19 de dezembro de 2008

O Penumbra

A Penumbra é o ponto de transição entre a luz e a sombra, uma sombra incompleta. É uma gradação entre a sombra ou escuridão total e a luz.

Simbolicamente, a penumbra pode ter um significado ruim pois está relacionada a monstros, medo, etc.

E se A Penumbra é aquilo que acima está escrito, o que será UM Penumbra?

Na minha modesta opinião um Penumbra é, por exemplo, aquele que não tendo conseguido aceder ao poder via luz, isto é, via eleições, e não querendo ficar fora do poder, optando pela escuridão, consegue ficar na penumbra do poder, exercendo-o de facto mas não tendo sido eleito para tal.

É um Penumbra aquele que, aquém e além fronteiras, parecendo que esteve e está na luz, estando de facto na escuridão no que toca à opinião de quem conhece o seu desempenho, consegue ficar na penumbra desse comportamento e parecer que a sua actuação foi incólume, agindo como se nada fosse…

É um Penumbra aquele que não tendo coragem de exercer actos à luz do dia, nem se abstendo de os fazer, nesse caso optando pela escuridão, os vai exercendo ou manipulando outros a exercê-los, sem dar a cara, sem dar o corpo ao manifesto.

De uma forma mais prática, um Penumbra é aquele que vai, por exemplo, a um espectáculo, não para usufruir do mesmo, até porque nem gosta do cartaz do espectáculo, ficando por lá apenas a ver quem vai, quem não vai e até quem vai com quem. Ficando na penumbra da porta, não será ele um Penumbra?

É um Penumbra aquele de quem se desconfia que fez, até se tem a certeza que o fez e consegue-se safar dessas feituras, nunca dando a cara por elas, sejam elas de que foros sejam.

É um Penumbra, todo aquele que tenta dominar sem assumir que quer dominar, que tenta actuar sem assumir que quer actuar, que tentar ouvir sem assumir que quer escutar e que tenta ver sem assumir que está de olho aberto.

Todo aquele que quer mas não assume que quer, até porque já lhe foi dito que não devia querer e por várias vezes, é para mim um Penumbra.

Se já expliquei, na minha opinião, o que É A PENUNMBRA, e também o que é UM PENUMBRA, pergunto agora aos leitores: quem será O PENUMBRA???

À média luz

Dona Vassoura



P.S. – Aproveito este texto para desejar a todos os meus conterrâneos um Santo e um Feliz Natal. Quanto a 2009, desejando saúde a todos sem excepção, digo-vos que se pretendem prosperidade, pese embora a crise que já existe, cabe a todos, nas eleições do ano vindouro, cumprir o dever cívico com consciência e inteligência, por forma a se fazerem as melhores escolhas para essa prosperidade. Com três actos eleitorais de maior importância, e sendo de suma relevância o das autárquicas, 2009 será para os Fozcoenses aquilo que eles escolherem, pois não há vencedores à partida e o voto é livre. Em 2009, será portanto o ano de escolher entre a luz e a escuridão, embora muitos vão desejar que, no meio da confusão de listas, campanhas e eleições, a penumbra persista. A escolha é vossa!!!

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assombração

Não sei quem é pior, se “o penumbra” se “o assombração”. Eu explico. Na festa da escola dos meus filhos, feliz estava eu por vê-los actuar nas suas diferentes actividades artísticas, embora só tenha visto um deles já que ao mais novo, um ataque de mimo o impediu de entrar em palco, quando de repente paira sobre a festa “o assombração”. De máquina fotográfica em riste assombrou tudo e todos. Assombrou até o trabalho da fotografa de serviço ao Município, convidam a senhora e depois assombram-lhe o trabalho. Sabem de quem estou a falar não sabem? O mesmo que assombra as ajudas de custo, com gastos exorbitantes e desnecessários, o mesmo que assombra a agricultura do concelho colocando a esposa que nada percebe da arte numa associação de agricultores sob a capa de um ridículo protocolo, o mesmo que irá assombrar a nossa saudade quando lá final de 2009 se for embora, pois todos a sua falta iremos sentir, pelo sorriso, inteligência, perspicácia e outras virtudes.
De volta à festa, era vê-lo atrás das colunas, dentro da chaminé, atrás das cortinas, e o ponto alto do assombramento… atrás da árvore de natal que estava no palco. O homem é ridículo, ou melhor são todos ridículos na forma como tentam chegar às pessoas, para que servirão tantas fotos? Para o pasquim municipal, se é, óptimo, metam também o discurso do emílio (o presidente), foi bom demais, fluente, perceptível para as crianças, organizado e acima de tudo adequado à circunstância. De tal ordem bom, que passo a transcrevê-lo:

