Abril nunca votou e que a “80% dos jovens nunca lhes passou pela cabeça inscrever-se num partido político”.
Na amostragem que compreendia pessoas com idades entre os 30 e os 40, 50% disse que não se interessa por política, 77.8% não pensa filiar-se num partido.

O sistema democrático Português não está a conseguir cativar a geração pós-25 de Abril para ter uma participação activa, tanto na sociedade em geral (que implica um sentimento de altruísmo com o outro anónimo, ou a crença de que na relação com os outros melhoro também a minha vida), como na sua própria comunidade (associações de moradores, recreativas, cívicas,culturais, etc).

De que forma podemos promover um sentimento de crença no sistema político e na minha opinião alterar a definição do conceito de político (como o profissional do sistema) para englobar todas as pessoas que querem uma comunidade, freguesia, concelho… melhor, e estão dispostas a contribuir e participar nesta caminhada… os políticos são , ou deveriam ser todos os cidadãos activos?

manuela

7:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PARA RECORDAR ABRIL

PROGRAMA DO PRIMEIRO GOVERNO PROVISORIO 1974

Programa do I Governo Provisório


Linhas programáticas do Governo Provisório (I) publicadas no diploma da Junta de Salvação Nacional que o instituiu:

A vitória alcançada pelo Movimento das Forças Armadas Portuguesas, destituindo o regime que não soube identificar-se com a vontade do Povo, à qual impediu todas as vias democráticas de expressão, permite definir os princípios básicos que esperamos contribuam de modo decisivo para a resolução da grande crise nacional.
Em execução desses princípios, compete ao Governo Provisório:
Lançar os fundamentos de uma nova política económica, posta ao serviço do povo português, em particular das camadas da população até agora mais desfavorecidas;
Adoptar uma nova política social que, em todos os domínios, tenha como objectivo a defesa dos interesses das classes trabalhadoras e o aumento progressivo, mas acelerado, da qualidade de vida de todos os portugueses;
Promover um inquérito a todos os abusos de poder, atentados contra os direitos dos cidadãos ou práticas de corrupção, acerca dos quais sejam apresentadas queixas ou dos quais haja notícia, publicando-se as suas conclusões e entregando-se aos tribunais comuns o julgamento das culpas que vierem a ser apuradas;
Manter, em matéria de política externa, activa adesão aos princípios da independência e igualdade entre os Estados e de não ingerência nos seus assuntos internos, defendendo a paz, alargando e diversificando relações internacionais e respeitando os compromissos decorrentes dos tratados em vigor;
Reconhecer o carácter essencialmente político da solução das guerras no ultramar, lançando uma nova política que conduza à paz, garanta a convivência pacífica e permanente de todos os residentes, e criando condições para um debate franco e aberto com vista à definição do futuro do ultramar.
O carácter transitório do Governo Provisório determina que não poderá proceder a grandes reformas de fundo, nem a alterações que afectem o foro íntimo da consciência dos Portugueses, em particular das suas convicções morais e religiosas.
Os governantes devem ser exemplo transparente de isenção, impondo uma ampla receptividade ao tratamento, pelos órgãos de informação, dos problemas da vida pública portuguesa, pressupondo que o farão de modo responsável e construtivo, reintegrados que estão na sua dignidade de instrumentos autênticos de uma opinião pública democrática. Em respeito a essa transparência perante o País, que vive na esperança, o Governo Provisório não poderá consentir manobras que visem impor-lhe uma tutela extremista de qualquer tipo ou comprometer a genuinidade das decisões que, no quadro democrático, ao Povo pertencem.
Em obediência aos princípios do Programa do Movimento das Forças Armadas, o Governo Provisório actuará dentro das grandes linhas de orientação que a seguir se definem, e cujos fundamentos deverá solidamente alicerçar.

1. Organização do Estado:

a) Publicação urgente de nova lei eleitoral;
b) Publicação da lei das associações políticas; sua regulamentação;
c) Reforma do sistema judicial, conducente à independência e dignificação do seu poder; extinção de tribunais especiais; reforma do processo penal e demais direito processual; e ainda revisão da legislação relativa à polícia judiciária e ao habeas corpus;
d) Estruturação da Administração Central, de forma a corresponder aos objectivos das novas instituições políticas;
e) Revisão das relações políticas, administrativas e económicas entre o Portugal europeu e o ultramar;
f) Definição da competência dos governadores ultramarinos, dos governadores civis e dos governadores dos distritos autónomos;
g) Extinção progressiva do sistema corporativo e sua substituição por um aparelho administrativo adaptado às novas realidades políticas, económicas e sociais;
h) Revogação do Estatuto do Trabalho Nacional; regulamentação em ordem a garantir a liberdade sindical dos trabalhadores e do patronato; estabelecimento de novos mecanismos de conciliação nos conflitos do trabalho;
i) Fortalecimento das autarquias locais, com vista à participação activa dos cidadãos na esfera política dos respectivos órgãos;
j) Rápida reforma das instituições administrativas.

