26 de janeiro de 2008

O Algodão Não Engana

Dizia um famoso anúncio na televisão que o algodão não engana e, digo eu, certos números são como o algodão: também não enganam!!!

Fomos prendados com mais uma edição do Boletim Municipal, primorosamente editado pelo executivo da nossa terra. Sempre agradada que fico com estas publicações, leio-a de imediato, de fio a pavio.

Depois de o ler, não sei porquê, nem porque mais, peguei num papel e numa caneta e fiz algumas contas sobre as imagens e notícias do mesmo.

Eis pois as conclusões a que cheguei, deixando entre parêntesis alguns comentários:

- O dito contém 55 imagens que preenchem 40 % da publicação ( mais n.º de imagens que notícias…)
- Das 55 imagens, em 17 aparece o Sr. Presidente ( só trabalha a imagem quem precisa…)
- Duas das notícias referem-se a visitas do Sr. Presidente a Freguesias ( Isto devia ser notícia ou rotina? Porque serão ambas Juntas do PS? Das duas só resultou a inauguração de um fontanário e a atribuição do nome de um largo ao ex-Presidente Eng. Sotero – Cá se fazem, cá se pagam..)
- Salvo uma honrosa excepção, não se encontram na publicação, as decisões, votações e discussões, nem da Câmara nem da Assembleia, embora ambas tenham reunido várias vezes desde a última publicação. Estas publicações, que seriam uma missão básica de um Boletim Municipal, são propositadamente esquecidas…
- Das 49 notícias inseridas resultam as seguintes contas:

- Festas, Cultura, Desporto ( 22 ), Eventos Sociais ( 4 ), Promoção da Terra ( 4 ) e outros ( 2 ) , são objecto de 32 notícias ( 66 % )
- Economia ( 4 ), Acção Social ( 7 ), Obras ( 4 ), Ambiente (1 ) e Segurança ( 1 ), são objecto de 17 notícias ( 35 % )
- Obras inauguradas: um fontanário e o largo acima referido, um alargamento e alcatroamento e a inauguração do Castelo Velho, cujas obras foram terminadas neste mandato mas com créditos de outros presidentes e do Dr. Coixão, que assina o artigo.
- Se excluirmos as 21 iniciativas culturais e desportivas, a maior parte das notícias fala de intenções, protocolos assinados ou a assinar e muito poucas se referem a concretizações

Deixo-vos estes números para lerem “melhor” o referido Boletim. Já agora, dedico este texto. a uma pessoa que até há bem pouco tempo andou a proferir raios e coriscos contra o ilustre “ O Fozcoense”, por a fotografia de um Presidente da Junta ter mais uns milímetros quadrados do que a do Sr. Presidente da Câmara. Foi devido a isso que iniciaram a publicação do Boletim? Por não conseguirem manipular a direcção de “O Fozcoense”?

Cada um que analise…

Dona Vassoura

8 de janeiro de 2008

O Bicho da Fruta

Começo por renovar a todos, o meu desejo de um ano de 2008 próspero e de plena saúde. Este ano que agora começa, pode ser também o começo de uns tempos melhores para a nossa terra, já que mais não seja, porque já podemos dizer, que se a maioria de nós quiser, para o ano podemos correr com estes governantes. Haja esperança nisso.

Esta crónica é especialmente dedicada a um personagem ( mais tarde descobrirão quem é…), tal como já dediquei outras crónicas a outras personagens. De facto, este executivo tem-nos presenteado com o (re)aparecimento de variados personagens, cada um melhor do que o outro. Senão vejamos: um ex-presidente graxista, um vereador saltitante, um porteiro ex-carteiro, um arquitecto das obras feitas, uma directora pouco cultural, um Kilombola ( ver textos anteriores ), um que nem sendo mudo nem surdo anda a pregá-la pela calada, um engenheiro pauliteiro, um professor de educação física que organiza férias, que mesmo não pondo lá os pés espanta os miúdos e ainda ameaça os mesmos que se não comparecerem lhes baixa as notas, etc.

Chego pois à conclusão que, não tendo o Sr. Presidente muitos talentos, terá com certeza o talento de ser um brilhante coleccionador de cromos. E quando todos pensamos que a caderneta já está completa, eis que nos surge mais um cromo a ganhar protagonismo na política local, sendo, repito, cada um melhor do que o outro.

