17 de junho de 2006

Para mim importa quem está à porta…

O bexe é mais que muito, mas mesmo assim, subo o Açougue e chego à Praça. Passo pelo Pilério e vejo as fotocópias do meu blogue. Rio-me com outros conterrâneos do seu conteúdo e rio-me porque eles nem sonham que eu sou a autora. Bebo uma água das pedras ( não daquelas que baham as gravuras rupestres ) e finalmente arranjo coragem para me dirigir ao Palácio dos Mesquitos, a fim de tratar de assuntos pessoais importantes… Como já perceberam, estou a falar do Palácio dos Mesquitos I e não do Palácio dos Mesquitos II, pois este fica na Avenida, embora a exploração dos mesmos pertença às mesmas entidades….ou antes, personalidades….

Abriu-me a Porta um sujeito cuja cara não me é estranha e pensei: deve ser este o Edil. Tratou das coisas, tal e qual um Presidente de Câmara, e convencido que estava a falar com o que foi eleito, apercebo-me de que não… Apesar do que ele tentava aparentar, ele não era o eleito, mas sim um dos nomeados!!! Onde andaria o eleito??? No Volvo já em fuga para a Capital??? Oxalá…..

Mas se aquele não era o eleito, porque raio parecia mesmo um Presidente da Câmara ao tratar das coisas??? Dizem os Árabes: “ quando quiseres ser uma coisa, começa logo a comportar-te como tal!!!” Deve ter aprendido este provérbio com os muitos árabes que havia nos subúrbios de Paris…

Continuo a pensar: conheço esta cara de algum lado… Por momentos, pareceu-me que os funcionários da Câmara até o tratavam por Sr. Presidente, mas a meio da conversa lá o chamam pelo seu nome, e fez-se luz na minha memória!!!
Aquele que vem abrir a Porta, o Porteiro portanto, era um tal que desde 1989 perdeu todas as eleições a que concorreu como cabeça de lista!!! E agora estava aos comandos da Porta, e da Porta para dentro, sem ter sido eleito, depois de ter sido derrotado pelo seu povo várias vezes!!! Chegou pela NOMEAÇÃO onde nunca chegou pela VOTAÇÃO!!! Viva a negação da democracia, viva a negação das vontades do povo!!!

Como para mim importa quem está à Porta, senti que estavam a gozar com os Foscoenses, mas afinal não só mas também, porque é uma situação que acima de tudo goza com o que foi Eleito.

Nem o facto de ter estado fora décadas e décadas sem nada ligar à terra e pouco ou nada conhecer da mesma e dos seus actores, pode desculpar tudo. Ou seja, a negação de todas as suas raízes, de forma contínua e profissional, em nada abona em seu favor. Aquela cepa que nega a terra que a alimentou, o sol que a fez medrar, não pode em tempo algum produzir um bom vinho, no máximo conseguirá vinagre… Quem nega os seus, só degenera, quem trata dos seus, de si trata. Temos assim demonstrado o Paradoxo do Vassoureiro do Cachimbo: Cepa renega terra, produz vinagre porque mais não sabe, que por sua vez repele os mosquitos; por outro lado, tenta encher de mesquitos a terra que renegou, sabendo que só poderá produzir vinagre, com que voltará a repelir os mesmos mesquitos!!! Complicado……. Paradoxal….. Em vez de Paradoxo, também se pode dizer que quando saiu de Lisboa, comprou logo bilhete de ida e volta e não tarda a telefonar à CP a antecipar a volta, pois já tem um Porteiro que em breve passará a Caseiro e poderá então continuar a fingir que comanda tudo, não do Volvo como faz agora, mas sim definitivamente a partir da Capital!!!

Este organigrama do Porteiro que brinca aos Presidentes e ambiciona ser Caseiro, até pode ter vantagens, como se viu recentemente. Passo a explicar: com este novo fenómeno dos Blogues, o Presidente consulta os mesmos e descobre o que vai mal. Pega no telefone e pede ao Porteiro conselhos sobre o que fazer, e pede ao mesmo para o fazer. Assim, com Internet, Telefone e um Porteiro, tudo se comanda, desde que os Blogues também façam o seu trabalho. Por esta e por outras é que finalmente o Autocarro foi mandado arranjar, sendo neste momento o Blogue Côa-Breca, o melhor zelador do parque automóvel do município. Da minha parte, prometo ajudá-lo, Senhor Presidente, dando a conhecer aqui, aquilo que Vexa desconhece por aí….

Sempre ao seu dispor,

A sua melhor amiga

Dona Vassoura

1 Comments:

Blogger  said...

Esta crónica esta muito boa, pois a verdade é para se dizer doa a quem doer.
Não pensem esses senhores que fazem o que querem e que o povo os deixa fazer.
Se fosse hoje o meu voto não ia para onde foi, mas acertamos contas noutra altura.
Já agora vejam; http://mosquiteirodocoa.blogspot.com

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home