2. Liberdades cívicas:

a) Garantia e regulamentação do exercício das liberdades cívicas, nomeadamente das definidas em Declarações Universais de Direitos do Homem;
b) Promulgação de medidas preparatórias de carácter económico, social e cultural que garantam o exercício efectivo da liberdade política dos cidadãos;
c) Publicação de uma nova lei de imprensa, rádio, televisão e cinema;
d) Garantia da independência e pluralismo dos meios de informação, com salvaguarda do carácter nacional da Radiotelevisão Portuguesa e da Emissora Nacional; montagem de esquemas antimonopolistas em matéria de informação;
e) Definição de medidas que assegurem a seriedade das sondagens à opinião pública.

3. Segurança de pessoas e bens:

a) Defesa permanente da ordem pública;
b) Definição de normas para a garantia da liberdade e segurança em manifestações na via pública e estabelecimento de medidas de salvaguarda do património público e privado;
c) Activação dos meios preventivos dos crimes em geral e, em particular, da corrupção, dos delitos antieconómicos e de todas as formas de atentado contra pessoas e bens.

4. Política económica e financeira:

a) Combate à inflação, através de medidas de carácter global;
b) Revisão da orgânica e dos métodos de administração económica, de modo a dotá-los de eficiência e celeridade de decisão;
c) Eliminação dos proteccionismos, condicionalismos e favoritismos que restrinjam a igualdade de oportunidades e afectem o desenvolvimento económico do País;
d) Criação de estímulos à poupança e ao investimento privado - interno e externo -, com salvaguarda do interesse nacional;
e) Adopção de novas providências de intervenção do Estado nos sectores básicos da vida económica, designadamente junto de actividades de interesse nacional, sem menosprezo dos legítimos interesses da iniciativa privada;
f) Intensificação do investimento público, designadamente no domínio dos equipamentos colectivos de natureza económica, social e educativa;
g) Gestão eficiente e coordenada das participações do Estado, orientada para a defesa efectiva do interesse público;
h) Prossecução de uma política de ordenamento do território e de descentralização regional em ordem à correcção das desigualdades existentes;
i) Liberalização - em conformidade com os interesses do País - das relações económicas internacionais, no domínio das trocas comerciais e dos movimentos de capitais;
j) Apoio e fomento de sociedades cooperativas. Revisão dos circuitos de comercialização, de molde a libertá-los de intervenções e encargos não justificados;
l) Revisão imediata do IV Plano de Fomento, no quadro de uma estrutura participativa, transformando-o num instrumento efectivo de promoção social e desenvolvimento. Revisão da orgânica dos planos de fomento;
m) Reforma do sistema tributário, tendente à sua racionalização e à atenuação da carga fiscal sobre as classes desfavorecidas, com vista a uma equitativa distribuição do rendimento;
n) Adopção de medidas excepcionais destinadas a combater a especulação e a fraude fiscal;
o) Reforma do sistema de crédito e da estrutura bancária, visando, em especial, as exigências do desenvolvimento económico acelerado;
p) Nacionalização dos bancos emissores;
q) Dinamização da agricultura e reforma gradual da estrutura agrária;
r) Auxílio às pequenas e médias empresas;
s) Protecção das participações minoritárias no capital das sociedades;
t) Reorganização dos serviços de estatística, de modo a garantir a objectividade da informação e a permitir a intervenção oportuna na gestão da economia.