Aqui vai…

Aquilo que na gíria se chama o Bicho da Fruta, mais não é do que a larva da chamada Mosca-do-Mediterrâneo ou da Fruta, cujo nome científico é Ceratitis capitat e está distribuída por todo o globo, encontrando-se em todos os continentes e muitas regiões insulares. Esta praga, devido à sua elevada plasticidade ecológica e à grande capacidade de se adaptar a diversas condições climáticas e hospedeiros, invade com facilidade novos habitats, atacando mais de 250 espécies frutícolas. Em anos favoráveis ao seu desenvolvimento, o ataque desta praga começa nas nêsperas, seguindo-se, pêssegos, figos, maçãs e citrinos, isto para apenas referir os hospedeiros mais importantes.

É um diptero que alcança uma envergadura de 4-5 mm. O seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdómen. Possui um par de olhos grandes, um par de antenas, um par de asas e três pares de patas. A existência apenas na cabeça dos machos, de um par de sedas espatuladas, e a evidência da presença do oviscapto nas fêmeas, são particularidades que permitem distinguir no estado adulto os dois sexos.

Para não variar, a espécie de Bicho da Fruta que se instalou na nossa terra, tem algumas avariações que em nada nos podem deixar descançados. Vejamos pois então:

- Tem uma envergadura maior que o habitual ( mais em largura que em altura )
- Possui um par de antenas bem maiores do que o normal, para que assim possa cuscar e ouvir tudo o que se passa nos cafés e nas ruas. Quando estas não chegam, recorre a telemóveis…
- A sua enorme boca, é utilizada não só para a má-lingua pura e dura, mas também para bufar tudo aos agentes políticos que se andam a governar
- Não tem um par de asas, mas em tempo idos, andou muitas vezes a voar pelos céus da nossa Vila Nova, fazendo alguns trocos com isso…
- Possui um par de olhos grandes, que por vezes parecem vesgos, olhando um para a esquerda e outro para a direita, conforme lhe convém…
- Tem na mesma 3 pares de patas mas, com o tempo, já conseguiu deixar um em cada partido ( CDS, PSD e agora PS ) – é conforme lhe convém…
- Não se consegue ainda distinguir o sexo, pois como escrevi atrás, tal só é distinguível aquando da idade adulta, o que ainda não se verificou…
- Sempre maltratou outros insectos desse mosquiteiro agora vigente, mas quando lhe cheirou a oportunidade de negócio, toca a chamá-los a todos de velhos amigos, quando ainda em 2005 lhes chamava de… enquanto fazia campanha pelo Eng. Gustavo.
- Tenta reinar no lugar mais cimeiro da cidade, que como sabem é o Castelo e é num pulo que se põe na Praça para exercer a sua influência.
- Cúmulo dos cúmulos, comercia exactamente aquilo que a sua natureza só sabe fazer apodrecer…

Já sabem quem é?

Vou dar mais pistas:

- É um dos conselheiros mais ouvidos pelo Sr. Presidente ( tanto talento a escolhe-los, só pode ser uma virtude…)
- Manda e desmanda em funcionários da Câmara, organiza e desorganiza festas, contrata e descontrata grupos, etc, tudo isto sem tacho, remuneração, cargo ou nomeação para tal – Não será de desconfiar???????????????
- Sabe tudo sobre o Executivo, mais até do que o próprio Presidente…
- Paga a presença a jovens no jantar de natal do PS, enganando esses mesmos jovens com falsas promessas.

Já sabem quem é?

Estou certa que sim. Estou certa que também já repararam se é verdade ou não aquilo que aqui escrevo…

Quando o virem, puxem-lhe pela língua pois ele sabe tudo sobre tudo e está sempre disposto a contar, para mostrar quanto é importante.

Querem saber como foram feitos os concursos e quem vai ocupar os cargos de Técnica Superior da Área da Gestão e Administração Pública, Técnica Profissional Desenhadora e Auxiliar Administrativa? Perguntem-lhe a ele…

Querem saber os grupos que vêm à Amendoeira em Flor? Perguntem-lhe a ele…

Querem saber algo sobre um processo de licenciamento? Perguntem-lhe a ele…


Querem saber mais novidades sobre a gestão camarária?

Então, continuem a ler este Blogue…

Sem bichos, mosquitos e outros achaquitos,

A Vossa Amiga

Dona Vassoura