1 de setembro de 2007

A Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um Flavivírus e pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. O processo de transmissão é o seguinte: o indivíduo entra em regiões onde existam os mosquitos, que picam uma pessoa infectada e em seguida picam outra que ainda não teve a doença, e que portanto não adquiriu defesas naturais. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente na panturrilha). Náuseas, vómitos e diarreia também surgem por vezes, bem como convulsões e delírios. Alguns indivíduos são assintomáticos mas nalguns casos a mortalidade pode atingir os 50% se se tratar de uma nova estirpe da doença. A forma de prevenção é a erradicação dos locais de reprodução dos mosquitos transmissores.

Embora a Febre Amarela surja normalmente na América do Sul e África, esta perigosa doença infecciosa parece ter atingido o nosso concelho, embora se manifeste e se propague de forma diferente e tenha sintomas muito específicos.

Senão vejamos…

No nosso concelho, ela é transmitida por uma estirpe de mosquito denominada por Pára-Pouco. Deve o mosquito este nome ao facto de parar muito pouco por onde deve e muito por onde não deve. Raramente se pode vê-lo a não ser em abundantes fotografias que aparecem no Boletim Municipal. A própria televisão SIC andou à procura dele e ele conseguiu fugir sem prestar declarações. O Mosquito Pára-Pouco tem rotas migratórias muito bem definidas entre Cascais, Zonas de Caça, Museus de Experimentação do Vinho e numa tal de CASA AMARELA onde se alimenta e bebe, e onde espalha o vírus por outros insectos também eles migratórios. Daqui vem a denominação de Febre Amarela. Uma vez por mês passa por Vila Nova para assinar os cheques para os salários crescentes de todos os insectos que compõem o seu séquito e que ajudam à propagação da doença. Por vezes, é visto de relance a dar esmolas vergonhosas a crianças do concelho. Quando o mosquito vai de férias, normalmente é acompanhado por todos os outros insectos, ficando apenas um famoso insecto rastejante de nome Carteiro Nocturno, que agora já não é migratório, derivando o seu nome pelo facto de distribuir pela calada da noite comunicados vergonhosos, caluniosos, cobardes e cheios de erros. A fêmea deste rastejante ainda não tem função mas o macho anda a tentar arranjar-lhe a dita função. Quando os insectos só ficam representados pelo rastejante Carteiro Nocturno, é este o responsável pela transmissão da Febre Amarela, cumprindo a tarefa como ninguém….Este rastejante também foi responsável por transformar o Bicho da Fruta em insecto socialista, outrora graxista do CDS e do PSD, coisa que não foi difícil, bastando para isso acenar com meia dúzia de privilégios, tais como um telemóvel com funções de gravador, para denunciar aqueles que não querem ajudar à propagação da doença.

Identificado o veículo transmissor e o mecanismo reprodutor, falo-vos agora dos principais sintomas desta doença para que a possam identificar no vosso dia-a-dia. Esta doença mina as finanças do município e aumenta os custos com o pessoal e com as ajudas de custo ( como brevemente se verá… ). Também são sintomas a destruição de viaturas municipais e sua utilização para fins particulares, bem como a manifestação pública de que se é contra o IP2 para proteger os terrenos de alguns insectos amigos. Outro sintoma de fácil identificação, são os processos disciplinares com princípio, mas nunca meios ou fins. Além dos citados, o mais grave e mais visível, é a AUSÊNCIA DE OBRAS.

Com o evoluir da doença, aparecerão buracos no orçamento, mais processos disciplinares, atrasos nos pagamentos a fornecedores inimigos ( os amigos receberão a tempo….), as árvores terão de ser cortadas, tudo apodrecerá, as leis não serão respeitadas e a Alma Fozcoense definhará numa longa agonia prenunciadora de morte.
Caso não adivinhem o quanto isto é doloroso, olhem para as Adegas e o Lagar, que há uns anos atrás sofreram da mesma doença…

Não podendo a doença ser evitada ( ou seja, estando o mal feito ), saibam que demoram no mínimo 4 anos a ser derrotada, embora os sintomas possam perdurar por décadas. Como tratamento, sugere-se uma leitura atenta dos Blogues, a denúncia da existência de insectos e o seu aniquilamento através de sprays, pastilhas, redes, mata-moscas, etc.

Caso nada disto resulte, não se preocupem: prevê-se que em 2009 já exista a cura para a doença e desconfio que passará por um boletim de voto e uma caneta, que em liberdade e de forma universal, todos poderão utilizar para interromper a cadeia de contágio, acabando de vez com os insectos que o Mosquito Pára-Pouco andou a engordar.