5. Política social:

a) Criação de um salário mínimo, generalizando-o progressivamente aos vários sectores do mundo do trabalho;
b) Instituição de sistemas que assegurem o poder de compra das classes desfavorecidas, independentemente das contingências acidentais da prestação de trabalho;
c) Dignificação da função pública, com garantia da sua independência política, e regulamentação do direito de associação do funcionalismo; revisão imediata do sistema de remunerações;
d) Adopção de novas providências de protecção na invalidez, na incapacidade e na velhice, em especial aos órfãos, diminuídos e mutilados de guerra;
e) Definição de uma política de protecção da maternidade e da primeira infância;
f) Aperfeiçoamento dos esquemas de seguro contra acidentes de trabalho e doenças profissionais;
g) Lançamento das bases para a criação de um serviço nacional de saúde ao qual tenham acesso todos os cidadãos;
h) Substituição progressiva dos sistemas de previdência e assistência por um sistema integrado de segurança social;
i) Criação de novos esquemas de abono de família;
j) Medidas de protecção a todas as formas de trabalho feminino e rigorosa fiscalização do trabalho de menores;
l) Criação de esquemas unificados e polivalentes de formação profissional, com participação obrigatória do Estado e do sector privado;
m) Estabelecimento de regimes de participação dos trabalhadores na vida da empresa;
n) Adopção de medidas económicas e sociais destinadas a motivar o retorno dos emigrantes, e de protecção e enquadramento dos trabalhadores portugueses no estrangeiro;
o) Financiamento de equipamentos colectivos, com especial incidência no sector da habitação, conjugado com uma política de solos adequada, de modo a facultar às camadas populacionais de menores rendimentos alojamento condigno e em condições acessíveis;
p) Protecção à Natureza e valorização do meio ambiente.

6. Política externa:

a) Respeito pelos princípios da independência e da igualdade entre os Estados e da não ingerência nos assuntos internos de outros países;
b) Respeito pelos tratados internacionais em vigor, nomeadamente o da Organização do Tratado do Atlântico Norte, bem como pelos compromissos assumidos de carácter comercial e financeiro; contribuição activa no sentido da manutenção da paz e segurança internacionais;
c) Intensificação das relações comerciais e políticas com os países da Comunidade Económica Europeia;
d) Reforço da Comunidade Luso-Brasileira em termos de eficiência prática;
e) Manutenção das ligações com o Reino Unido, o mais antigo aliado de Portugal;
f) Continuação das relações de boa vizinhança com a Espanha;
g) Reforço da solidariedade com os países latinos da Europa e da América;
h) Manutenção da tradicional amizade com os Estados Unidos da América do Norte;
i) Estabelecimento de relações diplomáticas e comerciais com todos os países do Mundo;
j) Renovação das históricas relações com os países árabes;
l) Revisão da política de informação no estrangeiro;
m) Apoio cultural e social dos núcleos portugueses espalhados pelo Mundo;
n) Definição de uma política realista para com os países do Terceiro Mundo;
o) Participação e colaboração activa com a ONU e, em geral, com os organismos de cooperação internacional.

7. Política ultramarina:

a) Reconhecimento de que a solução das guerras no ultramar é essencialmente política, e não militar;
b) Instituição de um esquema destinado à consciencialização de todas as populações residentes nos respectivos territórios, para que, mediante um debate livre e franco, possam decidir o seu futuro no respeito pelo princípio da autodeterminação, sempre em ordem à salvaguarda de uma harmónica e permanente convivência entre os vários grupos étnicos, religiosos e culturais;
c) Manutenção das operações defensivas no ultramar destinadas a salvaguardar a vida e os haveres dos residentes de qualquer cor ou credo, enquanto se mostrar necessário;
d) Apoio a um acelerado desenvolvimento cultural, social e económico das populações e territórios ultramarinos, com vista à participação activa, social e política de todas as raças e etnias na responsabilidade da gestão pública e de outros aspectos da vida colectiva;
e) Exploração de todas as vias políticas que possam conduzir à paz efectiva e duradoura no ultramar.

8. Política educativa, cultural e de investigação:

a) Mobilização de esforços para a erradicação do analfabetismo e promoção da cultura, nomeadamente nos meios rurais;
b) Desenvolvimento da reforma educativa, tendo em conta o papel da educação na criação de uma consciência nacional genuinamente democrática, e a necessidade da inserção da escola na problemática da sociedade portuguesa;
c) Criação de um sistema nacional de educação permanente;
d) Revisão do estatuto profissional dos professores de todos os graus de ensino e reforço dos meios ao serviço da sua melhor formação;
e) Ampliação dos esquemas de acção social escolar e de educação pré-escolar, envolvendo obrigatoriamente o sector privado, com vista a um mais acelerado processo de implantação do princípio da igualdade de oportunidades;
f) Criação de esquemas de participação de docentes, estudantes, famílias e outros sectores interessados na reforma educativa, visando, em especial, a liberdade de expressão e a eficiência do trabalho;
g) Definição de uma política nacional de investigação;
h) Fomento das actividades culturais e artísticas, designadamente da literatura, teatro, cinema, música e artes plásticas, e ainda dos meios de comunicação social, como veículos indispensáveis ao desenvolvimento da cultura do Povo;
i) Difusão da língua e cultura portuguesas no Mundo.