- lindo… (silêncio)… tanta criança… (silêncio)… é natal … (silêncio)… feliz natal… (silêncio)… bom ano… (silêncio)… e prontos.

Exagerei, mas pouco mais foi do que isto. As crianças não ficaram muito assustadas, pois até brincaram com a situação. Diz um mais reguilota: - Quem aquele, que está no palco? – e outro de pronto – è o palhaço ZéZé. Gargalhada geral.

Resumindo, não sei quem é pior, se “o penumbra” Moutinho se “o assombração” ZéZé. Eles em breve irão esgrimir espaços.

Bom Natal.

1:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como esta semana alguns penumbras vão,á nossa custa,gozar uns dias de férias a França, pode ser que Foz Côa fique mais iluminada e as ideias claras dos Foscoenses fiquem mais atentas as estes fantasmas que mesmo de dia nos assombram.Já agora pergunto? O que é que penumbras como Moutinho, Lobão e companhia, terão a haver com desporto, para acompanharem os jovens atletas a França?

1:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As analogias são perfeitas: Penúnbra e Assombração. Poderia ainda ser aplicada outra denominação ao Assombração, talvez "Penúnbrinha". Como ainda não tem o estatuto do mestre "Penúnbra" diz bacuradas e aberrações na Assembleia, como pretende ultrapassar "o Penúnbra" é assistente num Bar, organizando a sua actividade artística, caíndo no ridiculo de se mostrar aos frequentadores da mesma forma que laborava "o Penúnbra" quando chegou a Foz Côa, organizou com a sua femme um grupo de teatro jovem e quando perdeu as primeiras eleições abandonou o barco.

3:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já que estamos na penumbra, e não querendo assombrar ninguém, vou deitar uma acha na fogueira para quem gosta muito do Joaozinho Patricizinho: Como está ele na frança, se as reuniões das notas estão a decorrer? É ele o competente? Está ele legal?
Sabiam que ele pode ser denunciado.Alguem o faça.
É mais uma entre tantas.

Que moral e que papismo.

10:36 da manhã  
Blogger José Catalo said...

A todos os "penumbras" anónimos que façam um esforço no sentido de elevar os níveis dos vossos comentários. Que todos pugnem pelo deselvolvimento do concelho, independentemente dos vossos partidos. Que ao votarem pensem no trabalho realizado por quem esteve no poder e se o mesmo foi para benefício das populações que os elegeram ou se foi apenas para tratar de si.
Um BOM NATAL para todos e que o NOVO ANO os ilumine.
JC

1:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não é só o Patricinho que está em França, é também aquele professor cujo apelido é homónimo de uma especiaria do Oriente.

1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pacha foi visto em custoias a fazer convites para a lista independente.

São estes os independentes?

As reuniões em casa do Paixão pela noite dentro são também de pessoas independentes?

Valha-me deus? Mudem ao menos de nome e substituam de RENEGADOS.

4:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

li algures que ao pé da casa do sr navarro, estavam a fazer um muro e mais qualquer coisa....so se fazem beneficios aos srº´s vareadores.eu pergunto quando é arranjado outros espaços que se dizem verdes e de verde nao têm nada, têm sim mato ressequido .estamos em epoca de eleiçoes , seria melhor dar uma volta pela cidade ,salta logo aos olhos..............................

3:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home