Pela Vossa Saúde

Dona Vassoura

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cara dona vassoura plos vistos a febre é altamente contagiosa, e tem feito que pessoas que aparente se parecem idónias tenham perdido o juízo de vez, a proposito de umas cartas de foram postas a circular com selo e endereço, deixou-me abismado, uma rapariga que faz isto pra agradar a esta gentalha, e usa a base de dados da associaçao comercial onde antes exercia funçoes, a isto chamo baixo nivel e muito vergonhoso, será que este partido tambem usa outras bases de dados pra fazer baixa politica? será k usa a base de dados dos funcionários municipais nas proximas eleiçoes? ou será a das cooperativas. Tenham vergonha cresçam e apareçam e façam algo de util na vida, em vez de favores sujos. o que vai fazer o presidente da referida associaçao em relação a isto? e os socios o que pensam disto?

2:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

andar as compras, a beber o seus cafes,andar as voltinhas com o maridinho com o carro da associacao,por isso essa senhora de nariz impinado de idonia nao tem e nada

11:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por alguma coisa a impertigada com mania que é doutora foi despedida...

6:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

de certeza que que quando a cura chegar, em 2009 os fozcoenses vao pegar na caneta e no boletim (e nao é o municipal) e vao curar-se. já nao se aguenta tanta falta de respeito, porque o que esta aqui a acontecer é uma falta de respeito pelos fozcoenses. Gustavo os fozcoenses estao consigo

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem foram os "sapateiros" apelidados de engenheiros que fizeram o projecto da nova avenida que vai da estrada nova à rua dos cabroezinhos? Cheia de curvas e agora depois de alcatroada continuam a esburacar a tapar e esburacar e tapar.Estes engenheiros de merda tem que ir alombar para o poio corridos a biqueirada

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é isso mesmo fora comesta cambada, só é pena ainda faltar muito para haver eleiçoes!

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos o porteiro mor encontrou uma secretaria á sua imagem

11:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho vai que não tarda vai rebentar uma bomba como resultado de umas investigações feitas pelo PSD às contas da Câmara. Vai ser a sério e quando se souber estes tipos ainda terão coragem de sair à rua?

5:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Falam aqui em bombas mas parece-me que à pouco rastilho, mas em relação a essa tal secretária ex funcionária da associação descomercial devia ter + cuidado com os boatos que lança, pq em relação aos eng ou nao eng, ela tem muitos telhados de vidro visto que ta casada com um k s auto-intitula eng mas ainda nao disse de que? de cartas certamente. quanto ao PSD que se deixe de investigações e prepare um projecto de futuro credivel pq ainda nao o fez, tragam gente oudaz e destemida pra politica, garamtam bons serviços técnicos disponiveis ao serviço da autarquia, pra dar garantias de sucesso aos projectos futuros, aí que saúdades dos tempos d´outrora. em relação ao executivo actual ja todos sabemos o principio que os norteia, a questao dos valores que se fala vinda dos abusos de despesas de representação ou de outra forma qualquer de atingir o mesmo fim, é uma questão judicial ou seja ou resulta em 5 ou 10m anos de prisão, pra mim o que interessa é o principio, roubar é mesmo feio.

11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Queria compartilhar convosco e que analisassem até que ponto chega a subserviência e o descaramento do novo jornalista do boletim municipal.Na pag. 19 do referido jornal vem uma reportagem sobre a inauguração de uns balnearios na freguesia da Horta, obra esta que tinha sido prometida e nunca foi realizada, após 25 anos de impasse dos anteriores executivos, palavras de jornalista. Pois bem mais á frente congratulasse pela presença do anterior presidente do municipio, que foi convidado para tal evento, em que ficamos, dizemos bem, falamos mal conforme as ocasiões e as necessidades de agradar. Tenham vergonha, não é necessário descer tão baixo para agradar... .

1:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

já agora gustava (lol) de saber quem é o novo " jornalista " do boletim municipal....

8:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mandaram para a rua uma jornalista porque ela respeitava a verdade e têm agora um "jornalista" da casa, que já tem ronha para só dizer o que lhe interessa...
Vejam que no último Boletim Municipal não se diz uma palavra sobre o que se passou na Assembleia Municipal realizada em Cedovim. Qual era a ordem do dia? Que intervenções lá houve? Quem foi que chamou "desgraçado" a um dos deputados do PSD? Nessa reportagem só lá vem uma entrega de Diplomas... e umas fotografias do Sr. Presidente.
Então é para isso que pagamos todos o Boletim Municipal!?
Ó Evaristo, se tens lá... disto...
podes limpar as mãos à parede.

7:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O que aconteceu ao «mosquiteiro"?`Agora é só para convidados.Mau maria parece que também já foi comprado cumó deputado do psd da horta canda no barco da cambra

1:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pior é que o jornalista aparece nas fotos.... é mesmo ironico...

2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Mosquiteiro já morreu?... ou é como as lojas com reserva de admissão? Estou como o outro.Também já foi, se calhar, para uma das empresas municipais...
O jornalista em questão vem nomeado no Boletim. Faz e batiza, dá o ramo e come o bolo.
Ó Gustavinho, vem daí co mata-moscas! Vais ter muito que bombar.

12:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Visitem:
www.asbeiras.pt
...acusa executivo de “assalto” às finanças do município

Vejam aonde chega a coragem destes senhores... .

1:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AVISO: O mosquiteiro já dá sinais de vida, voltou... .

1:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PORTEIRO, continua a pontuar.
Depois de "desalojar", doutores, engenheiros, empresários da liderança do PS foz-côa, ficando sempre ele a reinar, usando e abusando da bondade de todos, mais uma vez verificamos que este sr. continua a mamar mas sem dar o nome, acompanha, usufrui e dá cartas, mas o nome dele não aparece nas ditas ajudas de custo que tanta tinta têm feito correr. Mais uma vez, quem o rodeia seca, e ele continua bem adubado e visoso.

1:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hoje recebi em casa + um fotocopia do partido socialista a vangloriar-se por a camara ser noticia como a pagante mais antecipada aos empremteiros, nao sei k obras s referem de ser ás do parque de exposiçoes, que s saiba ainda nao tem nenhuma obra nova de sua autoria, a nao ser as obras de contruçao de retretes por essas freguesias comforme se pode ler no boletim municipal, mas ja agora gostava de saber quando vao pagar os carros de amendoeira em flor que sao uns miseros trocos e à minha associação faz toda a falta, s fosse de freixo ja tinha sido pago e ja tava a receber subsidio, digo isto pq em todos os boletins municipais se le a entrega de € para a banda de freixo pra acdr de freixo, e outras que bem sei nem 1 centimo, é justo nesta vida toda gente tem o que merece.

2:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao fazer uma análise por mais pequena que seja dos números apresentados pelo Sr. Eng.º Gustavo, deparo-me logo com grandes injustiças na "distribuição" de tal maquia.
Então o doutorzinho que tanta "ginástica" faz rua abaixo rua acima com tantos afazeres que tem, e os recados a levar à mamã? e o engenheiro(????) e sua estonteante esposa que tantos Km fizeram nesta vila nova com o carro da Associação de comerciantes?
Estes serão contemplados brevemente com novas oferendas, talvez futebois dos pequeninos (e inocentes) pagos em prendas, e empregos em que se tenha de estar "Pousado(a)" sem nada fazer.

6:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao que parece e se houve comentar, o bar e barco da Fozcoinvest irão ser postos a concurso brevemente, já devem saber porquê? Os rendimentos são tantos que não sabem o que fazer a tanto dinheiro, boa aposta no troca tintas, gestor afamado, com creditos na praça.
Já agora por falar na Fozcoainvest, gostava que me dissessem aonde se encontra o automovel Passat da referida empresa. Parece que não existem espaços do municipio para o guardar... .

5:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Foi com alguma supresa que me deparei com uma situação insólita e caricata, uma bela noite quente de setembro num espaço de diversão nocturna de foz coa vi um conjunto de ilustres conhecidos politicos locais em animada cavaqueira nada de outro mundo pensei eu, mas no meio de tanta folia e depois de adaptar os olhos à luz ténue e inconstante, reparo que a capacidade motora do nosso édil estava por algum motivo (ou vários) em dificuldades, a destreza de por a chama no buraco do cachimbo provocava algumas gargalhadas na plateia, até os seus acólitos que ate lhe escolhiam a musica e outro que vende fruta de dia e informaçoes de noite, nao deixou que os copos tivessem fundo à vista. Parabens a todos os envolvidos por esta esta actividade dignificante e evocativa dos tempos em que vivemos.

6:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tamem no meio da trestexa canda por aí bem precizamos de bobos pra animar a malta, q pra iço são eles bos.

10:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home