CONCLUO

UM PROGRAMA QUE NO ESSENCIAL AINDA HOJE SERIA ACTUAL

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

caro das 10:01.
n digo q n mude de ideias mas dificilmente o fasso, como sempre fui e continuo a ser um social democrata, começo a estar farto de ver gente sem escrupolos no PSD, gente q apenas pretende ter beneficios atraves do partido.
sejam coerentes, n se metam onde n devem.
detetar o problema e falar dele é muito facil, o dificil é apresentar soluções.
e em foz coa cada vez existem menos soluções, o q é pena.

2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CARO AMIGO DAS 2:50
FARTO DE GENTE SEM ESCRUPOLOS NO PSD, ENTÃO CONHECE ALGUEM NO PS QUE SEJA EXEMPLO DE ÉTICA ? INFELIZMENTE É VERDADE QUE FOZ CÔA CADA VEZ TEM MENOS SOLUÇÕES E AS DIFICULDADES ESSAS AUMENTAM DESCONTROLADAMENTE...
PARECE QUE SÓ RESTA REZAR PRA QUE PASSE, MAS EU AXO MELHOR POR MÃOS À OBRA SEPARAR O TRIGO DO JOIO E RECUPERAR A ECONOMIA DO CONCELHO, PRA ISSO É PRECISSO GENTE NOVA E COM CARACTER JA CHEGA DE MALABARISTAS FINANCEIROS QUE DOMINARAM AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES DO NOSSO CONCELHO.
JÁ AGORA LEMBRAM-SE QUE FAMILIA POLITICA SEMPRE ESTEVE NO APOIO DESSAS PESSOAS???
VOU BEBER UM COPO DE VINHO A FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO JÁ VOLTO...

2:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Faltam 4 meses para o grande dia.
O dia em que acabam as mentiras, as promessas, o roubo e tachos.
Em sinal de desespero o actual executivo faz promessas. Há 4 anos prometeu a medede do concelho, enganou sem escrupulos velhos, novos e jovens. Agora, tenta enganar a outra metade. Alertados para o facto ainda há pessoas que acreditam nisso.
Mesquita, chega de mentiras. Deves 1 milhão e 500mil euros ( foi pena ninguém ter levantado essa questão na ultima assembleia Municipal), deves a muita gente e não sabes quando é que vais pagar.
A 31 de Dezembro até hoje ainda não tiveste a coragem de pagar sequer uma factura no 28 de 86 euros. incrivel como isso é possivel. espero que aqueles a quem deves não se esqueçam de levar um amigo no dia das eleições. Vais saltar e disso não tenhas duvidas. Até o Cheusinho já se está a virar para outras bandas. O Lemos pinto já o afirma à boca cheia em restaurantes da região que o " Mesquita vai saltar".Sr. Mesquitinha: Não duvida que ele tenha dito isso , pois não,pois as tintas são para se trocar novamente.
Espero que o PSD seja implacável com ele.

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PENSAMENTO DO DIA: "IDIOTA"

Muitos utilizam o termo “idiota” sem conhecer a sua origem. Encontramo-la na Grécia antiga, onde “idiótes” era aquele homem privado que não se envolvia nos temas da Polis, o indivíduo que não se metia em política.
A palavra significava pessoa isolada, sem nada para oferecer à sociedade, anão obcecado pelas pequenas coisas de ordem doméstica cujo destino deixava manipular por toda a gente.

Ao longo dos séculos, em épocas como a Idade Média, o período da Inquisição e todos aqueles em que o poder foi exercido de forma autocrática, este alheamento foi promovido como característica do cidadão exemplar. E o termo foi-se alterando no seu significado. De tal forma que, hoje em dia, qualquer um pode ser literalmente um perfeito idiota cometendo a idiotice adicional da inconsciência indolor de o ser. Actualmente, embora por razões completamente diferentes, o idiota mantém, tão-somente, a característica da pertença uma subespécie de cidadão.
Z.N

2:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DE ABRIL DE 2008 A 25 DE ABRIL DE 2009 O MESQUITA COBROU DA CÂMARA 252 DIAS DE AJUDAS DE CUSTO,NA MAIORIA EM DESLOCAÇÕES A LISBOA, "TRATAR DE ASSUNTOS " EM DIVERSOS MINISTÉRIOS.
E ESTA ?

