O Autarca Aprendiz
Sobre as conversas e factos a seguir reproduzidos, qualquer semelhança entre eles e a realidade, só poderá ser pura coincidência. Ou não…
- Bom dia Sr. Ex-Presidente! Está tudo bem com o Senhor? Precisava mais uma vez da sua ajuda para ver se concorda com o discurso que eu preparei para o lançamento da primeira pedra do Museu…
- Mas, Sr. Presidente, eu já preparei o meu discurso!!!
- Mas, ó Sr. Ex-Presidente, quantas vezes lhe tenho que explicar que já não é Presidente?
-Ai não? Ó diabo, raramente me lembro de tal. Adiante… Claro que o ajudo mais esta vez… Já o ajudei a derrotar o meu Ex-Vereador, mesmo que para isso tivesse que trair o partido que me deu emprego durante décadas, porque não lhe hei-de ajudar agora? Quantas vezes já não lhe ensinei coisas??? Dê cá o discurso para o corrigir…
E assim foi… Passado alguns minutos, e após ter lido tal documento, exclamou pleno de perplexidade e já empalidecido:
-Pensei que já tinha aprendido alguma coisa… Ó pá, isto precisa de algumas melhoras que passo a indicar-lhe:
- Quanto à parte em que diz que “Em particular com os Governos do Partido Socialista as coisas nunca pararam e um grande impulso foi dado a todo o Concelho e a toda a região do Vale do Côa”, APAGUE-A para não mentir, já que o Guterres esteve lá de 1995 a 2002 e o Sócrates de 2005 até agora, num total de 9 anos, e o PSD 3, desde que o museu foi prometido, como pode dizer isso? Se houve um atraso tão grande, e sendo certo que a culpa é dos dois Partidos que estiveram no Governo, toda a gente sabe que a maior culpa é do PS, pois esteve lá mais tempo. Como tal não minta, que o povo não é burro. E se quiser dar graxa aos camaradas de Lisboa, faça-o em encontros partidários, pois numa cerimónia pública e enquanto Presidente, não deve dar ênfase a essas questões político-partidárias, devendo demonstrar que está acima disso e somente pelo interesse do POVO;
- Quanto à parte em que diz que “mas nunca foi tempo perdido”, APAGUE-A, pois isso é ofensivo de mais, para aqueles que nesta terra esperaram e desesperaram com tantas promessas;
- Quanto à parte em que diz que “não temos, por isso, de que nos queixar no que toca a todo o sistema de incentivos que este Concelho tem vindo a receber”, APAGUE-A, primeiro, porque temos muitas razões de queixa e toda a gente o sabe, segundo, porque se diz que está satisfeito, então é que não lhe dão mais nada!!! Só mama quem berra e não quem diz que não tem queixas para apresentar;
Há mais de um ano no poder e ainda não aprendeu estas coisas básicas? Pronto, apague lá estas partes e veja se começa a aprender a lição de uma vez por todas…
- Obrigado Sr. Ex-Presidente, assim o farei
Dias mais tarde, e após o lançamento da dita primeira pedra…
- Olhe lá, ó Sr. Presidente, ouvi o seu discurso e Vexa não APAGOU aquilo que eu lhe tinha dito!!!???
- Não me diga nada Sr. Ex-Presidente, estava tão nervoso com o meu primeiro lançamento da primeira pedra, que além de me ter esquecido de convidar o Sr. Padre para benzer a dita primeira pedra, não é que troquei as folhas e levei o discurso que ainda não tinha sido objecto de correcção pela sua parte!!! Meu Deus, como posso ser tão distraído e errar tanto???
- Paciência Sr. Presidente, veja é se no discurso de encerramento da Amendoeira em Flor, não comete os mesmos erros, senão ainda acaba por ser vaiado e assobiado
- Tentarei Sr. Ex-Presidente, tentarei…
Dias mais tarde, e após o discurso de encerramento das Festas da Amendoeira mais vergonhosas que há memória, encontram-se novamente as personagens…
- Olhe lá Sr. Presidente, então não acatou mais uma vez os meus conselhos e lições??? Já viu no que deu??? Não se fala de outra coisa e por este andar, nas próximas eleições, vai ganhar o meu Ex-Vereador e isso é a pior coisa que me poderá acontecer. Porque é que fez aquele discurso??? Porque não me pediu opinião mais uma vez???
- Não me diga nada Sr. Ex-Presidente, estava tão nervoso com o encerramento de uma Quinzena tão vergonhosa que, como tinha dois papéis no bolso, um com a lista das pessoas a quem tinha que agradecer e, outro com as pessoas a quem tinha que pagar, enganei-me no papel e agradeci aos que tinha pago e não a quem gratuitamente colaborou com a festa. Quando dei conta, já só fui a tempo de agradecer ao meu amigo da Frutaria…Acha que a barraca foi muito grande???
- Enorme Sr. Presidente, depois da segunda troca de papéis, ainda tenta corrigir a mão ao agradecer a quem durante décadas tratou e ainda trata, de filha da mãe para baixo, o seu Chefe de Gabinete???
- E porque é que acha que agradeci ao da Frutaria, Sr. Ex-Presidente? Foi por isso mesmo! Se ele ainda anda a tratar mal quem me anda a tentar fazer a folha, como deixarei eu de lhe agradecer???
- Isso são problemas seus e não dos Fozcoenses, tenha mais cuidado nos discursos e de resto, aprenda de vez o pouco que eu lhe posso ensinar, senão ainda algum dia a sua empregada de limpeza ainda lhe diz como esta disse ao Sócrates:
Diz o Primeiro Ministro para o Secretário:
- Vou atirar esta nota de 100 Euros pela janela e fazer um português feliz.
- Sr. Engenheiro, não acha preferível atirar 2 de 50 e fazer 2 portugueses felizes? - Diz o Secretário.
- Não faça isso, Sr. Primeiro-Ministro. Atire 20 notas de 5 e faça 20 portugueses felizes! - Diz o Escriturário lá no seu canto.
Ouvindo isto tudo, reage a empregada de limpeza:
- Porque é que o senhor Primeiro-Ministro não se atira da janela e faz dez milhões de portugueses felizes?
Sempre a limpar,
Dona Vassoura