A DIRECTORA " CULTURAL " DA FOZCOAINVEST APRESENTOU NO MESMO PERIODO UM NUMERO SEMELHANTE.

COINCIDÊNCIA!!!!!

2:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

HÀ DIAS MESQUITA AFIRMAVA NUM ORGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL :
... VOU SER DE NOVO CANDIDATO A PRESIDENTE DE CÂMARA .

" A MINHA GRANDE APOSTA VAI SER NO TURISMO NO PRÓXIMO MANDATO "

O HOMEM DEVE TER ANDADO SONAMBOLO ESTES QUATROS ANOS, POIS NÃO FEZ OUTRA COISA QUE NÃO FOSSE TURISMO.

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AO ANONIMO DA 10.33

IMPLACÁVEL ,SIM, MAS NÃO SÓ COM O LEMOS PINTO, TAMBÉM COM O ENG.º QUE O ESCOLHEU.
MAS ISSO NÃO IMPORTA, O IMCONPETENTE GUSTAVO E OS SEUS PARASITAS SÃO PARA JÁ INTOCAVEIS.....................

1:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Será que a Dona Vassoura já perdeu o ímpeto que a moveu até aqui???
Ou perfere não denunciar mais as trapalhadas da gente que nos governa. É uma pena porque pelos vistos havia muita gente a gostar de ler o seu blog, isto a julgar pelo número de comentários que apareciam em cada post que a Sr.ª colocava.
Com muitas saudades, esperamos noticias suas em breve.

10:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Embora já publicamente se conheçam as questões e as mentiras com que estes PS’s as disfarçam, deixam-se aqui umas perguntas "para mais tarde recordar":

- É ou não verdade que as remunerações indevidamente pagas a administradores das empresas municipais, sem a aprovação da Assembleia Municipal, ainda não foram restituídas? - É verdade.

- É ou não verdade que o ensino superior é uma miragem para o Sr. Presidente, esquecido de que afirmou: "...era só o que faltava, dois anos é muito tempo para se esperar pelo ensino superior?” - É verdade.

- É ou não verdade que, nos orçamentos dos dois anos decorridos, o Sr. Presidente não destinou um tostão para a Santa Casa de Misericórdia de Foz Côa, nem um mísero subsídio para o quinzenário local "O Fozcoense"? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Presidente não quer ajudar a Cooperativa dos Olivicultores de Foz Côa, bem como os Bombeiros, prejudicando gravemente os agricultores e pondo em causa as acções de socorro no Concelho? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Presidente disse, a propósito da crise da Adega de Foz Côa, da qual foi advogado durante vários anos, que "não acredita numa gestão à distância" e que "não sendo rentável, o melhor é fechá-la"? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Presidente tem dito raios e coriscos, inventando ilegalidades e o mais que lhe vem a jeito, sobre a gestão PSD da responsabilidade do Sr. Eng.º Sotero Ribeiro, enquanto, por ele ter sido seu apoiante nas eleições, o eleva a seu conselheiro e o enaltece e galardoa com o Diploma de Mérito Municipal? - É verdade.

- É ou não verdade que a maioria socialista na Assembleia e no Executivo se atreveu a lançar suspeitas e a tentar difamar quem participou nos Congressos periodicamente organizados ou promovidos pela Associação Nacional dos Municípios em Albufeira, Lisboa, e outros, em representação e ao serviço do Município? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita esteve em 22 de Julho de 2007 no almoço que lhe foi oferecido, no "Encontro dos Fozcoenses", e recebeu da Câmara as respectivas ajudas de custo? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita põe o "visto" nos seus próprios boletins de ajudas de custo conforme faz com os boletins dos Vereadores Dr. Vitor Sobral e Sérgio Paredes e adjunto Dr. Bruno Navarro? - É verdade.


- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita utiliza ostensiva e sistematicamente uma viatura municipal, em proveito próprio, dispensando motorista, para poder andar à vontade? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Presidente Dr. Emílio Mesquita e Srs. Vereadores Dr. Victor Sobral, Eng.º Lemos Pinto e Sérgio Paredes, "inventando poderes", apresentaram em reunião da Câmara, no dia seguinte ao da votação da Moção de Censura na Assembleia Municipal, uma "Moção de Censura" ao Sr. Vereador Gustavo Duarte, quando o Presidente ou qualquer dos Vereadores não tem nenhuma competência em razão da matéria para censurar um vereador, demais sendo este da oposição, uma vez que não é subordinado de nenhum deles, nem lhes está disciplinarmente sujeito, antes, pelo contrário, é independente em relação a cada um e tem o direito de exercer as suas funções apenas de acordo com a lei e a orientação do seu partido ou movimento, pelo que, por isso, tal "Moção ao Vereador", além de nula e de nenhum efeito, é original, única, lamentável, triste e ridícula? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita, em 12 de Março de 2007 (uma 2ª feira), saiu ao meio dia para reunir com a Secretaria de Estado das Obras Públicas (em Lisboa) e regressou no sábado seguinte ás 16 horas, recebendo ajudas de custo daqueles dias (almoços, jantares e dormidas em Lisboa), quando tal reunião não foi em Lisboa, mas na Guarda, e naquela primeira 2ª feira, dia 12? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita, se deslocou a Lisboa entre o dia 23 (uma 2ª feira) ao dia 30 (outra 2ª feira) de Abril de 2007, sem justificação plausível, e ali esteve uma semana que incluiu o feriado do 25 de Abril, um sábado e um domingo, e, por todos esses dias, cobrou ajudas de custo à Câmara? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita tem viagens pagas duas vezes? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita afirmou, para tentar justificar o injustificável, que não é ele que preenche os boletins das ajudas de custo, mas sim o seu chefe de gabinete, Sr. José Moutinho, e que a Divisão Financeira nunca lhe fez qualquer alusão quanto ao seu conteúdo? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Dr. Emílio Mesquita, confrontado com documentos comprometedores, apenas replicou na reunião da Assembleia Municipal de 15 de Outubro de 2007 que isso "foi mais um equívoco; eu vou repor"? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Presidente vem afirmando aos Serviços Estatais e à comunicação social que, quanto ao previsto e prometido Itinerário Complementar IC34 (Foz Côa – Barca de Alva), que o PSD conseguiu fazer incluir no Plano Rodoviário Nacional, dele abdica por entender que, aí, é suficiente uma simples estrada? – É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Vereador Dr. Vitor Sobral, a viver em Freixo de Numão, teve a coragem de meter ajudas de custo (almoço e jantar), para comemorar os 50 anos da Adega Cooperativa de Freixo de Numão, onde lhe foi oferecido o almoço? - É verdade.


- É ou não verdade que o Sr. Vereador Dr. Vitor Sobral, em 14 de Julho de 2007, depois de ter pedido aos presidentes de Junta, escuteiros e empreiteiros, para serem solidários de modo a colaborarem gratuitamente numa acção de limpeza dos "monos" do concelho, participou no almoço oferecido a todos pela Câmara e depois meteu ajudas de custo (do almoço, do jantar e quilómetros em carro próprio)? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Vereador Dr. Vitor Sobral, por ter participado nas festas da Quinzena da Amendoeira, no Autocross, na meia-maratona, na inauguração de exposições no Centro Cultural, no aniversário dos Bombeiros ou festa do Rancho Folclórico, etc., onde os almoços lhe foram oferecidos, apresentou despesas com ajudas de custo (que incluem tais refeições)? - É verdade.

- É ou não verdade que os Srs. Presidente e Vereadores duplicaram despesas apresentando simultaneamente ajudas de custo com facturas de almoços, jantares e dormidas? – É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Vereador Sérgio Paredes já apresentou 5.000 kms em deslocações à Guarda, cidade onde vive? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Vereador Sérgio Paredes, vivendo na Guarda, meteu ajudas de custo (jantar e quilómetros em carro próprio) para estar na Guarda no dia 1 de Maio, feriado nacional, Dia do Trabalhador? - É verdade.

- É ou não verdade que o Sr. Adjunto do gabinete presidencial, Dr. Bruno Navarro, foi em carro próprio a Lisboa buscar o Boletim Municipal, e de outra vez fez idêntica viagem, em carro próprio, para trazer a publicidade do FATAL, viagens que lhe renderam cerca de 350 euros de cada vez? - É verdade.

- É ou não verdade que sendo o Sr. Adjunto Dr. Bruno Navarro funcionário da Câmara Municipal e tendo a Câmara viaturas em bom estado, fez em cerca de ano e meio, em carro próprio, 17.926 kms (1.600 contos!!!), que os cofres da Câmara lhe pagaram? - É verdade.

- É ou não verdade que o Executivo Socialista, além do pagamento das ajudas de custo, chega ao ridículo de apresentar facturas de despesas, sendo uma de uma torrada e um galão, e outra de uma Coca-cola e 3 salgadinhos? – É verdade.

- É ou não verdade que os Srs. Dr. Emílio Mesquita, Dr. Vitor Sobral, Eng.º Lemos Pinto, Sérgio Paredes e Dr. Bruno Navarro, por estes e outros actos, mais prejudicam o Concelho do que o servem? - É verdade.


A VERDADE É UMA ROCHA ONDE AS MENTIRAS MORREM.

7:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O MESQUITA NÃO CAIRÁ PORQUE NÃO É UM EDIFÍCIO.
SAIRÁ COM BENZINA PORQUE É UMA NÓDOA.

MARIA LAURA

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O teu reinado está a chegar ao fim, coixão. estás desesperado. Mas o fim está prximo.

9:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Coixão.
Já não és quem pensas ser. tiveste o teu reinado. Comeste dos dis lados. Usas-te e usaram-te.Agora tudo é diferente. Já não tens reino nem subalternos. Do desespero passas-te à intimidação. Pressionas as pessoas, és igual aos teus conterraneos, mas não te esquecas que o fim está proximo.
Do valor que tinhas todos esquecem e passas-te a ser visto como um bêbado. será que para ser da equipa todos têm que emborcar.O mesquita, o de sebadelhe o das seixas, o bruninho no Jó( se fosse o reininho era bebado assim é o navarro sabe beber, tretas)etc.

Coixãozinho, nunca te vi assim. o desepero e a falta de informação e descernimento levante a isso.

Não te esqueças: Pede a alguém que te leia este comentário, pois tu nem isso sabes fazer, e não te esquecas que alguém a seguir às eleiçoes está de olho em ti e não te esqueçe.
O teu amigo da Hortita.

5:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

são um cidadão atento e poderei dizer que são um cidadão do mundo. Tenho a minha cor mas não a revelarei. Não votei Gustavo e não votei Mesquita. Deixei correr as ideias. Hoje ( dia de feira ) passei pelas equipas, já em campanha. Uns abordaram-me logo de manha outros a segir ao almoço da marisqueira. A diferença foi notória.Estilos diferentes.
Pelo lado do PSD, notei ideias calmas mas preocupantes em relação ao futuro do concelho. Diseram-se que as finanças locais estão na ruptura e a as promessas desmesuradas. Disseram-me que era dificil combater a falta de seriedade não prosmessas que se fazem:O vareador sergio em representação do presidente afirma que tem empregos para os da 4 classe para os do 2 ano 5º e 12º . Para licenciados e pessoas de 50 anos. tudo vale.
Pelo lá do PS para alem do estilo grasseiro não notei uma unica preocupação em relação ao concelho. Perguntaram-se se tinha alguém em casa a precisar de trabalhar e que colocassem o curriculo na secretário do presidente.

Senti-me ofendido. Eu não ando à procura de trabalho, e mesmo que andasse as pessoas não podem ser abordadas dessa maneira.

Irei fazer aquilo que tem que ser feito.

5:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Última Hora
06-05-2009 17:14
Cinco autarcas do distrito não actualizaram as declarações de rendimentos
Dos 14 presidentes de câmara do distrito da Guarda, cinco deles não entregaram nos últimos três anos qualquer declaração de rendimentos e interesses patrimoniais no Tribunal Constitucional (TC). A Lei nº 25/95 (ver página seguinte) obriga a que «os titulares de cargos políticos apresentem no TC, no prazo de 60 dias contado da data do início do exercício das respectivas funções, as declarações dos seus rendimentos, bem como do seu património e cargos sociais».
É ainda dito expressamente que os detentores de cargos políticos e equiparados com funções executivas devem renovar anualmente as suas declarações, sendo admitida a hipótese de ser enviada declaração com a menção de que não houve alterações. Só que, quase metade dos presidentes de câmara do distrito não tem cumprido essa obrigação e cinco deles só apresentaram o documento aquando da tomada de posse, entre Dezembro de 2005 e Outubro de 2006. São os casos dos social-democratas António Batista (Almeida), Álvaro Amaro (Gouveia), António Ruas (Pinhel) e Júlio Sarmento (Trancoso), assim como o socialista Emílio Mesquita (Vila Nova de Foz Côa).

O presidente da Câmara de Seia, Eduardo Brito (PS), entregou a declaração em Outubro de 2006 e desde então apenas tem remetido ao TC um ofício informando que «o seu património não sofreu qualquer alteração».
Do distrito, apenas cinco autarcas entregaram este ano as respectivas declarações de rendimentos e interesses patrimoniais ao Tribunal Constitucional. Enquanto que os autarcas social-democratas António Edmundo (Figueira de Castelo Rodrigo), José Miranda (Fornos de Algodres) e José Biscaia (Manteigas) entregaram no passado mês de Fevereiro, o socialista Joaquim Valente (Guarda) foi em Março e o social-democrata Manuel Alves (Sabugal) no dia 24 de Abril, poucos dias antes do TB consultar os documentos. As última declarações dos presidentes de câmara de Aguiar da Beira (Fernando Andrade, do PSD), Celorico da Beira (José Monteiro, do PS) e Meda (João Mourato, do PSD) foram entregues o ano passado.
Os autarcas de Fornos de Algodres, José Miranda, e de Gouveia, Álvaro Amaro, dizem ter rendimentos brutos para efeitos de IRS superiores a 100 mil euros (TB publica os rendimentos dos 154 presidentes de câmara do distrito da Guarda).

Tanto a consulta como a divulgação das declarações é pública, a não ser que o titular se oponha, o que terá que ser fundamentado e aceite pelo TC. Este ano, o “Correio da Manhã” dava conta da existência de «dezenas de pedidos» de titulares de cargos públicos ao TC para que os seus rendimentos permanecessem ocultos, mas que a instância indeferiu.

5:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ERA BOM QUE OS LEITORES DESTE BLOG DESSEM UM POUQUINHO DE ATENÇÃO A UMA AVE DE RAPINA QUE ANDA PELA MINHA TERRA ( O PROFESSOR SALTA COIXÃO).
QUEM TIVER INFORMAÇÕES E QUEIRA AJUDAR A FAZER A SUA HISTÓRIA, O SEU PERCURSO, O SEU HÓBI, OS SEUS INTERESSES, APROVEITE A OPRTUNIDADE QUE ESTE BLOG NOS DÁ PARA O FAZER.

UM FREIXENSE EMAGRECIDO

3:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Legislativas. Eurosondagem, 30 Abril-5 Maio, N=1021, Tel.

PS: 38,8% (39,6%)
PSD: 30,5% (29,6%)
BE: 9,8% (9,6%)
CDU: 9,2% (9,4%)
CDS-PP: 6,9% (7,0%)
BN: 4,8% (4,8%)

No Norte:
PSD: 31,7%
PS: 26,3%
CDS: 6,3%
BE: 5,9%
CDU: 4,9%

Na A.M.PORTO
PS: 35,1% PS na AMP muito abaixo de 2005 e da média nacional. No distrito será pior.
PSD: 23%
BE: 9,5%
CDU: 7,4%
CDS: 4,7%

SONDAGEM

Europeias. Marktest, 14-19 Abril, N=803, Tel.
PS: 33,1%
PSD: 32,9% PS e PSD empatados, desce BE, sobe CDS
BE: 8,4%
CDU: 7,6%
CDS-PP: 4,5%
Brancos/Nulos: 13,5%

Pelo que se percebe, não são consideradas as intenções de votos nos outros partidos, porque alguma deve haver numa amostra tão vasta. O Semanário Económico, que publica a sondagem, indica que 50,7% dos inquiridos afirmam não saber em quem votariam ou não querem responder. A grande expressão dos nulos e brancos deve poder somar-se, na grande parte, à abstenção para onde irá também a maior parte dos que não sabem ou não respondem.

1:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Santiago de Compostela, na Galiza, deu hoje o nome de Zeca Afonso a uma praça da cidade.

Foi naquela cidade que o Zeca cantou pela primeira vez a Grândola Vila Morena.
É bonito que Santigo de Compostela tenha tido esse gesto.

1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabem com quem se parece o autor/a do blogue"mosquiteiro do Côa"?
Com a "Cabinha" diz (escreve) atoardas,mentiras e ordinarices,e,mesmo que desmentidas,insiste!
Arre "cum" caraças!!!!

11:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home